A 'go getter' blog with a purpose - keep your eyes on it!

Sunday, December 30, 2007

E por fim...


«Há já alguns dias que não há mais nada que eu te queira dizer. Agora já disse todos os "Amo-te" e "Fazes-me falta".
Só ainda sinto, de vez em quando, que gostaria de ter a tua companhia, num momento, num passeio, perante alguma paisagem emocional de que não guardarei testemunhas, e nem talvez memória.
Agora estou sentada na praia, com o mar à minha frente, mas não o ouço nem o vejo. Sinto apenas o sol meigo na face, e gostaria que estivesses tu aqui comigo.»
«It's been a few days since there's anything more I want to say to you. Now I've said all the "I love you" and "I miss you".
I feel still, once in a while, that I'd enjoy your company, at some moment, walking-about, before some emotional landscape of which I shall keep no witnesses, and possibly neither a memory.
Now I'm sitting at the beach, with the sea in front of me, but I can't hear it nor see it. I just feel the tender sun on my face, and I'd like you to be here with me.»

Monday, December 24, 2007

Boas Festas!

E bom Natal para toda a gente!

Saturday, December 1, 2007

"Lésbicas e a SIDA"

"O risco bem documentado de transmissão mulher para mulher do HIV mostra que as secreções vaginais e o sangue menstrual podem conter o vírus e que a exposição das membranas mucosas (oral, vaginal) a estas secreções pode potencialmente conduzir à infecção pelo HIV."

"Dia 1 de Dezembro é Dia Mundial de Luta contra a Sida. De acordo com o Centers for Disease Control (CDC), as mulheres contabilizam mais de um quarto dos novos diagnoósticos de HIV. As mulheres de cor são especialmente afectadas pelo HIV/SIDA. Mas e as lésbicas? Que posição tomam no ranking de infecções pelo HIV/SIDA?

"Bem, há algumas boas e algumas más notícias nessa frente. Por um lado, parece haver muito poucos casos documentados de transmissão sexual da doença, mulher para mulher. Por outro lado, do modo que o CDC acompanha a SIDA torna muito difícil documentar a transmissão mulher para mulher.

"Mas ainda que as lésbicas não estejam a contrair a doença através do sexo com mulheres, mulheres lésbicas e bissexuais estão tão sujeitas a contrair a doença por outros meios: sexo com homens, uso intravenoso de drogas, violação e até inseminação artificial. Na verdade, em alguns destes grupos, as lésbicas têm maiores probabilidades de contrair o HIV.
Não deverias estar informada?"

"Aqui estão os factos sobre as lésbicas e o HIV/SIDA"

"Pára a Sida. Guarda a promessa"


1 de Dezembro: Dia Mundial de Luta contra a SIDA

Para a World Aids Campaign o lema deste ano é 'Liderança':

"O G8 assumiu compromissos sobre a SIDA que agora têm de ser cumpridos. Em outras reuniões de alto nível, os governos de países ricos ((10% dos gays em Londres são seropositivos)) prometeram aumentar as contribuições para ajudas até 0,7 % dos seus orçamentos."
"O panfleto do World AIDS Day 2007 contém informação sobre a campanha World AIDS, o tema da 'Liderança' e como podem usar o tema. Também realça uma maneira única de nos envolvermos no World AIDS Day deste ano, assinando um "compromisso de liderança".
Seja via website (a chegar em breve) ou no destacável da brochura, as pessoas podem assinar - ou comprometer-se - a tomar a liderança exigindo acesso universal à prevenção, tratamento, cuidados e apoio."
O panfleto - wac_flyer_en_2007.pdf (257.40 kB)

Friday, November 30, 2007

Uruguai aprova projecto de uniões homossexuais

"Foi aprovado nesta quinta-feira, 28 de novembro, na Câmara Federal do Uruguai, o projeto de União Concubinária que reconhece as uniões estáveis entre casais do mesmo sexo.

O projeto da Senadora Margarita Percovich que estabelece "Direitos e Obrigações de regime de União Concubinária", no qual reconhece e regula as relações estáveis entre casais heterossexuais e homossexuais foi aprovado nesta quinta-feira, 28 de novembro, na Câmara Federal do Uruguai por 25 votos a favor e apenas dois contrários.

O projeto que regula todas as relações estáveis, entre pessoas que vivem juntas por mais de cinco anos, independente da orientação sexual e identidade de gênero, foi aprovado, com algumas modificações na Câmara Federal, numa votação, que embora tenha sido vencida pela grande maioria, foi bastante extensa e calorosa, iniciando às 19h e durando mais de três horas de discussões, tendo em vista que praticamente todos os deputados e deputadas presentes no plenário queriam se manifestar e registrar suas opiniões. O deputado colorado Julio Maria Sanguinetti chegou a afirmar que o tema em pauta era o mais importante desta legislatura. "É necessário legislar sobre esta matéria e não creio que estamos aqui reivindicando uma revolução", afirmou Sanguinetti."

Sunday, November 25, 2007

HOJE: Dia Internacional para Eliminação da Violência Contra as Mulheres

Sapo Mulher:

"Em 2006, foram registados pela PSP e pela GNR 20.595 crimes relacionados com violência doméstica. Nos dados divulgados pelo Ministério da Administração Interna (MAI), o número de vítimas diárias ascende às 43 e os agressores são maioritariamente do sexo masculino, com 25 anos ou mais e geralmente companheiros, ex-cônjuges e ex-companheiros das vítimas."

Público Online:

"Quase oito mil mulheres foram vítimas de violência doméstica nos primeiros nove meses deste ano, mais 514 em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Polícia de Segurança Publica (PSP)."

Ainda que, como referido na reportagem do Público, a disponibilidade das vítimas para apresentar queixa esteja a superar a vergonha pelo estigma-tabu da agressão no domínio da vida privada, tendo em conta o crescendo de denúncias, é de crer que ainda se guardem em silêncio casos de violência entre mulheres, especificamente entre parceiras lésbicas.
Os relacionamentos "amorosos", qualquer se seja o seu enquandramento no leque de sexualidades, infelizmente não são imunes aos descontrolos emocionais. Nalguns casos as circunstâncias de vida que rodeiam o casal são motivos determinantes, noutros simplesmente conflitos de personalidades. Em qualquer caso, é necessário fazer saber que todas as ocorrências precisam ser denunciadas, porque a ajuda está ao alcance. Essa é a principal consequência que se quer obter das denúncias.
Então, o meu apelo a todas as mulheres que são vítimas de violência física e/ou psicológica pelas suas parceiras: não tenham vergonha de denunciar, tenham a força para se protegerem, ajudem-se a vós mesmas denunciando.

Re-edito este post só para deixar aqui um link que pode interessar às mulheres que procuram mais informações sobre como lidar com as situações de abuso por parte da sua parceira/ex-parceira:

"Loving me! (Amar-me!) Um serviço único baseado em Manchester..."

Tuesday, November 20, 2007

Parabéns!

Vejam só!

Este blog completa hoje um ano! E foi um ano muito preenchido, apesar da minha ausência ultimamente (vississitudes, e ossos do ofício). Por isto lamento-me aos frequentadores assíduos, que estarão tão ansiosos por novos posts, fresquinhos e suculentos, quanto eu. Palavra de blogger que vou fazer os possíveis para voltar postar com assiduidade e conteúdos. Entretanto, vale sempre a pena rever alguns que por por alguma razão me marcaram mais...

- Sexo (i.) moralidade

- Eyes on... BarCode

- Olhos na Vulva! :)

- Esgrimir de olhos fechados é perigoso!

- E que tal uma lei que me ‘cidadanize’!?

- 'Comunicado à população portuguesa'

- A minha é a melhor mãe do mundo!

- Eyes On… Tokenismo

- Eyes On China

- Esperma de origem feminina

- ILGA Portugal prescreve boas práticas... Tomam-nas quem quiser.

- A República vai parir um bluf!?

- Eyes On ‘Janela Aberta’

- Sessão Parlamentar de 17 de Maio de 2007

- Apontamentos_Colóquio “Cidadania LGBT”_Impressões

- Transexual e esposa culpados de amar, no Paquistão

- Retrato robot (Eyes On Stranger)

- O prometido é de vidro!

- Orgulhosa todos os dias!

- Site LGBT considera Lisboa uma das "5 melhores cidades para viajantes gay"

Estes são alguns dos posts que mais se impregnaram na minha memória. Mas dos 310 que se postaram, outros terão havido que vos marcaram mais. Espero que tenham gostado do primeiro ano, e que fiquem por aí para os seguintes. Obrigada.

Thursday, November 8, 2007

L de...

... Lésbicas em Lagos. LLLLoads of them!! E a partir deste mês ainda há mais uma!


... Lesbians in Lagos. Montes dellllas!! And from this month on there's even one more!

:) Digam coisas, sistas! Keep me posted!


(Para as mais pitósgas, a legenda: "Amo-te Tania. Ass: Alisson". Está escrito numa rua central de Lagos, bem em cima dos estaleiros de obras!)

E pronto, fiquei ordenada...

... com o número 16026N.*

Em média, a Ordem dos Arquitectos atribui aproximadamente 1000 certificados por ano a novos membros.

* N significa que pertenço à Secção Regional do Norte.

Monday, October 15, 2007

"Lésbicas em cohabitação ganham mais que mulheres casadas"

Um estudo realizado nos Estados Unidos da América obteve resultados interessantes, mesmo para nós, portuguesas e portugueses:

"Num novo estudo publicado na 'Industrial Relations', Lisa K. Jepsen da Universidade de Northen Iowa avança um passo para a determinação de se os empregados homossexuais são compensados de maneira diferente, comparando os seus rendimentos aos dos heterossexuais em condições de vida semelhantes"

"(...) Enquanto que estudos anteriores sobre diferenças de ordenado entre lésbicas e mulheres heterossexuais foram baseados em amostras muito pequenas de homossexuais, este novo estudo inclui dados de mais de 14 mil mulheres."

"Jepsen descobriu que os rendimentos médios de lésbicas em cohabitação são mais altos que os de mulheres heterossexuais em cohabitação ou casadas. Pesquisas anteriores mostraram que mulheres sem filhos ganham mais que as com filhos, e as lésbicas, de modo geral, tem menos probabilidade de terem filhos que mulheres heterossexuais. Contudo, lésbicas em cohabitação ainda ganham mais que outras mulheres em coabitação, mesmo quando a maternidade é excluída como factor na possível causa das discrepâncias de salário. (...)"

"«Os meus resultados também sugerem que as lésbicas podem sair-se melhor no mercado de trabalho que os homens gay, a quem a maiorira dos estudos considera ganharem menos que em comparação com homens heterossexuais»" diz Jepsen, mas realça que apesar destas descobertas positivas «a discriminação pode estar presente sob outras formas que precisam ser investigadas, tais como no processo de contratação».

Thursday, October 11, 2007

“Tire sua própria virgindade!” no Ladyfest Basil 2007

O movimento Riot Girl despontou muitos Ladyfest pelo mundo inteiro, festas destinadas a celebrar o potencial criativo e performativo da nova geração de mulheres feministas.

No Brasil, São Paulo, organizado pela Quitéria, decorre nos próximos dias 12, 13 e 14 de Outubro a terceira edição do Ladyfest Brasil, cujas mentoras são Elisa Gargiulo e Anelise Csapo.
Sob o tema “Tire sua própria virgindade!” decorrerão actividades muitíssimo diversificadas - que é como deve ser - e na sua maioria gratuitos, ou quase. Encontrarão mais informações na programação do festival, e no site da organização.

Friday, October 5, 2007

Eyes on... The L Word 5

Lésbicas, abram muito bem os olhos, porque a quinta temporada da série mais desejada chegou!

Irá para o ar em Janeiro, nos Estados Unidos, mas já há teaser para todas vermos, a ansiarmos. Espreitei-no aqui, e degustem!!

Tuesday, October 2, 2007

Encontro do Clube Safo de Leiria

Encontro CLUBE SAFO de Leiria

20 de Outubro
Ponto de Encontro - 11.30h, na esplanada da Praça Rodrigues Lobo

TEMA - Lésbicas: Manual de sobrevivência!

Pela noite dentro:
Grande festa Sáfica no Why not Bar, com show de transformismo, convidada feminina,
muita música e bebidas servidas pela bela barwoman residente.
@s interessad@s irão encontrar todas as informações no link do evento, no site do Clube Safo.

Wednesday, September 26, 2007

Outro pela visibilidade

Ponham os olhos em mais um vídeo, este da banda inglesa Wire Daisies - uma banda 'gentil'.

A vocalista desta banda é lésbica, e os temas do grupo abordam abertamente a homossexualidade. No video a seguir - Gay Boy - fica bem patente como ser assumidamente homossexual não é motivo de vergonha nem justificação para deixar-mos de agir como é natural em nós.

"Ele é um rapaz gay, e nota-se."
"Mas não há problema, miúdo... ninguém sabe!"

Sunday, September 23, 2007

A propósito do Dia Mundial sem carros

Os humanos têm direitos e garantias inalienáveis; também estão consagrados direitos aos outros animais...
Por mais extensa que se vá tornando a lista de acordos ecológicos - que são elitistas e arbitrários - há uma instância que ainda não foi concretizada: a Carta Internacional de Direitos da Natureza. Pode soar disparatado à partida, mas parece-me mais que tempo de garantir à Natureza inanimada os seus direitos (massas de água, de terra e a atmosfera).

(p.s. - vendo o meu computador, à melhor oferta (Toshiba Satellite P25-S507, 17'). Vendo também duas impressoras, ambas com muito pouco uso: Epson Stylus C66 e HP Deskjet 3845. Podem contactar-me pelo e-mail no meu perfil)

Monday, September 17, 2007

"O armário de celuloide"

Em tempo do festival internacional de cinema gay e lésbico de Lisboa - Queer Lisboa - fui espreitar esse "cenário", e eis o que encontrei:

"The Lavender Lens: 100 Years of Celluloid Queers"



"The Celluloid Closet" - Trailer



"My Secret Love - Celluloid Closet"

Sunday, September 9, 2007

Burro velho mas bem-falante

Eu fiquei gaga!

Depois da minha mãe ter-me enchido de orgulho lésbico, finalmente também o meu pai. Na cavaqueira usual pós-janta, e a propósito de um comentário que fiz sobre uma notícia do dia, o meu pai fez uma declaração inesperada que me deixou zonza, a mediar sensações de grande surpresa e grande alegria: de pai de lésbica resignado e espectador, passara a fiel defensor da causa/luta homossexual! Mas ferrenho mesmo, pelo que percebi!

Com o meu pai, o trabalho de educação pela não discriminação foi sempre mais árduo. Ele teimava em levantar resistências que eu temia apelidar frontalmente de "preconceito", para evitar que ele se ferísse com a minha desilusão e se retraísse mais. Assim, sempre achou que fazia o máximo para entender e lidar com a homossexualidade - e se não a entendia era porque não fazia sentido - o que me levou a recuar e aceitar a sua limitação como a etapa mais satisfatória possível na educação homo-tolerante (será melhor dizer pró-homossexual, ou "friendly"!?) que podia alcançar com ele. Eis se não quando... ele se manifesta totalmente solidário com as angústias com que os homossexuais se confrontam no plano do direito, da representação em sociedade e das emoções privadas. Admitiu até ter estado sob o preconceito corrente que o impediu de ver a problemática objectivamente.

Foi soberbo! Um salto derradeiro que deu sozinho, a ruminar ideias à mesa de um café, onde um jornal noticiava que a JS decidira novamente relegar a reivindicação do casamento homossexual para outra agenda política. Agora só falta a problemática trans... Vou fazer-lhe a introdução à matéria o quanto antes!

E disto eu também retirei lições. Percebi que educar eficazmente passa por saber encontrar os termos e temas com que melhor alcançar e colocar em funcionamento o motor de entendimento dos sujeitos. No caso do meu pai, foi a política... e já antes eu havia tentado esse caminho. Ao que parece, só agora ele alcançou outro dos requisitos essenciais para evoluir: vontade.

Eyes Onwards...

E está concluído o estágio.

Braga já lá vai, e do mesmo modo as alegrias e tristezas de um momento que representou o fim da vida fácil. Sobe-se no estatuto... para a escala zero da profissão. O desafio profissional que agora se afigura tem contornos mitológicos - relembro os meus ídolos e mestres, e colegas. Mas é aliciante, e a responsabilidade uma troca justa pelos sucessos que se desejam. Venham muitos, e sobretudo haja muito trabalho.

A experiência humana foi a mais enriquecedora durante este tempo passado, sem dúvida por aquilo que caracteriza Braga e a sua comunidade, e por enquadrar a arquitectura noutro que o ambiente académico, fictício. De modos diferentes os laços de amizade que construí com bracarenses (mesmo os bracarenses de ocasião, como eu) foram determinantes na minha chegada e na minha partida. E assim também se vai sabendo quem são os profissionais "friendly" e quais os que não (para suavizar em adjectivos).

Um Bem Haja aos meus colegas durante o estágio e agradecimentos muito grandes às amigas e amigos, de perto e longe, que me ajudaram quando precisei: R., F., N., R., M., R., I., D., L., C., M. e C.

Monday, September 3, 2007

Eye... I,I,I...

Madonna featuring Massive Attack - "I want you"

Saturday, September 1, 2007

Open your eyes...

Queer Eye for the Stright Guy
&
David Sylvian - "Darkest Dreaming"

Friday, August 31, 2007

Em Barcelona criou-se a Câmara Ibérica de Comércio Gay e Lésbico

"(...) A Câmara de Comércio Gay e Lésbica Internacional (IGLCC) apresentará na próxima segunda-feira em Barcelona a Câmara Ibérica de Comércio Gay e Lésbico, que agrupará empresários de Espanha e Portugal, com o objectivo de impulsionar o desenvolvimento de produtos específicos para gays e lésbicas."

A apresentação formal terá lugar no fim da primeira cimeira internacional da IGLCC, desde a sua criação em 2006, que se celebrará no domingo, dia 2, e segunda-feira, dia 3 de Setembro e que contará com a presença de entre 350 e 400 pessoas procedentes de câmaras gays e lésbicas de nove países: Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, Espanha, Suiça, Dinamarca, Áustria e México."

O presidente da Xarxagay-O Espaço Profissional LGBT (câmara gay em Espanha com 500 membros) Jaume Urgell, defendeu numa conferência de imprensa no Hotel Axel de Barcelona o «grande potencial» para desenvolver produtos dirigidos a homossexuais, já que existe «uma idiossincrasia e necessidades diferentes»."

Integração nas empresas

Neste sentido, deu como exemplo a necessidade de produtos financeiros específicos, uma vez que os homosexuais «costumam ter menores encargos familiares e costumam não ter herdeiros directos», o que influencia a evolução do seu património."

Urgell afirma que «Barcelona é muito gay friendly», mas que as empresas catalãs e espanholas têm, contudo, um longo caminho para percorrer quanto à integração homossexual: «As empresas não incluem a orientação sexual nas políticas de Responsabilidade Social Corporativa e deveriam fazê-lo», defendeu."

De qualquer modo, argumentou que com a criação de câmaras de comércio de gays e lésbicas «não queremos diferenciar-nos, mas integrar-nos», e comparou estes organismos às corporações empresariais de mulheres ou jovens."


Gostaria de relembrar - a propósito desta notícia - um dos primeiros posts que projectei neste blog...

Friday, August 24, 2007

"Itália preparada para acolher lésbica Iraniana"

"Um porta-voz do governo italiano confirmou que aquele irá conceder asilo a uma mulher lésbica prestes a ser dportada do Reino Unido para o Irão. Pegah Emambakhsh está currentemente detida pelos oficiais Britânicos e tem o repatriamento marcado para terça-feira. A sua orientação sexual e a sua vida passada no Irão podem conduzir a que seja executada. (...)"

"(...) A ministra Italiano pela igualdade de oportunidades Barbara Pollastrini tem o apoio do primeiro ministro Romano Prodi para garantir o asilo a Emambakhsh, disse um porta-voz da minitra ao site noticioso Adnkronos International (AKI).
A iraniana de 40 anos procurou asilo no Reino Unido em 2005. Ela fugiu do seu país natal depois da sua companheira ter sido detida, torturada, e consequentemente sentenciada à morte por apedrejamento. (...)"

"(...) O pedido de asilo foi rejeitado pela Agência de Imigração e Fronteira do Reino Unido (BIA), apesar dos seus apelos. A senhora Emambakhsh foi finalmente detida em Sheffield há duas semanas e levada para o Centro de Deportação de Yalrs Wood em Bedfordshire. (...)"

No Ano Europeu de Igualdade de Oportunidades para Todos, e com Portugal como actual presidente da União Europeia, é notável como na nossa estrutura de governo, nomeadamente os Ministérios da Presidência e do Trabalho e da Solidariedade Social, não houve ninguém que tivesse tomado este passo que a Italia felismente quer tomar, ou que tivesse tomado algum que dirimísse idênticas perseguições intra-comunitárias.
De notar bem que a Itália tem sido palco de recentes acontecimentos tormentosos em redor das temáticas LGBT, nomeadamente o casamento gay, a acender reacções desde o parlamento nacional, às autoridades locais ou ao Vaticano. Louvável, portanto, que ainda assim a ministra Barbara Pollastrini e o primeiro ministro Romano prodi tenham tido a verticalidade de re-assumir uma bandeira ideológica que carregaram para o actual governo. Exemplar.

"Jodie Foster fala sobre lesbianismo em entrevista"

"A próxima edição da revista norte-americana More trará uma entrevista com Jodie Foster onde a atriz fala sobre seu misterioso anel de compromisso que usa há anos, assim como sua companheira inseparável e suposta namorada, Cydney Bernard, sua vida pessoal e, possivelmente, sobre ser lésbica. Quando perguntada sobre o anel e sobre sua vida pessoal, Foster confessou ao repórter que sempre teve medo de que chegasse o momento de falar sobre sua vida pessoal.

"Minha vida é minha vida. Não vou mudar minha vida por ninguém, não tenho nenhum problema a respeito. Simplesmente não falo sobre minha saúde, meu pai, em quem votei ou o que penso sobre a pena de morte, porque vender isso a uma revista seria tratar de forma trivial a minha vida. Não tenho nenhum problema em que escrevam sobre ela, só que não vou levar minha família por este caminho", afirmou. Em outro momento da entrevista, quando o jornalista pergunta se a atriz é feliz com sua vida, Jodie revela ainda mais sobre os rumores de sua sexualidade. "Estou na Lua, faz dez anos que estava preocupada. Sempre me perguntava: 'Se faço isso, parecerá outra coisa? E serei feliz se não sou assim?'. Sou muito feliz com o que escolhi!", contou Foster à publicação.

A entrevista na íntegra será publicada na próxima edição da More, em setembro."

Friday, August 17, 2007

Eyes On "Gulabi Aania"

"O Primeiro filme indiano sobre Drag Queens (transexuais) que ganhou aclamação internacional, mas permanece banido na Índia. Visionado em mais de 70 festivais de cinema internacionais, o fime ganhou o Prémio do Júri para Melhor Filme em dois festivais. O filme faz agora parte de cursos sobre sexualidade e género em universidades."

Lista de Festivais em que "Gulabi Aania" foi visionado este ano:

- A MILLION DIFFERENT LOVES!?, Szczecin, Katowice, Wroclaw, Warsaw, Gdansk, Torun, Poznan, Krakow, Lodz, POLAND October 2006 - January, 2007

- IN/VISIBLE IDENTITIES- Ethnocultural Day, Montreal, CANADA May 5, 2007

- KATHMANDU INT. LGBT FILM FESTIVAL, Kathmandu, NEPAL May 18-19 , 2007

- MAURITIUS INT. LGBT FILM FESTIVAL, MAURITIUS May 25-June 2, 2007

- GOTEBORG INT. FILM FESTIVAL - Mini Filmfestival, Goteborg, GERMANY June 2, 2007

- PAINTING THE SPECTRUM 3, SASOD, GUYANA June 11, 2007

Saturday, August 11, 2007

ILGA denunciará à UE a discriminação homofóbica do BES

"Lisboa, 11 aGO (Lusa)

A Associação ILGA Portugal afirmou hoje que vai denunciar junto da Comissão Europeia um caso de alegada discriminação com base na orientação sexual no acesso a crédito de habitação perpetrado pelo BES, que, por seu turno, rejeita aquelas acusações.
Num comunicado difundido hoje, a associação de defesa dos direitos da comunidade gay, lésbica, bissexual e transgender repudia a situação em causa noticiada esta semana pela TVI, segundo a qual o Banco Espírito Santo terá discriminado um casal de gays no acesso ao crédito à habitação.
Segundo a estação de televisão citada pela ILGA, o BES justificou a recusa em conceder ao casal de gays um empréstimo para compra da primeira habitação alegando que, de acordo com a lei portuguesa, "um agregado familiar é um conjunto de pessoas constituído pelos cônjuges ou por duas pessoas que vivam em condições análogas às dos cônjuges, e por isso está implícito que essas pessoas sejam de sexo diferente".
"De acordo com o BES, não existindo casamento entre pessoas do mesmo sexo, a união de facto entre pessoas do mesmo sexo, ainda que prevista por lei, não se aplicaria", escreve ainda a associação, acrescentando que, segundo a TVI, o casal levou o banco a tribunal, que depois foi condenado, tendo entretanto interposto recurso da sentença, o que o BES desmentiu, em declarações à Lusa, referindo que vai acatar a decisão do tribunal.
A ILGA sublinha que "o tratamento discriminatório de casais do mesmo sexo viola a Constituição da República Portuguesa - que desde 2004 proíbe explicitamente a discriminação com base na orientação sexual - e vai contra o espírito da Lei 7/2001 (Lei das Uniões de Facto), que contempla explicitamente casais de pessoas do mesmo sexo".
No entender da associação, apesar da lei, "a realidade é que esta não tem sido a interpretação de várias entidades públicas e privadas que se refugiam na expressão 'condições análogas às dos cônjuges' com o objectivo de discriminar casais de gays ou de lésbicas", e alerta o Governo e a Assembleia da República para "a urgência da igualdade no acesso ao casamento civil".
A Associação ILGA recorda que fez um estudo em 2003 sobre empréstimos para compra de habitação para casais de pessoas do mesmo sexo unidas de facto, e na altura "a Caixa Geral de Depósitos, o Banco Português de Investimento e o Banco Santander/Totta afirmaram a sua política não discriminatória".
Por seu turno, uma fonte oficial do BES, em declarações à agência Lusa, rejeitou "a insinuação de qualquer tipo de discriminação".
"A prova de que o BES não discrimina é dada pela própria decisão do tribunal que teve por base um caso anterior de concessão de crédito por parte do BES a um casal do mesmo sexo. Ou seja, não está em causa qualquer questão de discriminação, mas tão só de interpretação da lei quanto à concessão de crédito a dois indivíduos do mesmo sexo, independentemente de serem ou não um casal", sustentou a fonte.
O BES adiantou ainda que, relativamente a este caso, "decidiu não dar seguimento ao recurso e acatar a decisão do tribunal".

AG/RSF.
Lusa/Fim"

"Anunciado o Festival do Orgulho Negro de Londres"

"O 'Outburts UK' revelou pormenores de um Festival do Orgulho Negro a decorrer em Londres adiante neste mês. A festa oficial de lançamento terá lugar no Sábado 25 de Agosto nas Renaissance Rooms em Vauxhall, com início ao meio-dia."

"Haverá 16 artistas no evento, incluindo a finalista do 'X Factor' Rowetta Satchell. Outros destaques incluem um desfile de moda, DJs e a hipótese de ganhar uma viagem à Jamaica. Uma festa de encerramento decorrerá das 22 horas às 3 da manhã no Chocolate Lounge em Kennington. Um dos escritores negros mais celebrizados da América, Thomas Glave, autor da colecção "Whose Song?" e "Words To Our Now: Imagination and Dissent", irá ler excertos da sua última colecção de ensaios aclamados "Our Caribbean: A Gathering of Lesbian and Gay Writing from the Antilles". Também irá responder às questões da audiência, e


Tuesday, July 31, 2007

Começou o maior festival de cultura LBGT da Europa!

"Barcelona, a capital gay do Mediterrâneo, receberá entre 1 e 17 de Agosto a quarta edição do Loveball, o mais importante festival do lazer gay e lésbico europeu."

"Depois do sucesso da primeira edição em Barcelona, que conseguiu reunir mais de 20 mil gays e lésbicas, e da última celebrada em Bruxelas no passado mês de Novembro com 18 mil assistentes, o evento cresce em dias de duração, quantidade ded eventos e expectativa de público."

"Loveball espera reunir 30 mil pessoas oriundas principalmente da Europa, mas também de lugares como América do Norte, Austrália, América do Sul, Israel e Turquia"

"(...) Barcelona não foi escolhida por acaso para acolher o festival Loveball mais um ano. A eleição deve-se a motivos de peso. A capital catalã demonstrou ser, na edição passada, uma cidade aberta, moderna, multicultural e tolerante, com uma importante cena cultural e nocturna que acolheu aos muitos turistas que encheram as suas ruas"

"Chile: apoio económico para três associações lésbicas que tienen projectos acerca da visibilidade, violência e cultura"

"Três organizações lésbicas - Agrupación Las Otras Familias, Colectiva La Perlita y Colectiva Lésbica Mafalda de Concepción - foram apoiadas com fundos para que se lancem os seus projectos dirigidos à comunidade lésbica, nada mais que trabalho político de visibilidade.

O Fundo Alquimia, ONG que doa fundos através de concursos para iniciativas das mulheres, confiou este ano, de modo inédiro, em três colectivos que apresentaram os seus projectos em acerca da visibilidade, violência e actividades culturais."

"A Agrupación Lésbica Las Otras Familias - dirigida pela professora Emma de Ramón - apresentou o seu projecto "Geração e Distribuição pela Internet de Registos Audiovisuais sobre diversidade lésbica", cujo objectivo é socializar as diversas realidade lésbicas, recuperando e visibilizando histórias de vida que hoje se encontram fragilizadas e agredidas por um discurso social que assume a heterossexualidade como norma única."

"Por sua vez, a Colectiva Lésbica Muro Activista La Perlita obteve o apoio ao seu projecto denomidado "La Batu Perlita", que procura processos e ferramentas para formar a primeira batucada lésbica que se apresente em marchas e protestos, seguindo o exemplo das companheiras argentinas "Lesbian Banda" que participaram na Marche Lésbica desenvolvida em Fevereiro em Santiago do Chile"

"Finalmente, o Colectiva Lésbica Malfalda, que só conta com pouco mais de um ano no activismo em Concepción, ganhou fundos para o seu projecto denominado "Eu Quero", que pretende impulsionar uma campanha que visibilize a violência nas relações lésbicas das regiões, sendo esta uma realidade silenciada e escondida pelas próprias lésbicas."

Friday, July 27, 2007

Vodka-Caramelo-Pastilha Elástica-Morango

É destas deliciosas combinações que se faz um Verão caliente e devidamente apetrechado!

Ocorrem-me outras, mas ficam aqui guardadas... entre nós! :)

Por isso tomem lá a combinação preferida destes brincalhões franceses Numéro# - os Daft Punk ainda são geniais, e para sempre! - que têm um jeitaço para animar as flirting sessions do people por estes dias! Até lhes perdoamos a negligência do tom heterossexual...

"PE: lésbica de 66 anos ganha direito à pensão de parceira"

"Edileuza Félix de Lima, pernambucana de 66 anos, conseguiu um acordo - que abre precedente na justiça - com o INSS na 15ª Vara da Justiça Federal e terá direito, a partir do mês que vem, a ganhar pensão por morte da companheira Irene Gonçalves da Silva, qu faleceu aos 68 anos, em março de 2006."

"O acordo prevê que Edileuza receberá R$410,00 mensais, além de R$ 3.750,00 retroativos à data do início do processo. Apesar da lei previdenciária considerar iguais todos os dependentes financeiros para a concessão de pensão por morte, na prática, o dispositivo legal não funciona para os casais do mesmo sexo."

"Edileuza precisou levar 3 testemunhas para uma audiência na Justiça Federal, para comprovar sua relação de 33 anos. Além disso, apesentou cópias de correspondências enviadas para o endereço em que vivia com sua parceira, o cartão de crédito como dependente da falecida e notas fiscais de produtos em nome das duas. Este é o 1° caso em que o INSS de Pernambuco reconhece, tão rápido e sem sentença judicial, o direito à pensão numa união gay."

Tuesday, July 24, 2007

"Espanha: mãe perde guarda de filhas por ser lésbica"

"O juiz espanhol Fernando Calamita, da região de Múrcia, decidiu tirar as filhas dos cuidados de sua mãe por ela ser lésbica. A sexualidade foi considerada uma influência negativa na educação e no crescimento das filhas, segundo publicou nesta segunda-feira o jornal espanhol El País."

"O juiz considerou que os filhos têm direito a um pai e a uma mãe. Segundo o juíz, o senso comum dita que o homem e a mulher se complementam e "duas mulheres e dois homens, não". Durante o processo, foi feita a declaração equivocada de que menores criados por homossexuais têm mais chance de se tornarem também homossexuais.Na década de 80, o mesmo juiz deteve duas mulheres por fazerem top less na praia da Chicana e, no mês passado, colocou entraves a adoção do filho de uma mulher pela companheira, com quem é casada."

"Na sentença, ele disse à mãe que teria que escolher entre suas filhas e sua companheira. A Federação de Mulheres Progressistas e a Federação de Gays e Lésbicas da espanha manifestaram que a decisão de Fernando Calamita é um escândalo, considerando-a inconstitucional e discriminatória por não cumprir o artigo 14 da constituição que proíbe a discriminação por orientação sexual.As associações pediram, nesta segunda-feira, 23/07, ao Conselho Geral do Poder Judiciário e às associações de juízes que atuem contra a sentença de Fernando Calamita."

"SECOM parabeniza camara pela reprovação de projecto de cura de homossexuais"

"A Secretaria de Comunicação da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgeneros -ABGLT enviou ofpicio à comissão de seguridade social e família da Câmara Federal por ter rejeitado o projeto de Lei nº 2.177 de 2003, de autoria do Deputado Neucimar Fraga, do PL/ES, que pretendia oferecer pelo Sus "tratamento" para homossexuais que quisessem virar "heterossexuais". Para Léo Mendes, o ato da maioria dos deputados´foi o de respeito a constituição federal que proíbe, no artigo quinto a discriminação de qualquer ordem. " Se a Organização Mundial de Saúde já declarou que Homossexualidade não é doença, mas sim uma orientação sexual tão normal quanto a heterossexualidade, por que esta insistencia do deputado homofobico de desrespeito aos direitos fundamentais e individuais de 18 milhões de brasileiros homossexuais?" . Léo Mendes, entende que a Homofobia é uma doença daqueles que tem ódio de pessoas não heterossexuais, e que os Nucleos de Atendimento Psico-Social-Naps do Sus precisam priorizar o tratamento de gente como o Deputado Neucimar Fraga."

Sunday, July 22, 2007

A saúde das lésbicas é negligenciada

No início de 2006 foram divulgadas as conclusões de um inquérito levado a cabo em Inglaterra pela associação LGBT Stonewall, que expuseram lacunas imensas na qualidade dos serviços de saúde prestados às mulheres que amam mulheres - por oposição aos que são ministrados a outras mulheres.

Este ano prepara-se novo inquérito, pela mesma Stonewall, e já estão lançados apelos para que respondam o maior número possível de mulheres que praticam sexo homossexual. O objectivo não é simplesmente contabilizar os casos de deficiente assistência médica, mas perceber a profundidade e origem desta situação de preconceito profissional.

Este inquério destina-se só a mulheres do Reino Unido, mas é uma exemplar iniciativa que deveria ter emitadores em todo o lado, fossem governos ou associações, e com particular pertinência em Portugal, neste Ano Europeu de Igualdade de Oportunidades para Todos.

Saturday, July 21, 2007

Sunday, July 1, 2007

"Jovens estrangeiros são já 13% do total da juventude espanhola"

"O número de jovens estrangeiros em Espanha representa já 13 por cento do total devido a «importante fenómeno migratório», principalmente procedentes de Marrocos (16%), Roménia (14%), Equador (12%) e Colombia (6%), segundo a Informação Anual Jovens 2006, apresentado hoje pelo Instituto da Joventude. Este facto suavizou a perda de peso demográfico da joventude em relação ao conjunto da população espanhola. (...)"

"(...) Quanto ao tipo de contratos dos empregos dos jovens, 48 por cento tem um contrato temporal; 40 por cento, um indefinido e 9 por cento são trabalhadores independentes. Em 2006, sete em cada dez jovens teve uma experiência laboral remunerada e o tempo médio que demoram a encontrar um emprego situa-se nos 5,7 meses. (...)"

"(...) Apesar das dificuldades económicas com que este colectivo se confronta neste tema, 54 por cento declara desconhecer tudo relativamente aos tipos de juros dos empréstimos hipotecários e 63 por cento afirma desconhecer as ajudas que existem para a aquisição de habitação. Além disso, a imensa maioria de jovens em Espanha (90%) prefere ser proprietário que alugar uma habitação. (...)"

"(...) Nos últimos anos tem-se consolidado a democracia espanhola como forma preferível de governo entre a juventude espanhola, mostrando uma disponibilidade para a participação cidadã com o valor da tolerância para com pessoas que vivem pior que eles muito extenso. Também valorizam a tolerância para com as pessoas e suas ideias, assim como o respeito à legalidade vigente na sociedade. (...)"

"Madrid, multicolor y diversa, festeja el Orgullo Gay europeo"

Repórteres 'Eyes On' em Madrid viram o maior evento LGBT da Europa...


Obrigada C. pelas imagens.

E em reportagem da AGMagazine:

Saturday, June 30, 2007

Os homens não merecem :)

Querida Isabel, alguma razão ininteligível compele-me a dedicar este video a ti. :)

Há um 'queerness' no 'hard core' das imagens que me transporta para a 'mítica' do teu livro. É talvez porque se trata de lingerie, e não imagino como certas festas, e fantasias, possam 'sobreviver' sem ela nos 'dress codes'... :S

(Bem, antes de me calar, fica já prometida uma participação em edição futura! :) Afinal de contas, eu mereço!)

Boisvert - "The Appointment", 1996 - "Do men deserve it? No."

In the making

Está no forno a época #5 da série "The L Word"! :)

Tomem lá um aperitivo só para abrir o apetite! :) E tentem ainda adivinhar quem, desta outra série, interpreta o novo personagem que, sendo homem, nos vai agradar muito a tod@s, o Dexter...

I want to star in the L Word tooooooooooo!!!!!!!

"Paquistão: justiça libera casal transexual"

"A Super Corte do Paquistão concedeu liberada ao casal formado pela transexual Shamail Raj e sua mulher Shahzina Tariq, condenadas em maio último depois de se casarem por "união antinatural". O juiz e estipulou fiança de 100 mil rúpias."

"O transexual Shamail Raj, nascida sob o nome feminino Nazia,, casou-se com sua prima Shahzina Tariq sem revelar a história para as autoridades. Na ocasião da prisão, Shamail declarou que ninguém, exceto seus familiares próximos, sabiam de suas operações de mudança de sexo e que vivia como homem há 15 anos."

"O caso foi levado à justiça pela família da noiva. A acusão de ato anti natural pode levar seus infratores a prisão perpétua, segundo a rígida lei."

Friday, June 29, 2007

"Descoberta possível cura do HIV"

"Potential cure for HIV discovered"

"In a breakthrough that could potentially lead to a cure for HIV infection, scientists have discovered a way to remove the virus from infected cells, a study released Thursday said.

The scientists engineered an enzyme which attacks the DNA of the HIV virus and cuts it out of the infected cell, according to the study published in Science magazine.
"

Noticias de España

"Madrid realiza la gran fiesta europea del Orgullo Gay"

"Europride: 300 mil turistas gays estão em Madri"

"Madri: Parada gay espera reunir 2,5 milhões de pessoas"

"España: comenzó en Madrid la primera cumbre de activistas de la comunidad lésbica gay trans de Iberoamérica"

"España: se celebraron más de cuatro mil bodas tras dos años de matrimonio gay"

"Editan el primer diccionario español de términos lésbicos gay trans"

"España: denuncian que las lesbianas maltratadas por violencia de género sufren doble discriminación"

"Espanha: brasileira ganha Miss Transexual Internacional"

"El alcalde de Salamnca ordena retirar la bandera arcoiris del Ayuntamiento"

"El DF, ejemplo de los avances de los derechos de la comunidad gay"

"Una manifestación convocada para el sábado protestará ante la Embajada de Polonia en Madrid por el rechazo a los homosexuales"

"Europride 2007: 1 milhão de pessoas em Madri"

"Madrid, multicolor y diversa, festeja el Orgullo Gay europeo"

Come on, baby, light my fire!

Mr Bungle - "My Ass Is On Fire"



:)

Thursday, June 28, 2007

HOJE: Dia Internacional do Orgulho Gay

Neste dia celebra-se o Orgulho de ser-se LGBT.

Neste dia relembra-se o dia de 1969 em que gays, lésbicas e transexuais de Nova York recusaram continuar a posicionar-se como vítimas dos preconceitos e perseguições homofóbicas da polícia (suposta agente pela defesa dos direitos civis).
Hoje é o dia em que recusamos ser discriminados, reusamos continuar a ser cidadãos de segunda, em razão da nossa orientação sexual.
Dizemos "BASTA" hoje para recusar a vergonha, para conquistar um orgulhoso auto-respeito.



AGMAgazine_
Na Rússia persiste...

Wednesday, June 27, 2007

Eyes On 'Janela Aberta'

Sobre os temas que hoje deram que falar a Sara Martinho, Paulo Côrte-Real e Miguel Pinto (volto a referir que um formato semanal de menos de meia hora de conversa é absolutamente ‘demenos’) disse-se:

- O Plano Nacional para a Igualdade;
Planeia-se criar a figura do Conselheiro Para a Igualdade, um agente do Plano Nacional que actue ao nível local, junto das populações (como é prática corrente em Espanha, por exemplo. Mas o âmbito deste plano ainda é questionável: com que termos ele designa igualdade? Compreende a identidade de género e a orientação sexual?
Os sexismos têm de ser os principais visados, já que deles partem os preconceitos que alimentam a homo/bi/transfobia, e outras discriminações graves e comuns na sociedade.

- O debate com os candidados à CML de há duas semanas na Ilga, sobre o ‘lugar’ LGBT na municipalidade;
António Costa lançou-se para diante com a proposta de que se celebrem casamentos homossexuais nos Paços do Conselho, posicionando-se como uma de apenas 3 candidaturas – das 7 que são – que incluíram preocupações pelos asusntos LGBT (O BE e Helena Roseta foram os outros 2 candidatos). O que esta manifestação tem de relevante é a possibilidade de catalisar comportamentos nos cidadãos munícipes no sentido de combater os preconceitos e incentivar o fim das homo/bi/transfobias, prosseguindo numa característica típica das políticas de intervenção local (que é o que o socialismo tem de mais genuíno, digo eu, e onde pode ser mais efectivo: a política municipal – um parêntises aqui para manifestar o meu pesar pela desfiliação de Helena Roseta do PS, embora compreenda a sua motivação).
A Ilga congratula-se por tentar compelir os políticos, e as políticas, a fazer o “trabalho de casa”, que é essa aproximação às populações, e com elas avançar nas políticas e mentalidades locais para os objectivos democráticos que se afigurem.

- Reforma legislativa em Cuba sobre direitos homossexuais;
Neste país que perseguiu homossexuais até há alguns anos, anuncia-se uma verdadeira revolução social(ista): estão a ser consideradas reforma legislativas que estenderão os direitos matrimoniais, patrimoniais e parentais aos cidadãos homossexuais, das quais se distingue a possibilidade de adoptarem crianças (medida que em Portugal já merece ser encarada com crédito).

- A Marcha e Arraial do Orgulho LGBT de Lisboa;
A participação popular na Marcha – que é mais reivindicativa – continua abaixo das expectativas, embora a do Arraial tenda a melhorar – talvez porque é mais festivo. Mas os eventos do Pride não se destinam apenas aos LGBTs. Eles estão receptivos à participação de quem quiser, nomeadamente pessoas heterossexuais. E este ano a participação heterossexual foi, sem querer, especialmente simbólica: o encontro casual com o casamento que decorria pelo caminho mostrou uma noiva solidária com a reivindicação do casamento para homossexuais.
As reivindicações e festejos prosseguem já daqui a uma semana e meia, com o Pride do Porto (dia 7 de Julho) (intercalado pelo EuroPride em Madrid).

Reporter 'Calamidade'

Então cá vão algumas imagens que triei de todas as (120) que fiz. Sem editing, a minha reportagem!

38 min. p/ Marcha - "Toca a reunir"

31 min. p/ Marcha - "Vislumbra-se a bandeira"

24 min. p/ Marcha - "Vislumbra-se Sá Fernandes"

21 min. p/ Marcha - "As associações preparam-se"

10 min. p/ Marcha - "Colour like no other"

INÍCIO

2 min. de Marcha - "Insuflar orgulho no Príncipe Real"

9 min. de Marcha - "A imprensa"



10 min. de Marcha - "A bandeira a rasar cabeças"



19 min. de Marcha - "Marching Grace!"

20 min. de Marcha - "O orgulho inunda o BA"

26 min. de Marcha - "Caudal de orgulho"

33 min. de Marcha - "As linhas da frente"
41 min. de Marcha - "No adro da igreja"


45 min. de Marcha - "Viva o casamento gay!"



52 min. de Marcha - "Nem menos, nem mais! Direitos iguais!"


54 min. de Marcha - "Descendo o Chiado"


59 min. de Marcha - "É a causa!"


61 min. de Marcha - "É o Rossio!"


64 min. de Marcha - "O reporter no local"

67 min. de Marcha - "A orgulhosa no céu"

99 min. de Pride - "Olá Arraial!"


120 min. de Pride - "Fazer saber no Terreiro do Paço"

Monday, June 25, 2007

Sunday, June 24, 2007

Pelo orgulho de ser LGBT sem vergonha nem medo!

Este ano marchou-se um percurso diferente do do ano passado (que guardarei como o mais bonito, porque primeiro) - desde o Príncipe Real até ao Rossio - que ajudou a aglomerar mais aproximadamente o mesmo número de marchantes do ano passado. Nesse sentido foi uma marcha mais calorosa, apesar dos obstáculos em certos pontos do percurso.

Cheguei cedo, revi e cumprimentei amig@s, ouvi as primeiras declarações das associações organizadoras, e partimos. Fiz fotos e video - ainda não as visionei nem avaliei, mas se valerem a pena aguardem por elas - ao longo de todo o percuso da marcha; no Rossio ajudei a enrolar a bandeira - tarefa nada fácil - e passei as horas seguintes no Arraial - muito bem proporcionado no Terreiro do Paço, cuja acústica me impressionou sinceramente - e como salão de festas não há justiça que as palavras lhe façam! Lá encontrei Helena Roseta, com quem troquei umas palavras breves, mas muito significativas. Sá Fernandes, outro candidato pelo BE à câmara também esteve presente.

Depois de jantar e agasalhar-me do vento, mais umas horas de convívio no Salão Nobre da cidade, seguidas de outras tantas a bater o pé no bar/discoteca 'Maria Lisboa', estreia para mim - música perigosamente estridente, o house podia ser melhor, o espaço é dos mais cuidados que já vi em qualquer lado, e o ambiente francamente admirável - casais de toda a espécie, maioritariamente lésbicos, raras presenças solitárias, muita gente bonita e adulta a comportar-se como adultos delirantes de alegria - como crianças.)

Foi um Pride bom para mim, muito 'proud', mas muito incompleto também. Bora lá acabar o serviço!

Saturday, June 23, 2007

Orgulhosa todos os dias!

E sem vergonha de me orgulhar... O orgulho é para paradear!

Thursday, June 21, 2007

"Comunidade gay polaca alegadamente a fugir do país"

"Polish Gay Community Reportedly Fleeing Country"

"(Londres) A comunidade LGBT da Polónia está a sair do país enquanto que avança a perseguição apoiada pelo governo, como disse um activista dos direitos civis dos LGBT na quarta-feira."

"Robert Biedron, chefe da Fundação Polaca Contra a Homofobia disse que centenas de homossexuais já arrumaram as suas coisas e foram embora - muitos para a Alemanha e para o Reino Unido.
«É inacreditável. A comunidade homossexual polaca simplesmente foi embora por causa do clima de medo e perseguição» disse Biedron ao The Daily Mail. «A maioria das pessoas que conheço estão já na Inglaterra, devido à actual situação política. Não é por razões económicas, mas devido à perseguição dos homossexuais que decorre aqui.»"

"Biedron disse que «Muitos homossexuais estão a solicitar ajuda à nossa fundação para emigrarem para o Reino Unido». Há alguns dias ainda este mês, mais de cinco mil pessoas marcharam pelas ruas de Vorsóvia na primeira Marcha do Orgulho da capital polaca legalmente sancionada. Muitos dos marchantes levavam faixas dizendo «Stop Homofobia». (...)
(...) Biedron disse ao Daily Mail na quarta-feira que o governo usou uma ameaça de bomba há dois anos, por um homem alegadamente perturbado com o cancelamento das festividades do Orgulho, como pretexto para recolher os nomes e moradas de gays e lésbicas, apesar de uma tal lista violar as leis da União Europeia."

"O governo também está a pressionar através de legislação que elevaria a ofensa criminal «que se promova propaganda homossexual» nas escolas. Se aprovada a medida iria basicamente censurar toda a discussão sobre homossexualidade nas escolas e outras instituições académicas. As organizações LGBT seria excluidas das escolas e «os professores que revelem a sua homossexualidade serão despedidos do trabalho». Além disto o ministro da saúde alegadamente criou um comité especial para examinar modos de «curar» a homossexualidade."

Supostamente fala-se de um país que compartilha da mesma Europa de Espanha, e de Portugal, adepto da Igualdade de Oportunidades para Tod@s!

Tuesday, June 19, 2007

PostIt

Caros Voyers,

Por imperativos imperiosos terei de reduzir significativamente o caudal de postagem que tenho alimentado.
Espero que continuem a espreitar, a apreciar e a opinar livremente (n)o Eyes On.

"Colour like no other"

Concerteza lembrar-se-ão de um anúncio televisivo para um televisor da Sony que foi muito exibido há uns anos atrás.



Esse anúncio chamado 'Balls' decorria ruas de São Francisco abaixo, uma das cidades históricas, quiçá a mais significativa, na história da cultura LGBT.
Talvez por isso, os profissionais da Fallon (uma das maiores agências de publicidade do mundo) tenham assumido o tema do arco-íris em grande escala e estrondoso espectáculo! O objectivo primordial do anúncio é, sem dúvida sublinhar a qualidade superior daquele produto, exibindo o quão realisticamente é capaz de transmitir cores estridentes, todas elas.
O anúncio - peça incontestável de video-arte - acaba por advogar o espírito do orgulho gay. O cenário, a canção, as cores, a harmonia e paz que transmitem são a toda a linha mensagens que as comunidades gay subscrevem e emitem consecutivamente, ao redor do todo o mundo. Razão pela qual este video é reconhecido em qualquer parte do mundo como uma declaração de amizade e esperança.

A Fallon avançou, no passado ano de 2006, para uma revisão desta ideia, criando uma outra versão do anúncio colorido, desta vez usando a própria tinta, e não algum suporte colorido como foram as bolas saltitonas do precedente. Continuaram a brincar com o cenário, mas o espectáculo foi agora mais 'pirotécnico' que acrobático. Não me encanta este anúncio tanto quanto o outro, sobretudo porque me recordou o 11 de Setembro na primeira vez que o vi. Desconheço se terá sido elemento motivador nesta versão 'adrenalínica' de um anúncio que originalmente transmitia mais tranquilidade.
Visionem-nos vós mesmos, voyers, e avaliem. Levem-nos na memória para as marchas que se aproximam.

Suécia mais perto do “casamento sexualmente neutro”

"O Partido Moderado do primeiro ministro sueco Fredrik Reinfeldt (foto), decidiu nesta sexta-feira que vai apoiar oficialmente a mudança da constituição que torna o casamento “sexualmente neutro”, aberto para casais hétero e homossexuais. O partido de centro-direita resolveu, no entanto, que vai apoiar o direito de religiosos de se recusarem a realizar cerimônias entre casais do mesmo sexo, o que causou protestos na oposição. Verdes, sociais democratas e Partido de Esquerda acreditam que falta vontade política de fazer mudanças efetivas na lei do casamento, pois o Partido Democrata Cristão, que faz parte da coalizão governista é ferrenho opositor da instituição do casamento para gays e lésbicas."

"Em 1995 a Parceria Civil entre pessoas do mesmo sexo foi aprovada na Suécia e serviu de base para o projeto brasileiro apresentado pela então deputada Marta Suplicy naquele ano. Pesquisas recentes mostram que a maioria dos suecos aprova o casamento entre gays. Na Europa Holanda, Bélgica e Espanha já legalizaram o casamento e a maioria dos países da Europa Ocidental, entre eles Portugal, Inglaterra, França e Alemanha já reconhecem a união entre pessoas do mesmo sexo."

Merecia aplausos!

Hoje vi um casal cumprimentar-se de maneira tão linda!

Uma delas acabava de chegar no autocarro vindo de Lisboa, quando recebeu um beijo repimpado da outra que a esperava, de braços abertos e cão ansioso pela trela.
Seguiram-se muitos abraços, agindo sempre muito naturalmente diante de quem visse!

A mim não sei se me viram elas, mas que tive vontade de desembarcar para dar-lhes os parabéns e aplaudi-las, tive! Vai daqui uma orgulhosa saudação!