"Colour like no other"
Concerteza lembrar-se-ão de um anúncio televisivo para um televisor da Sony que foi muito exibido há uns anos atrás.
Esse anúncio chamado 'Balls' decorria ruas de São Francisco abaixo, uma das cidades históricas, quiçá a mais significativa, na história da cultura LGBT.
Talvez por isso, os profissionais da Fallon (uma das maiores agências de publicidade do mundo) tenham assumido o tema do arco-íris em grande escala e estrondoso espectáculo! O objectivo primordial do anúncio é, sem dúvida sublinhar a qualidade superior daquele produto, exibindo o quão realisticamente é capaz de transmitir cores estridentes, todas elas.
O anúncio - peça incontestável de video-arte - acaba por advogar o espírito do orgulho gay. O cenário, a canção, as cores, a harmonia e paz que transmitem são a toda a linha mensagens que as comunidades gay subscrevem e emitem consecutivamente, ao redor do todo o mundo. Razão pela qual este video é reconhecido em qualquer parte do mundo como uma declaração de amizade e esperança.
A Fallon avançou, no passado ano de 2006, para uma revisão desta ideia, criando uma outra versão do anúncio colorido, desta vez usando a própria tinta, e não algum suporte colorido como foram as bolas saltitonas do precedente. Continuaram a brincar com o cenário, mas o espectáculo foi agora mais 'pirotécnico' que acrobático. Não me encanta este anúncio tanto quanto o outro, sobretudo porque me recordou o 11 de Setembro na primeira vez que o vi. Desconheço se terá sido elemento motivador nesta versão 'adrenalínica' de um anúncio que originalmente transmitia mais tranquilidade.
Visionem-nos vós mesmos, voyers, e avaliem. Levem-nos na memória para as marchas que se aproximam.
No comments:
Post a Comment