A 'go getter' blog with a purpose - keep your eyes on it!

Thursday, June 21, 2007

"Comunidade gay polaca alegadamente a fugir do país"

"Polish Gay Community Reportedly Fleeing Country"

"(Londres) A comunidade LGBT da Polónia está a sair do país enquanto que avança a perseguição apoiada pelo governo, como disse um activista dos direitos civis dos LGBT na quarta-feira."

"Robert Biedron, chefe da Fundação Polaca Contra a Homofobia disse que centenas de homossexuais já arrumaram as suas coisas e foram embora - muitos para a Alemanha e para o Reino Unido.
«É inacreditável. A comunidade homossexual polaca simplesmente foi embora por causa do clima de medo e perseguição» disse Biedron ao The Daily Mail. «A maioria das pessoas que conheço estão já na Inglaterra, devido à actual situação política. Não é por razões económicas, mas devido à perseguição dos homossexuais que decorre aqui.»"

"Biedron disse que «Muitos homossexuais estão a solicitar ajuda à nossa fundação para emigrarem para o Reino Unido». Há alguns dias ainda este mês, mais de cinco mil pessoas marcharam pelas ruas de Vorsóvia na primeira Marcha do Orgulho da capital polaca legalmente sancionada. Muitos dos marchantes levavam faixas dizendo «Stop Homofobia». (...)
(...) Biedron disse ao Daily Mail na quarta-feira que o governo usou uma ameaça de bomba há dois anos, por um homem alegadamente perturbado com o cancelamento das festividades do Orgulho, como pretexto para recolher os nomes e moradas de gays e lésbicas, apesar de uma tal lista violar as leis da União Europeia."

"O governo também está a pressionar através de legislação que elevaria a ofensa criminal «que se promova propaganda homossexual» nas escolas. Se aprovada a medida iria basicamente censurar toda a discussão sobre homossexualidade nas escolas e outras instituições académicas. As organizações LGBT seria excluidas das escolas e «os professores que revelem a sua homossexualidade serão despedidos do trabalho». Além disto o ministro da saúde alegadamente criou um comité especial para examinar modos de «curar» a homossexualidade."

Supostamente fala-se de um país que compartilha da mesma Europa de Espanha, e de Portugal, adepto da Igualdade de Oportunidades para Tod@s!

3 comments:

cris said...

Este retrato bate certinho com o q sei da Polónia neste momento. Conheço várias pessoas q, ou sairam já, ou estão em vias disso, tudo pq a situação de homofobia é insuportável. Uma vergonha para a UE, sem dúvida. :(

Grace said...

Achava muito pertinente e justo que o nosso Primeiro Ministro fizesse o convite a esses polacos para se instalarem em Portugal já a partir de Julho!

Lilith said...

É terrível pensar que depois das lutas de Lech Walesa (não sei se está bem escrito)nos anos 70, que o levaram a comandar os destinos da nação, se caia agora neste fundamentalismo. O meu sentimento para com toda essa gente perseguida, e que venham, aliás, que se descentralizem.