A 'go getter' blog with a purpose - keep your eyes on it!

Friday, August 24, 2007

"Itália preparada para acolher lésbica Iraniana"

"Um porta-voz do governo italiano confirmou que aquele irá conceder asilo a uma mulher lésbica prestes a ser dportada do Reino Unido para o Irão. Pegah Emambakhsh está currentemente detida pelos oficiais Britânicos e tem o repatriamento marcado para terça-feira. A sua orientação sexual e a sua vida passada no Irão podem conduzir a que seja executada. (...)"

"(...) A ministra Italiano pela igualdade de oportunidades Barbara Pollastrini tem o apoio do primeiro ministro Romano Prodi para garantir o asilo a Emambakhsh, disse um porta-voz da minitra ao site noticioso Adnkronos International (AKI).
A iraniana de 40 anos procurou asilo no Reino Unido em 2005. Ela fugiu do seu país natal depois da sua companheira ter sido detida, torturada, e consequentemente sentenciada à morte por apedrejamento. (...)"

"(...) O pedido de asilo foi rejeitado pela Agência de Imigração e Fronteira do Reino Unido (BIA), apesar dos seus apelos. A senhora Emambakhsh foi finalmente detida em Sheffield há duas semanas e levada para o Centro de Deportação de Yalrs Wood em Bedfordshire. (...)"

No Ano Europeu de Igualdade de Oportunidades para Todos, e com Portugal como actual presidente da União Europeia, é notável como na nossa estrutura de governo, nomeadamente os Ministérios da Presidência e do Trabalho e da Solidariedade Social, não houve ninguém que tivesse tomado este passo que a Italia felismente quer tomar, ou que tivesse tomado algum que dirimísse idênticas perseguições intra-comunitárias.
De notar bem que a Itália tem sido palco de recentes acontecimentos tormentosos em redor das temáticas LGBT, nomeadamente o casamento gay, a acender reacções desde o parlamento nacional, às autoridades locais ou ao Vaticano. Louvável, portanto, que ainda assim a ministra Barbara Pollastrini e o primeiro ministro Romano prodi tenham tido a verticalidade de re-assumir uma bandeira ideológica que carregaram para o actual governo. Exemplar.

2 comments:

Lilith said...

Excelente blog, sempre na pesquisa de novas notícias sobre a comunidade LGBT. Parabéns.

Grace said...

Lilith, esse comentário é generoso de demais, neste momento. Agradeço contudo... Um beijinho.