A 'go getter' blog with a purpose - keep your eyes on it!

Sunday, April 15, 2007

Esperma de origem feminina

A notícia científica do ano!

Investigadores de uma universidade inglesa afirmam ter descoberto como criar espermatozoides a partir de células da medula óssea. As investigações, que por agora se limitam a testes em ratos de laboratório, acalentam as esperanças de casais lésbicos.

(...) Se a experiência tiver exito os casais de lésbicas poderiam ter filhos biológicos com óvulos de uma delas e o esperma da outra. Contudo, como aponta o Daily Mail, se se abusar da técnica os homens poderiam ser eliminados do processo preprodutivo.
Não obstante, para a professora Karim Nayernia do Instituto de Células Estaminais North-East Englad, o uso principal desta técnica seria dar filhos a homens inférteis.


Apesar de a técnica estar ainda em desenvolvimento, e de haver a limitação de o esperma feminino só vir a gerar crianças femininas, esta notícia representa sem dúvida uma nova esperança para muitas lésbicas, além dos casais com problemas de fertilidade.

E é nesse ponto que a avalização da técnica vai estar mais dependente das interpretações éticas que forem extrapoladas da descoberta: ainda se dita maioritariamente na europa, e mundo, que a assistência médica para a fertilidade deve favorecer casais heterossexuais. As leis portuguesas que regulamentam a procriação medicamente assistida barram homossexuais e pessoas solteiras de beneficiarem de ajuda para realizar esse objectivo: ter filhos.
Deseja-se, por isso, que esta técnica também não se torne exclusiva à heteronormatividade, já que é sabido haverem muitas lésbicas que desejariam conceber filhos seus por inteiro.

2 comments:

not me said...

Sei de muita gente que vai vibrar com esta noticia... mas claro que tudo isto é uma realidade longinqua que vai gerar a polémica do costume...
;)

Grace said...

Olá Not Me, é a primeira vez que te vejo por cá, obrigada pelo comentário.
Também conheço quem ficará muito contente, e eu mesma admito que fiquei contente e muito expectante. Vejamos que acontecerá então, nos laboratórios e nas leis, e façamos figas pelo melhor!