Eyes On… Tokenismo
Ainda a propósito da última cerimónia de entrega dos Oscars, decorrida a semana passada, encontrei num artigo dum blog inglês um termo que me era desconhecido, e que deverá sê-lo ainda para imensa gente: Tokenismo, um novo conceito para uma atitude velha.
Tokenismo refere-se a uma forma dissimulada de praticar a discriminação de alguns sectores da sociedade enquanto que se transmite uma aparente aceitação daqueles indivíduos entre 'iguais'. Tokens são, então, indivíduos representantes desses sectores, expostos pela mão do ‘stablishment’ como cidadãos aceites numa sociedade tolerante, mas cuja visibilidade é usada como ferramenta política de menosprezo do grupo. Aqui ‘procurava-se’ um token gay, e aqui o Token original.
No contexto do artigo inglês que li, a análise era focalizada sobre a apresentadora dos Oscars – declaradamente lésbica – e estendia-se até outras actrizes e artistas lésbicas que em Hollywood são ‘abafadas’ na altura das distinções de mérito, constituindo a cerimónia deste ano um verdadeiro e felicíssimo volte-face nesta realidade.
Apercebi-me depois que existem muitos mais contextos reais em que o tokenismo é correntemente usado como exemplo de uma política inclusiva e de respeito democrático, quando na verdade é uma fachada de charme hipócrita.
Uma das mais conhecidas ocorrências de tokenismo é a política de ‘Don’t Ask, Don’t Tell’ adoptada algumas vezes pelos militares norte-americanos; Outra acontece nas forças armadas portuguesas e recai sobre as voluntárias que ingressam o serviço; Aqui um trabalho intitulado “Astucias de la razón y psicología crítica: condiciones de erotismo-seducción, prácticas de tokenismo y resistencias ético-políticas” debruça-se sobre aquele tokenismo que passa perfeitamente incógnito há séculos: o machismo paternalista da sociedade sobre a mulher desde que nasce até que morre; O tokenismo na juventude; E aqui concretamente sobre o ‘Orgulho Gay’.
3 comments:
Oi!!!
Descobri o conceito de Tolkenismo essa semana com um grupo de alunas de Direito Racial da UCLA. Trabalho com a temática do racismo e Direitos humanos, e parabenizo você pela qualidade da sua colocação.
Valeu.
Obrigada pelo comentário. Fico sempre muito contente quando algum post, e no geral o conteúdo do blog, encontra alguém a quem ajudar.
Volta sempre.
As pacifist we are too easily forced back into tokenism,
Making hollow gestures against the wheels of the juggernaut.
The line is delicate.
The spaces have always been created by the gentle and caring,
To be later filled by bullies and egotists.
We can try to fill those spaces with the strength of our love.
Gandhi called it Ahimsa. The Greenham Wowan call it the 'Politics of Whimsy',
But it doesn't end there, neither is it enough.
Gandhi played a major role in liberating India from Britain rule,
But conditions in India are still appaling for the ordinary people.
Limiting Greenham Peace Camp to women only is a sensible political ploy,
But if it is a demonstration of sexual exclusivity it is a sham.
Aren't we seeking to destroy all forms of exclusivity?
Does our own oppression give us the right to oppress others?
Unless we are prepared to oppose all oppression,
We stand guilty of direct contribution to it.
Crass - Yes sir, I will.
Post a Comment