A 'go getter' blog with a purpose - keep your eyes on it!

Monday, May 7, 2007

Eyes On ‘Janela Aberta’

Agora que o horário do programa ‘Janela Aberta’ – emitido pela Rádio Clube – mudou, muito à minha conveniência, para as segundas-feiras às 19 horas, pude finalmente ouvir aquilo que se faz de gay-friendly em rádio, em Portugal. Três homossexuais conhecidos – Sara Martinho, Paulo Côrte-Real e Miguel Pinto – conversam semanalmente sobre actualidades diversas.

- Nesta emissão os temas abordados foram o resultado de ontem nas eleições presidenciais francesas – e como nota de rodapé, também as eleições na Madeira – que resultaram na ascenção à posição de Presidente da República de um direitista muito acérrimo e pouco evoluído... e homofóbico também.
- Sobre o protesto que um grupo gay da Bahia, Brasil, vai realizar daqui a dois dias, pela ocasião da visita de Ratzinger àquele país, referiu-se que existem muitos grupos homossexuais de inspiração católica pelo mundo fora, não sei se como aviso de que há muitos homossexuais mais a favor do Papa que contra. Mais flagrante parece-me a situação de serem justamente os homossexuais católicos quem mais razões tem para protestar, no Brasil ou noutro país. Na verdade podem mesmo ser justamente eles os que querem levar a cabo aqueles protestos. Pode parecer uma tolice inadmissível, mas é compreensível, já que a religião trai o humanismo que apregoa: serão os católicos mais devotos os primeiros a sentirem-se desapoiados pela sua fé, na contradição de terem de acreditar que é virtuoso amar o próximo como a si mesmo e verificarem que, de facto, é da sua fé que parte a força separatista mais grave e cínica contra os homossexuais – possivelmente como se sentem os gays de direita franceses.
- Depois a condenação da homofobia de estado que se implementou na Polónia, pelo Tribunal Europeu dos Direitos Humanos. A situação recente evoluiu subitamente depois de ter sido proibida a manifestação do orgulho gay por ocasião da Marcha de Varsóvia de 2005.
- E finalmente, o apoio que a maçonaria portuguesa manifestou à intenção de celebrar o centenário da República Portuguesa, em 2010 com uma lei para o casamento de homossexuais.

5 comments:

Anonymous said...

e aí, da hora seu blog, acabei de mudar o meu d servidor, c vc quisece dar uma passada lah p ver como é, sei lah...

not me said...

Olha que brutal! O teu blog é uma espécie de fonte de informação para mim! Não sabia nada disto! E adorei a noticia!
;)

Grace said...

Not me, quanta simpatia! Contenta-me muito essa satisfação, caro voyer! Vai espreitando!

sara cacao said...

Agora passou para as 4ªs feiras!

Amanhã, dia 30, há mais!

*risos*

Cumps & larguras,
sara cacao

Grace said...

Olá Sara, obrigada pelo aviso. Vou prestar atenção. Bom programa.

cOmprimentos para ti! :)