A 'go getter' blog with a purpose - keep your eyes on it!

Wednesday, June 13, 2007

Eyes On ‘Janela Aberta’

Na edição de hoje deste programa do Rádio Clube – presentes os oficiais Sara Martinho, Paulo Côrte-Real e Miguel Pinto – a conversa decorreu essencialmente em volta de três temas.

- A ILGA Portugal promove na sua sede, na próxima sexta-feira, 15 de Junho, um debate entre representantes de todas as candidaturas à Câmara de Lisboa. O Grupo de Intervenção Política da associação pretende questionar, e dar a questionar, sobre que espaço têm os direitos LBGT nos programas eleitorais respectivos. Embora algumas candidaturas não se façam representar pelos cabeça-de-lista, o significado do evento continua grande, já que Lisboa é uma capital europeia, que atrai muita diversidade e que por isso deve garantir a tod@s, incluindo LGBTs, os direitos que são fundamentais, como acesso a habitação social. Por esta igualdade há que fazer pedagogia social, chegar à população através das iniciativas cívicas que pertence à Câmara promover, e porque têm de estar patentes nas políticas a todo o instante, importa esclarecê-las neste debate por uma campanha eleitoral transparente.
Tão significativo quanto este debate será o Arraial Pride de Lisboa deste ano, que decorrerá no Terreiro do Paço. Esta Praça é o centro simbólico da representatividade pública em Portugal, lugar que é hierarquicamente destinado ao Governo. A cedência desta arena à cultura/comunidade LGBT portuguesa representa uma atenção direcionada às nossas reivindicações. Neste acto festivo, cuja centralidade garante o envolvimento de todas as comunidades lisboetas, expressa-se a vontade política de responder à causa LGBT, a igualdade plena de direitos.

- A campanha ‘1 Euro’ destina-se a financiar a logística por detrás do Pride de Lisboa, já que o apoio institucional não é suficiente. Surgiu na lógica de que o activismo deve ser feito por todos, não apenas por segmentos da população, e desse modo é dirigida a tod@ e qualquer um/uma que queira contribuir.

- De novo o tema das figuras públicas que se assumem homossexuais, e o caso do pivot da SIC Notícias que dirigiu ao Presidente da Estação, Dr. Pinto Balsemão, um pedido de licença de casamento. A importância desta notícia reside no facto deste ter sido um caso sem precedentes em muitos sentidos: ter acontecido no plano público da esfera mediática foi muito importante, e ter sido apoiado por um político relevante foi ainda mais significativo. Na qualidade de patrão, Pinto Balsemão deu um exemplo que deveria ser seguido por todos, mas sobretudo pelo Governo (quanto mais não fosse, reconhecendo uma união que nas condições em que foi realizada só tem validade no Canadá).

2 comments:

sara cacao said...

Hi there,

Não é Rita Martinho, é Sara Martinho. Rita é a minha companheira!

*risos*

Grace said...

Mea culpa, lapsus linguae. Muito cansaço na carola, e o facto de vos saber associadas sempre uma à outra... misturei referências! Vou remediar tudo, e prevenir reincidências.
Obrigada pelo aviso.
Peço desculpa às duas.