A 'go getter' blog with a purpose - keep your eyes on it!

Friday, June 1, 2007

Transexuais famosos/as

O papel dos géneros masculino e feminino ainda representa, para a maioria da(s) sociedade(s), o modo como é correcto e natural, para homens e mulheres, comportarem-se. Por esta razão existe, nas pessoas que não correspondem àquelas percepções, um forte bloqueio a exporem-se publicamente.
Esta atitude instintiva é compreensível porque assegura a auto-preservação quando o ambiente em que se insere a pessoa transexual lhe é hostil. No entanto, é possível encontrar lugares onde, com relativa facilidade, se é bem aceite e respeitado/a. Esse será, por ventura, o caso de Hollywood, onde o número de transexuais célebres é grande.

Foram vários os actores e realizadores que, em determinado momento das suas vidas já públicas, decidiram avançar para a etapa mais decisiva: a mudança de sexo. Um dos ‘irmãos Cohen’, Joel Cohen transitou de sexo há já algum tempo, e diz-se que Michael Cimino, realizador de um ou dois clássicos, como “O caçador” também avançou esse passo, o que ajudaria a explicar o seu afastamento do cinema nos últimos anos.

Outro caso célebre, muito célebre, é o de um/a dos ‘clã’ Arquette: Alexis Arquette, nascida Robert Arquette, é irmã de Richmond Arquette, David Arquette, Patricia Arquette e Rosanna Arquette. Apesar de ser reconhecida como actriz, é como activista dos direitos dos transexuais que coloco o video que se segue, onde Alexis e outras mulheres fazem uma intervenção pela visibilidade trans.