A 'go getter' blog with a purpose - keep your eyes on it!

Monday, June 18, 2007

"Chile: impulsionam workshops inéditas para mães lésbicas"

Enquanto que em Portugal se reúnem grávidas para uma amena festarola como forma de alertar para o problema da baixa natalidade e de promover a vontade de maternidade, há países outros - teoricamente menos desenvolvidos (peço desculpa por esta observação, mas faz-se necessária face à presunção típica do 'português') - em que se incentiva e (in)forma aquelas mulheres que se sentem, e são, discriminadas na possibilidade de serem mães - as mulheres lésbicas.

Este projecto inédito no Chile procura gerar uma instância para troca de experiências entre mães lésbicas e casais de lésbicas de planeiam ser mães.
Organizado por ‘As Outras Famílias’, agrupamento surgido do caso da juíza lésbica Karen Atala, o workshop procura oferecer elementos conceptuais e práticos às mães lésbicas para enfrentarem da melhor maneira os preconceitos do meio social no qual se desenvolvem como unidade familiar não tradicional.


“«A diversidade familiar tem sido um dos temas a que temos conseguido dar visibilidade nos últimos anos. A maternidade lésbica contribui para que todos entendamos a importância de dar ao conceito de família novos significados. É uma tarefa humana e um dever político conseguir que a nossa sociedade valorize a riqueza do diverso» afirma Emma de Ramón, que é doutorada em História, presidente de ‘As Outras Famílias’ e parceira da juíza Karen Atala.

O workshop inédito estará a cargo da psicóloga Paulina Cuevas, e terá como principal objectivo facilitar a troca de experiências entre lésbicas que são mães, aquelas que acompanham a criança das suas parceiras, ou casais de mulheres que desejam tornar-se mães no futuro.
«Estamos a fazer história. É a primeira vez que no Chile se realiza um workshop de grupo cujas detinatárias são mães lésbicas, sejam mães biológicas ou da criança. Um dos aspectos centrais do workshop será a revisão das nossas atitudes e crenças em torno da nossa orientação sexual e maternidade lésbica. Isto é importante, pois a herança de valores que recebemos das nossas próprias famílias, que interiorizamos e integramos na nossa experiência adulta, muitas vezes também faz parte de uma cultura discriminatória», explica a especialista.

Os workshops de maternidade lésbica começam na quinta-feira, 21 de Junho, pelas 18:30 no Museu Benjamín Vicuña Mackenna (Vicuña Mackenna 94 – Metro Baquedano) e é solicitado às participantes uma comparticipação simbólica de mil pesos (1,42 euros) por sessão, que se destinam a materiais.

No comments: