A 'go getter' blog with a purpose - keep your eyes on it!

Monday, June 4, 2007

“Psicólogos revisitam tópicos gay”

«"Equipa de trabalho vai ponderar a terapia de conversão de ex-gays

«Dez anos depois de ter anunciado uma declaração histórica sobre terapia de pacientes homossexuais, a Associação Americana de Psicologia vai revisitar o tópico.
A organização anunciou a semana passada que formara uma equipa de trabalho para rever a pesquisa científica e psotura vigente sobre “terapia de conversão”, ou tratamento que visa tornar os homossexuais em heterossexuais.»

«O Dr. Clinton Anderson, director do gabinete de assuntos LGBT da APA (American Psycological Association) disse que aquele permanece um tópico contencioso.
Continua a ser um assunto de considerável controvérsia e há muita atenção pública e dos média sobre ele”, segundo disse. “Por essas razões, nós decidimos que faria sentido dar uma olhada à literatura nova e novas políticas e vêr se a APA deve rever a sua própria política”.»

«Quando a APA considerou o assunto pela última vez e 1997, disse que a jovens e adultos homossexuais não dveriam ser etiquetados de mentalmente inaptos exclusivamente “com base na sua orientação sexual”.
Também disse que os psicólogos deveriam usar “informação fidedigna” e “práticas apropriadas” quando tratarem pacientes homossexuais.»

«Psicólogos e activistas dos direitos dos homossexuais receberam bem a decisão da APA de rever o assunto.
Eu penso que vai colocar muita pressão sobre as terapias ‘direitistas’ de ex-gays para profissionalizarem o que estão a fazer, ou abandonarem o negócio” disse Wayne Besen, activista dos direitos dos homossexuais e fundador da Truth Wins Out, uma organização anti-ex-gay.»

«O relatório da equipa de trabalho, esperado para algures em 2008 ou mais tarde, poderá oferecer orientações definitivas sobre terapias a pacientes homossexuais, quando publicado.
Isto é a APA”, disse Jim Kennedy, um psicólogo social e membro da APA que vive em Rockville, Maryland. “Quando fazem uma declaração, toda a gente a ouve. Toda a gente estará atenta.”»

«Fracturas entre tópicos sobre jovens e adultos»

«Anderson, que é homossexual, disse que os membros da equipa de trabalho estudariam separadamente os efeitos da terapia de conversão em jovens e adultos. Ele disse que a revisão da equipa para os assuntos dos jovens irá dedicar-se a dois temas principais.
Um dos assuntos principais irá ser sobre o tratamento de crianças e adolescentes a pedido dos seus pais quando a criança ou adolescente, ela ou ele mesmos, não quiserem o tratamento”, disse ele. “Eu penso que esse é um assunto que foi mais ou menos suscitado pelo caso daquele jovem no Tennessee.”»

«Em 2005 Zach Stark atraiu a atenção nacional dos media quando o jovem de 16 anos divulgou num blog o seu medo em ser enviado para o Love In Action, uma instituição no Tennessee que trabalhava para mudar a sua orientação sexual. Stark foi eventualmente liberado da instituição.»

«“O outro assunto é, penso eu, a escalada de preocupações sobre a representação e expressividade do género na infância, e o desenvolvimento da orientação sexual”, disse Anderson. “Tem havido pesquisas que têm indicado que, para algumas pessoas, uma incongruência de género no comportamento durante a infância é um bom indício de virem a ser gays ou lésbicas na idade adulta.”»

«Ele disse que os profissionais de saúde mental discordam sobre a melhor maneira de tratar essas crianças.
Há pessoas em campo que dizem que as crianças deveriam ser ajudadas sobre o seu sentimento de si mesmas” disse Anderson. “e há outras pessoas que dizem que é indicado tentar reduzir o género, isto é, tendências transgénero das crianças”»

Kennedy, que é heterossexual mas apoia os assuntos homossexuais disse que a APA deve resolver esta e disputas semelhantes.
Há aqui um lugar para uma decisão autoritária a ser tomada”, disse ele “uma declaração autoritária que dará aos pais e a alguns pedopsiquiatras algumas directivas sobre qual é a abordagem apropriada neste caso”»

«Na sua revisão dos assuntos sobre adultos Anderson disse que a equipa de trabalho iria considerar as influências religiosas.
Pareceu-me que os assuntos principais ou preocupações para os adultos situam-se em redor dos compromissos e crenças religiosas dos adultos que estão a motivar o seu desejo em mudar a sua orientação sexual” disse ele. “Esse parece-me ser onde a maioria dos temas está associada”.»

«Kennedy disse que a equipa de trabalho deverá abordar um assunto tão sensível com atenção e cuidado.
Eu entendo o sujeito que é membro de uma religião que não aprova a sua orientação sexual e precisa de resolver isso”, disse ele. “Esse é um dilema real.”»

«A política pode vingar»

«Anderson disse que a equipa de trabalho, que fará um relatórtio preliminar e confidencial à direcção da APA em Dezembro, não está sujeita a recomendar nenhumas mudanças de procedimentos.
Ele disse que os seis membros da equipa poderão deixar que permaneçam as actuais políticas da APA – ou poderão reescreve-las completamente.
Isso faz, sem dúvida, parte da sua tarefa, propor o que quer que considerem apropriado”, disse Anderson, “e isso pode ser uma declaração completamente nova.”»

«Mas Regina Griggs, directora executiva de Pais & Amigos de Ex-gays e Gays, disse que a discrição entrega erroneamente uma vantagem a uma equipa de trabalho que parece querer descreditar ex-gays.
Ela notou que todos os membros da equipa foram observados pelo gabinete de assuntos LGBT, e alguns são abertamente homossexuais.
É justo e adequado, só que eu não entendo” disse Griggs. “Estou a observar isso como uma leiga, e fico simplemente confusa. Não é de todo um comité equilibrado com justeza.”»

«Kennedy, contudo, disse que é dúbio que a equipa de trabalho peça à APA para “assumir uma declaração de que toda a gente deve aceitar a sua identidade homossexual.
Ele disse que é mais provável que a equipa “se mova um passo na direcção da inclusão” e que assuma uma maior oposição às terapias de conversão.»

«“Por isso, se alguém se submeter a psicoterapia, eu desejaria que o terapeuta assumisse a abordagem de torna-los mais confortáveis com quem são, porque de tudo quanto posso aprender acerca disto, o que parece é que a sua orientação sexual não vai mudar” disse Kennedy.“Você sabe, pode negá-lo, pode fingir, mas não vai na verdade mudar. E parece-me errado – como é que posso dizer – proibir algumas pessoas de terem amor nas suas vidas.”»

No comments: