A 'go getter' blog with a purpose - keep your eyes on it!

Sunday, June 17, 2007

Pormenor da maior importância

No Manual que me foi dado numa Acção de Formação sobre Estatuto e Deontologia da Ordem dos Arquitectos encontra-se o seguinte parágrafo sobre a "Intervenção do Arquitecto na Sociedade", na introdução ao capítulo II:

"(...) Há quem actualmente atribua ao arquitecto, pela forma como interfere na concepção/construção dos espaços de vivência do Homem, um papel activo no campo da 'medicina preventiva'. Na realidade, já se encontra identificado um conjunto muito vasto de patologias médicas cujas origens decorrem, comprovadamente, de insuficientes condições dos habitats humanos edificados."

(sublinhado e negrito meu)

Isto não é novidade para alguém já aculturado à arquitectura do ramo conceptual, e executivo; para prevenir patologias de construção estamos nós formados. Mas a cada vez, tomar consciência da gravidade da influência de um trabalho qualificado e responsável, por parte do arquitecto, na qualidade da vida corrente de TODA a gente, é esmagador. Quase se justifica que os arquitectos passem a usar um autocolante no pára-brisas do automóvel, e distintivo, para termos acesso prioritário às ocorrências médicas na eminência de deficiências edificadas. :S
A correria havia de ser doida país acima e país abaixo!

1 comment:

Grace said...

E fossemos nós remunerados pelo Estado se adquiríssemos esse estatuto de agentes-volantes pela 'saúde habitacional' do Portugal edificado! :)