A 'go getter' blog with a purpose - keep your eyes on it!

Monday, January 8, 2007

LGBT, direitos e parentalidade_recursos 1

Depois de ter postado sobre a discriminação que existe na reprodução medicamente assistida em Portugal, e de ter passado os olhos neste outro post, encontrei diversos recursos teóricos extremamente interessantes na internet.

Antes de vos mostrar os tais achados, vou tentar resumir o busílis da problemática que está em causa:
Em Portugal, e apesar do que diz a Lei Fundamental, todas as outras leis subalternas – que são dais mais variadas maneiras discriminatórias das pessoas lgbt – pressupõem para todos os efeitos que as lésbicas, os gays e os transexuais são pessoas estéreis. Já antes havíamos sido doentes mentais, até ficar esclarecido que afinal não somos. E como também não somos estéreis, alguém tem de esclarecer o Estado disso, para que se regularizem muitas verdades.

As leis portuguesas tomam como uma condenação herdada 'do destino' este mero critério das nossas sexualidades ‘peculiares’, e atribuem-nos como uma ‘pena natural’ esse ónus de discriminação que permitem se transfira para tudo nas nossas vidas, abstendo-se de repor a racionalidade e justiça à situação... ... quase como se fossemos para-cidadãos, uma espécie não-exactamente-humana, mas parelela ao homo-sapiens. ‘Guess what!?’ Toda a gente é, no mínimo, assim tão ‘homo’ como nós!!
E cá vai um achado que vão amar, originário do Brasil – 'Parentalidades "impensáveis": pais/mães homossexuais, travestis e transexuais', por Elizabeth Zambrano:

RESUMO:
O aumento do número de famílias formadas por pais/mães homossexuais, travestis e transexuais tem se tornado não apenas um fato social, como também um fato socioantropológico, requerendo uma revisão das nossas convicções tradicionais. O propósito deste artigo é demonstrar como o modelo tradicional da família - considerada uma família "normal" - tem influenciado a construção de parentalidades consideradas, até recentemente, impensáveis, seja socialmente ou perante a lei. O desafio deste momento é enfrentar as novas demandas e desconstruir antigas certezas da antropologia, da psicologia/psicanálise e do direito, favorecendo a legitimação dessas famílias dentro da sociedade.

12 comments:

Siona said...

Não tem muito a haver com o tópico do post (aliás, não tem nada ;), mas aqui fica uma prendinha, que encontrei no Youtube, para uma menina chamada Grace: Jump

Enjoy ;)

BTW, there is a Santa Claus! Really! :)

Grace said...

Uau!! Lindo!!!! :D Boa!!!
Mas oh Luísa... não adianta enganarmo-nos mais... já somos muito crescidas para persistir a acreditar no Pai Natal... Não existe, é só uma ilusão, acredita... :(

Siona said...

Lamento, mas discordo, e muito!
Não ouves as renas lá fora? Eu ouço! ;)

P.S. E ainda dizes que sou eu a pessimista! Da próxima vez que citar Nietzsche, e me fores censurar, lembro-te disto... pffffff!

Grace said...

oh!

Siona said...

Nem "oh!", nem meio "oh!", existe, e acabou! L dixit! ;)

Grace said...

AIII!! Neste assunto eu estou à frente para certificar que não! NÂO EXISTE PAI NATAL!! Só existem imitações rascosas, cada uma convencida que é melhor que a outra!

Isabel Freire said...

Gosto muito da combinação, aliás, alternância doente mental, ente estéril.
:)
É muito arrojado, fica bem com uns jeans russos, um batôn esborratado, um cabelo very blond...
parece uma nova tendência para a primavera /verão!

Grace said...

ahahahaha....lolololol... Muito boa, Isabel!! :D
E bom saber-te bem disposta! :)

Siona said...

Só vim aqui outra vez para dizer que existe mesmo o Pai Natal!
Nem penses que tens a última palavra no assunto. Nunca ninguém a teve comigo! ;)

P.S. Olha aqui a prova, sua céptica! ;)

Siona said...

'Tão a ver? Last word!
Hihihihihi... ;)

Grace said...

Mas então toda a gente continua a idulir-se dessa maneira!? Mãe Natal à lá Hugh Heffner? Como é possível!? O Pai Natal até pode existir... mas é mais que certo que não quer nada comigo!

Siona said...

Grace, sua *chata*, o amor existe, desilusões ou não. Hás-de ter todo o amor que queres e mereces, de uma rapariga que vais conhecer daqui a não muito tempo. Não sei de onde ela virá, mas que existe, isso ela existe mesmo.

Tu é que te iludes: o amor está à tua espera. E quer concerteza ter muito a haver contigo! ;)