A 'go getter' blog with a purpose - keep your eyes on it!

Wednesday, January 3, 2007

E nós parados, a ver navios rumando ao progresso!

Primeira União Homossexual na Suiça

Dois homens tornaram-se o primeiro casal na Suíça a unir-se numa união homossexual, em sequência da mudança de leis. Os homens, com idades 89 e 60 e que desejam conservar o anonimato, registaram a sua união terça-feira em Locarno, no estado de Licino, sul da Suíça.

“Foi muito comovente. A certo ponto acho que todos tínhamos lágrimas nos olhos” disse Donatella Zappa, uma testemunha da cerimónia. Zappa, que também é membro do grupo pelos direitos dos homossexuais ‘Imbarco Imediato’ (Embarque Imediato) disse que o acontecimento marcava “o início de um novo período. A lei permite a todos os casais homossexuais terem os direitos que todas as pessoas devem ter.”

A nova lei, que foi aprovada num referendo popular em 2005, não permite o casamento entre duas pessoas do mesmo sexo, mas assegura que as uniões homossexuais sejam colocadas num plano legal semelhante às dos parceiros casados. Os casais do mesmo sexo receberão os mesmos estatutos fiscal e pensionista que os outros casais, mas não serão autorizados a adoptar crianças ou recorrer a tratamentos de fertilidade.

Mais casais do mesmo sexo estão agora a alinhar-se para dar o nó. “O facto de que há casais que tornaram as suas uniões legais e oficiais vai servir como modelo” disse Zappa.”

(notícia original aqui)

Enfim, o caminho não foi todo percorrido neste exemplo, mas o avanço que adiantaram à nossa frente, país europeu e 'civilizado', é notável e digno de apontamento.

3 comments:

Duca said...

Lá se vai legislando a favor da comunidade GLBT. Pena que seja tão devagar.
Fico feliz por esse casal de gays e por outros que se seguirão.
Excelente blog, Grace!
E como diz a minha amiga BF, que 2007 seja mais Eyes On The Pride.

Grace said...

Pois é Duca, mas o que se vai legislando é lá fora. Por cá, e pelo que me ocorre, a última vez que se legislou a favor dos direitos lgbt foi há 4 anos, com a revisão da constituição que resultou na revisão do artigo 13º.
Depois dessa vez, em que a atenção dos legisladores estava objectivamente orientada para as pessoas lgbt - e repara que todos os dias leis são revistas e reescritas em Portugal - não se voltou a considerar os nossos restantes direitos, que, contra muitos pedidos de atenção (criminalizar a homofobia, legalizar as uniões civís e a adopção), têm sido propositadamente ignorados.

À parte destes assuntos pesados... muito obrigada pela tua apreciação do Eyes On! :)
Oxalá 2007 seja mais Eyes On The Pride, mas sobre muitas outras coisas urgentes também. E que seja para ti um ano cheio de felicidades.

Duca said...

Tens razão Grace, por isso eu digo que se legisla devagar. Mas em Portugal a coisa é mesmo devagar, devagarinho, parado. Esta gente ainda não percebeu que apenas está a adiar o inevitável.

Eu provavelmente não usufruirei de todos os direitos a que, pelo facto de ter a capacidade de gozo de direitos desde que nasci acrescida da capacidade de exercício de direitos desde que atingi a maioridade, deveria ter e não tenho por ser lésbica. No entanto, o caminhar para o exercício de todos os direitos por parte da comunidade GLBT é um processo irreversível e mais tarde ou mais cedo inevitável que me deixa feliz, principalmente, pelas gerações mais jovens e vindouras.

Continuemos a nossa luta e que 2007 seja um ano bom para tod@s nós

Beijo