A 'go getter' blog with a purpose - keep your eyes on it!

Saturday, December 16, 2006

O preservativo feminino.

O que é?

Depois da actividade que o Clube Safo organizou na semana passada sobre práticas de sexo seguro entre mulheres, subsiste entre as mulheres, e homens, a falta de conhecimentos sobre como diminuir os riscos para as mulheres inerentes ao sexo – não existe somente a hipótese do uso do preservativo masculino. Uma das mais flagrantes falhas é o desconhecimento do que é, para que serve e como se usa o preservativo feminino.

Antes de mais, tal dispositivo existe! Trata-se de uma barreira de poliuretano, tipo bolsa, que se destina a impedir o contacto directo entre a vagina e útero de uma mulher, e um corpo estranho que a penetre. Deve, então, ser inserido na vagina – operação que é facilmente executada pela própria mulher, sendo ainda mais simples a remoção do preservativo – já que vai servir de receptáculo aos fluidos que possam nela ser vasados, seja sémen, saliva ou outros, potencialmente perigosos. Como o preservativo masculino, a função primária deste é evitar doenças cujo contágio ocorre durante o acto sexual (IST’s – HIV, Hepatites, sífilis, etc...) – heterosexual ou homossexual – através do contacto com fluidos contaminantes.

Nesta bruchura em português, muito compreensiva e que podem imprimir se clicarem no link do .PDF, poderão averiguar o que é e como se aplica e usa um preservativo feminino. Como foi anteriormente dito, este preservativo não se encontra à venda em Portugal. No entanto podem encomenda-lo pela internet, desde Espanha, aqui. Aqui conhecerão como ele foi adoptado e aceite no Brasil.

No comments: