A 'go getter' blog with a purpose - keep your eyes on it!

Monday, December 4, 2006

Eyes On... no Brasil.

Já nos podem encontrar por essa blogosfera fora!

Fomos ao Brasil mostrar opinião, pelas mãos habilidosas do Uva Na Vulva (link na barra lateral) que recuperou um dos nossos primeiros posts.

No curtinho tempo de vida deste blog, já temos a agradecer críticas vindas de ‘público’ internacional. Este fim de semana recebi em e-mail palavras muito simpáticas e lisonjeiras d@ BF: “Adoro a qualidade dos blogs glbts portugueses. (...) Seu blog todo é muito bom!!”

Eu posso imaginar que a qualidade que aprecias nos blogs lgbt portugueses possa derivar da necessidade que existe ainda em Portugal de batalhar pelos direitos lgbt, porque ainda é necessário repetir que homofobia deve ser criminalizada, ainda é necessário transmitir que homossexualidade é afinidade tão natural quanto heterossexualidade, é necessário cada vez mais inundar a opinião pública com o tema das descriminações criminosas e quebrar a tacanhez deste povo bruto. Não creio que esta circunstância merece alguma gratidão da parte de nenhum blogger-lgbt-activista, mas que nos dá muita garra para ‘speak out’, isso dá!

:) Obrigada a tod@s @s que nos leiem, e nos criticam.

11 comments:

Siona said...

Estava com um bocadinho de insónias, e decidi vir aqui armar-me também ;)

Está lá uma mençãozita ao Fish. Não sei como caneco os italianos deram comigo, sobretudo porque os próprios blogs T italianos devem ter falado no assunto. Mas, enfim, não me queixo da publicidade gratuita ;)

Uma beijoca à blogger sénior, e à nova também. ;)

Isabel Freire said...

Pois eu espero aprender muito com as duas!!!
:)

Grace said...

Já deixei uma achegazita no teu blog. Agora cabe à L ir lá corrigir e/ou melhorar! :)

Anonymous said...

Olá! Sou leitora assídua do Uva na Vulva, e certamente não poderia deixar de comparecer ao seu blog - fonte apresentada pela B.F.,num belo trabalho desta semana.
E mais, registro aqui, reforçando as palavras que B.F. dirigiu a você, os blogs portugueses são extremamentes bem cuidados, com conteúdos "densos", não tão diluídos conforme encontramos no Brasil, por ainda estarmos em movimentos fragmentados, quase que isolados, por falta de uma atitude e identidade de grupo,movimentos fragmentados, quase que isolados, por falta de uma atitude inclusiva de todos os grupos, na dimensão que a causa merece: visibilidade, dignidade, direitos e sobretudo respeito. A causa merece navegar continentes, abraçar ilhas...Parabéns!!!

Anonymous said...

a tempo, corrigindo: BF.

Siona said...

Grace: Sim, já lá fui deixar um testamentozito ;)
Não é nada que já não te tenha dito, mas dá uma olhada, ok?

Beijoca.

Grace said...

Olá no s. muito obrigada pela visita, e pelas palavras simpáticas... são mesmo muito lisonjeiras e animadoras.
Tenho, no entanto, que retificar que em Portugal nem todos os conteúdos são 'densos' na blogaysfera ou no activismo extra-cibernético, e parece-me até, pelas notícias que tenho tido do que se passa no Brasil, que as mentalidade aí estão bem mais disponíveis para abraçar as 'ilhas' e assuntos lgbt que aqui, onde invariavelmente qualquer assunto que se aproxime vagamente de temáticas sexuais é varrido para de baixo do tapete tabu.
Mas existimos, não somos ficção nem nos deixaremos reduzir a ácaros microscópicos. Quem se sentir gente lgbt, venha cá fora e faça-se existir!

Grace said...
This comment has been removed by the author.
Grace said...
This comment has been removed by the author.
LD. said...

Olá, Grace,
Vou juntar-me à turma de admirador@s dos blogs lgbt portugueses. Acho que além da indiscutível qualidade dos textos, a outra característica que os diferencia é a grande interação, o intercâmbio, a união. É impossível não comparar com o que acontece na blogsfera brasileira, onde o que se encontra são blogs juvenis, no estilo "diário de um adolescente", ou blogs até com conteúdo bom, mas que se isolam de forma sectária, formando grupinhos que não compartilham, não trocam, não reproduzem informações e se tornam ilhas isoladas que repelem ou não respondem a qualquer tentativa de interação por parte de quem não faça parte daquele grupo. Ao invés de haver união para que todos cresçam, há o individualismo, o estrelismo, o querer brilhar sozinho. Ainda bem que temos o exemplo de vocês para refletirmos sobre o que ocorre por aqui. Quem sabe um dia...?
Beeeijos

Grace said...

Olá Alpha, sê benvinda à blogaysfera portuguesa!
Em especial, agradeço a visita ao Eyes On...
Aqui também já aconteceu haver algum sectarismo, mas no associativismo, de facto as intervenções vão sendo mais transversais. Em parte isso deve-se à dimensão pequeníssima que a mioria das associações tem, que nos leva a juntarmos todas as forças, mas a razão que se esconde por detrás da timidez que muitos lgbt portugueses dirigem ao associativismo é o verdadeiro motivo de preocupação. Se no Brasil o vedetismo é criticável - também o seria aqui - em Portugal é criticável a mentalidade vigente, dentro e fora da comunidade lgbt, que intimida muito ainda a visibilidade e voz das nossas questões.
Mas parece-me muito bem que pudsse haver uma associação transatlântica onde se podessem reunir os bons aspectos das reivindicações lgbt portuguesas e brasileiras! É, quem sabe! :)
Beijos para ti também.