A 'go getter' blog with a purpose - keep your eyes on it!

Thursday, December 7, 2006

Dia da Visibilidade Lésbica

Que achariam se o governo português instituísse um dia do ano para se celebrar a visibilidade lésbica. Absurdo!?

Concerteza nem imaginam que no Brasil esse tal dia é comemorado a 29 de Agosto, ou que existe mesmo uma proposta, que foi entregue ao governo brasileiro este ano por uma deputada do PSOL-DF, para dedicar oficialmente essa data à expressão da presença lésbica na sociedade brasileira. Conheçam melhor a história...


“Por que 19 de Agosto é o Dia Nacional do Orgulho Lésbico?

Porque, no dia 19 de agosto de 1983, ocorreu a primeira manifestação lésbica organizada contra o preconceito no Brasil. Os donos do Ferro's Bar, bar paulistano que por décadas foi ponto de encontro das mulheres homossexuais de todo o país, não aceitavam que as integrantes do Grupo Ação Lésbica Feminista (GALF/1981-1990) vendessem seu boletim no estabelecimento, embora permitissem a venda de todo outro tipo de material. Chegaram a chamar a polícia para retirar as ativistas do GALF do local, local este sustentado pelas lésbicas de São Paulo e do Brasil. Indignadas, as integrantes do GALF articularam uma manifestação de protesto em frente ao bar, com apoio de grupos homossexuais, feministas, de parlamentares e da OAB, conquistando por fim o direito de venderem seu boletim sem repressão.”
In site ‘Um outro olhar – on-line


“Dia da Visibilidade Lésbica - 29 de Agosto

Em 29 de agosto de 1996, na cidade do Rio de Janeiro, aconteceu o I Seminário Nacional de Lésbicas (SENALE), onde pela primeira vez, no Brasil, reuniam-se então, mais de cem mulheres lésbicas para discutirem seus direitos e suas concepções teóricas e políticas. Em razão disso, essa data foi escolhida como “Dia da Visibilidade Lésbica”, em a alusão àquele encontro que possibilitou a abertura de um fórum oficial de discussões e conferiu mais visibilidade às questões ligadas às mulheres lésbicas.”
In site ‘Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres

No comments: