A 'go getter' blog with a purpose - keep your eyes on it!

Monday, December 11, 2006

Sexo entre mulheres

O dabate “Comportamentos sexuais entre mulheres: práticas de sexo seguro” que o Clube Safo e as Panteras Rosa organizaram no Porto no passado dia 9 deu continuidade a um primeiro que havia já decorrido. Desse resultou um resumo – que serviu de introdução a este – onde estavam enunciadas algumas práticas, os riscos a elas inerentes e as devidas precauções a tomar. Sobre as destinatárias destas informações o debate foi de terminologias e filosofias: sexo seguro entre LÉSBICAS ou sexo seguro entre MULHERES. Por maioria de votos prevaleceu a segunda, e por abranger qualquer mulher indiferenciadamente, que deseje informar-se.
De seguida as representantes das Panteras Rosa demonstraram utensílios e técnicas que auxuliam as práticas de sexo seguro, e findaram com a distribuição de preservativos, luvas e lubrificante – à boa maneira de Mães Natal! Destacou-se o desconhecimento dos preservativos femininos nas farmácias portuguesas e a total inexistência deles em Portugal (os demonstrados provinham de França).

Em resumo: a sessão de esclarecimento foi educativa e formativa sem dúvida, mas acabou por se dirigir exclusivamente a lésbicas.
Pessoalmente considero que o Clube Safo deveria, nesta particular actividade mas noutras também, dirigir-se efectivamente a todas as mulheres de modo a que toda aquela informação não se encerre entre as lésbicas. Mas a já habitual introversão do Clube Safo, particularmente no Porto, não lhe permite alcançar de facto a visibilidade que advogam nos seus princípios. Se cada acção do Clube é uma acção pela visibilidade das lésbicas, porque é que ninguém mais tem conhecimento do que decorre e se convida a participar também, seja homo ou hetero, mulher ou homem? Deste modo, como esperam encontrar esse ‘lésbico’ que procuram!?

2 comments:

Siona said...

Bem, eu acho que compreendo essa defesa do espaço delas. É legítimo ter-se espaços próprios, e até exclusivos, quando se faz parte de uma comunidade oprimida - que é definitivamente o caso, aqui.

De qualquer maneira, concordo que o contrário também é necessário: a inclusão, e a divulgação.

Anonymous said...

Olá Grace!

Te enviei e-mail.
Aguardo seu retorno.

Grande beijo e parabéns mais uma vez pela qualidade do espaço "Eyes".