A 'go getter' blog with a purpose - keep your eyes on it!

Wednesday, April 11, 2007

Lésbicas nepalesas escapam a captura

Tinha acabado de ter conhecimento através deste site, quando uma 'voyer' atenta, e atenciosa, do Eyes On me informou, através de outro comunicado, sobre a mesma notícia:

A caminho do trabalho - uma clínica de rastreio do HIV - duas mulheres suspeitas de serem lésbicas - 16 e 20 anos - foram capturadas e aprisionadas por guerrilheiros maoístas. Foram interrogadas durante 6 horas e submetidas a 'testes para se averiguar se eram lébicas. Desde aquele dia 2 de Março foram obrigadas a comportarem-se 'de modo heterossexual' e a treinar técnicas militares. Conseguiram fugir do campo militar e contactar a única organização LGBT do Nepal, a 'Blue Diamond Society'.
Os maoístas fazem parte da coligação no governo, e a sua líder, Hisila Yami, declarou, no mês passado, que 'não perseguiam homossexuais, mas também não encorajavam o seu comportamento'. Esta foi a reação às crescentes chamadas de atenção por parte da comunidade internacional para as violações dos direitos das minorias sexuais.

"Em Janeiro a Alta Comissária das N.U para os Direitos Humanos, Louise Arbour, criticou o novo governo nepalês por não pôr fim à discriminação contra a comunidade LGBT."
"Os membros da comunidade LBGT são arbitrariamente presos, deditos sem audiência e agredidos e torturados por guardas prisionais."
"No ano passado a polícia prendeu 26 transexuais numa só busca. De acordo com a Blue Diamond, foram levad@s para a esquadra central de Hanuman Dhoka, em Katmandu, onde ficaram detid@s durante semanas sem poderem contactar ninguém."
"A Blue Diamond também disse que os funcionários de projectos de prevenção do HIV são regularmente assediados pela polícia."
"No ano passado Nepal foi um dos vários países nomeados no relatório de violações dos direitos humanos do State Department (governo norte-americano)"

1 comment:

Angell said...

Sempre a violação dos direitos humanos e a descriminação! As mentalidades continuam tão tacanhas como desde, os primórdios em que a humanidade; é humanidade...