A 'go getter' blog with a purpose - keep your eyes on it!

Saturday, April 7, 2007

Merece menção, e aplausos

"Eritreia proíbe mutilação genital feminina"
no Público Online

"A Eritreia proibiu a mutilação genital feminina (MGF), uma prática que consiste na remoção do clítoris e que atinge 89 por cento das mulheres, islamizadas e cristianizadas, deste país africano."

"O código penal da Eritreia passa a punir, com efeitos desde 31 de Março, “quem exija, incite ou promova a excisão” de mutilar uma menina (a média de idades das vítimas situa-se entre os seis e os dez anos), mas também quem tenha conhecimento da prática e não informe as autoridades. (...)"

"(...) A Unicef estima que três milhões de meninas sejam mutiladas por ano e a Organização Mundial de Saúde contabiliza em 150 milhões o número de mulheres já excisadas. A prática persiste em 28 países, essencialmente localizados no continente africano."

3 comments:

Angell said...

Grace,
Uma boa notícia, sem dúvida!!! Merece menções, aplausos e muito mais! Que sofrimento a que essas mulheres são votadas. A mutilação de uma parte delas. Ainda bem que as mentalidades vão mudando; e que as autoridades tomarão medidas sobre tamanha barbaridade!

Grace said...

Sim, é verdade, excelente notícia. Não se trata simplesmente de uma parte delas, é o orgão que lhes permite reconher o prazer no seu corpo, um dos orgãos ques lhes confere o sentimento de feminilidade. Extirpa-lo era negar-lhes a sua feminilidade e a plenitude das funções dos seus corpos, e era muito mais que um ritual simbólico... Servia efectivamente para subjuga-las a uma qualidade de imperfeitas, incompletas, criaturas manipuladas por homens, para sempre condenadas à força das suas vontades.
Oxalá as medidas sejam realmente implementadas pelas autoridades.

Angell said...

Grace,
Realmente tens razão em tudo o que disseste! Sendo o orgão que reconhece o prazer mutilado; essas mulheres ficam incompletas. Assim sendo facilmente manipuladas pelos homens.

Uma triste realidade, um atentado contra a feminilidade, a sexualidade, a saúde, o prazer, a felicidade das mulheres!

Só espero que sejam tomadas as medidas devidas; para que façam acabar com tamanha barbaridade e ignorância!