Moda lésbica
É de 2001 a pequena reportagem que verão a seguir, mas o tema é eternamente actual: moda.
Há testemunhos de algumas figuras conhecidas por cá – Ellen Degeneres, Chloë Sevigny e Lily Tomlin – outras desconhecidas por cá, e também de mulheres ‘anónimas’.
Notem especialmente bem, e anotem se necessário, os exemplos a NÃO seguir (vão precisar de muito papel). Pronto, desconta-se a data ultrapassada... mas há ali figurinos que eram de escusar sob qualquer pretexo que fosse!
Mas o assunto até é sério, porque caracterizador de um território cultural que é o das lésbicas. Contabiliza-se nesta outra página sobre moda/estilo lésbico que os 11 acessórios lésbicos mais ‘lésbicos’ – na cultura lésbica americana, delineie-se por aqui este território – são, por ordem crecente:
11. flanela
10. chapéus
9. guitarras
8. uma ‘partener’ boazona, hetero ou bi-curiosa
7. ‘macacões’ ou ‘jardineiras’
6. botas e casacos de motociclismo
5. coletes
4. corte de cabelo ‘lésbico’
3. tatuagens
2. t-shirt branca de alças
1. gravatas
Depois da reportagem, não os posso recomendar, mas diria que alguns acessórios listados me agradam, particularmente o 2º, e acho que ficaram esquecidos dois de extrema importância, e muito do meu agrado também: suspensórios (que foram o meu primeiro dos acessórios lésbicos) e a própria da moto!
Bons apontamentos, se conseguirem! :)
3 comments:
Embora não ligue muito a modas; mas é sempre bom saber destas coisas. Da lista dos 11 acessórios; agradam-me o 1, o 4 e o 5. :)
Acho que na Europa a lista seria outra, quase integralmente! Mas não sei exactamente qual seria a sua composição... Enfim, se calhar o melhor é não elaborar este tipo de listas, perdem todo o sentido com a facilidade de uma feliz excepção.
Muito belas.
Post a Comment