A 'go getter' blog with a purpose - keep your eyes on it!

Saturday, March 31, 2007

Isto não está bem... nada bem

No Tennessee, E.U.A., uma rapariga de 15 anos acusou um homem de 42, Alexander Cross, de a ter molestado com práticas de sexo oral. Cross foi detido em janeiro de 2007 para aguardar julgamento, tendo sido, ao décimo dia, ‘flagrado’ no chuveiro com formas femininas. Passou a ser recluso na ala das mulheres.
A acusação veio a declarar em tribunal, que a rapariga se tinha apaixonado por Alexander antes de ‘descobrir que era uma mulher’. Perplexa, a rapariga colocou a justiça em perseguição de Cross, a mesma justiça que havia concedido a este, e bem, a mudança do nome de baptismo.
A defesa instruiu Cross a declarar-se culpado... enquanto mulher. Uma das acusações foi retirada, e a juíza Rebecca Stern suspendeu a sentença de 2 anos a que Cross podia ter-se sujeito. Apesar disso, obrigou-o a registar-se como ‘agressor sexual’, e disse-lhe que deveria mudar o nome da carta de condução para o que lhe fora dado em baptismo, de novo – isto foi-lhe solicitado nos seguintes termos: “de homem para mulher”.
A GRAVIDADE DESTA DISCRIMINAÇÃO É BÁRBARA.

Esta notícia, apesar de relatar os factos sem mentiras, conta tudo muito mal. Pior ainda no vídeo do link incluido. Alexander é sucessivamente referido como ‘ela’ na segunda parte das notícias, tendo os editores preferido avalizar os erros da juíza a avalizar a verdade da vítima, do verdadeiro ofendido, Alexander Cross.

Penso que também sobre este tema, a transexualidade, o caminho mais correcto é a educação, a difusão das muitas verdades que se escondem sob a intimidação institucionalizada de ameaças brutas, irracionais: educar os agentes da justiça para reformular as teorias e práticas jurídicas; educar os jovens sobre a pluralidade sexual que colora a humanidade, e dizer-lhes que não há problema se as suas também forem coloridas.
Ninguém aplica conhecimentos que não tem.

Friday, March 30, 2007

"Puppet on a string"

Sandie Shaw na Eurovisão, em 1967.



... e a mesma Sandie Shaw, a mesma canção, em 2002...

"celebérrimo Baile dos Bombeiros"

Recuperando a tradição domingueira, agora numa versão modernó-pimba-chique-pop.

Nos 1ºs Domingos de cada mês. Agora Abril e Maio ... depois se verá.
A partir das 17H30
Entrada 2€

CCGLL - Centro Comunitário G e L de Lisboa

Thursday, March 29, 2007

'Queer puppets' em videos queer



Cirque Noir - 'Puppeteer'



Puppet of Evil

Wednesday, March 28, 2007

"os direitos humanos não admitem excepções"

ou Os 'Princípios de Yogyakarta'

"(...) No ano passado 54 países fizeram um chamado ao Conselho (da ONU) para que respondesse às constantes violações de direitos humanos de homossexuais, sem que uma posição fosse tomada."

"Os Princípios de Yogyakarta foram desenvolvidos em resposta a uma extensa documentação de abusos dirigidos as pessoas por sua orientação sexual e identidade de gênero, real ou percebida. Entre as violações documentadas estão execuções extrajudiciais; violência e tortura, repressão a liberdade de expressão e associação, a discriminação no trabalho e no acesso a saúde, educação, acesso a justiça e nas questões de migração."

"(...) O documento contém 29 princípios fundamentais, entre eles o direito à não-discriminação, à vida, à privacidade, à liberdade de opinião e expressão, ao trabalho, de criar uma família, de participar da vida pública e cultural, educação e julgamento justo, entre outros. Cada um dos princípios é acompanhado por recomendações detalhadas aos governos sobre como por fim a discriminação e aos abusos. (...)"

Estes excertos foram recortados e re-editados a partir do texto original AQUI.

Tuesday, March 27, 2007

Mostras cinematográficas

Se não queres ser tacanh@, e se queres, pelo menos, uma orientação na vida, fica já a saber onde está a ponta da lança do pensamento criativo:

Paris (16 a 21 de Março de 2007... perdido por pouco)
2nd Festival de Cinéma Queer
cinéma l’Entreport – Paris

Valladolid (23 a 30 de Março)
VII 'Cinhomo’ – Muestra Internacional de cine gay, lésbico, transexual y bisexual de Valladolid
49 filmes de 15 países

Londres (21 de Março a 4 de Abril)
21st London Lesbian and Gay Film Festival
Entertenimento para todas as idades, de 4 a 15 libras. O podcast da noite de abertura é interessante, com entrevista a Daniela Shea (Max em The L Word)

Berlim (19 a 22 de Abril)
Berlin Queer Festival
…filmes, festas e manifestos!

Monday, March 26, 2007

Dar o feminismo a conhecer aos homens - 28 de Março

Todos os debates são poucos em Portugal, mesmo que, consecutivamente, resultem numa marginal evolução (in)formativa das populações. E cá vai mais um, este ainda um bocadão longe de assomar-se a alguma ‘fractura’, mas querendo preencher uma lacuna (como todos os debates tentam, afinal de contas: nivelar facções). Quem promove é a Não Te Prives, que deixa no seu site o anúncio:

Debate: Femininos no Masculino

Qual a relação entre os homens e o feminismo? Será que o feminismo importa a tod@s? Podemos falar de homens feministas? Que espaço existe para feminismos no masculino em Portugal?
Uma tertúlia para responder a estas e outras questões, aberta a todas as pessoas, com os convidados:
- Bruno Sena Martins, antropólogo
- João de Oliveira, investigador, ISCTE
- José Manuel Pureza, FEUC
- Paulo Jorge Vieira, geógrafo

Data e hora: 28 de Março, Quarta, 18h
Local: Foyer do Teatro Académico Gil Vicente, Coimbra
ENTRADA LIVRE --- Aparece, traz amigas/os e divulga!

Organização: não te prives - Grupo de Defesa dos Direitos Sexuais

Saturday, March 24, 2007

O Porto precisa ser salvo

Vale a pena desobedecer ao tema deste blog só este bocadinho, para mostrar a quem ainda não viu (!!!) o calamitoso abandono a que o romântico Porto está a ser votado. Uma vergonha que não pode perpertuar-se. Cenário só adequado a cenas de horror e tristeza.

"China ganha programa de TV para gays e lésbicas"

No próximo dia 5 de abril estréia pelo canal Phoenix TV o programa "Reunião com o mesmo sexo", apresentado e dirigido para homossexuais. O programa terá 1 hora de duração e será dividido em dois blocos: no primeiro acontece um debate sobre saúde e sexualidade; no segundo uma espécie de consultório sentimental.
A seleção para os apresentadores atraiu 900 candidatos, 600 homens e 300 mulheres.

Marginalizado
Em 2005 o que seria o primeiro Festival de cinema gay e lésbico da China foi proibido de acontecer na Universidade de Pequim e teve que ser transferido para um espaço alternativo. A censura também atingiu o MixBrasil, já que este portal é proibido de ser acessado no país.

O calendário não mente... falta pouco, mas não é Abril.
Sempre se soube serem um dos países mais faltosos no cumprimento dos direitos humanos. E se cresceu que se fartou a discriminar tantos cidadãos e cidadãs, façam contas - se conseguirem - ao que vai crescer agora.
Uau! Sinceramente... U-A-U!!

Friday, March 16, 2007

PostIt

Vou ausentar-me uns dias.

Ossos do ofício.

Até já.

(Parabéns sista C.)

Thursday, March 15, 2007

Eu também não sou de ninguém

Hoje o guitarrista da Rua da Cedofeita cantou isto enquanto eu passava:

"Mais do que a um país
que a uma família
ou geração

Mais do que a um passado
Que a uma história
ou tradição

Tu pertences a ti
Não és de ninguém

Mais do que a um patrão
A uma rotina
ou profissão

Mais do que a um partido
que a uma equipa
ou religião

Tu pertences a ti
Não és de ninguém

Em
Vive selvagem
E para ti serás alguém

Nesta viagem
Quando alguém nasce
Nasce selvagem
Não é de ninguém"


"Nasce Selvagem" - Delfins

Grace Oddity

Sonhei com a Martina Navratilova!
Fiquei a matutar sobre isto, porque houve situações mais ‘intensas’...

Eu até gosto de ténis, e sabia que ela é activista lésbica, mas... donde e porque raio foi o meu subconsciente buscar ESTA pessoa para ‘avivar’ o meu sonho!? Porque não outra tenista, e porquê uma tenista!? Terá sido apenas indução do clube de ténis que vejo da varanda!?
De alguma forma, a Martina tem de fazer parte da minha surrealidade. E como será?
Verificando alguns factos encontrei o seguinte:

- Martina nasceu na antiga Checoslováquia em 1956
- Naturalizou-se norte-americana em 1981
- Foi tenista entre 1973 e 2006
- Revelou a sua homossexualidade em 1981
- É vegetariana e activista pelos direitos dos animais
- Defende e pratica um estilo de vida saudável e desportista
- ‘Cute as hell! And sexy too!

Está explicada! :)

Wednesday, March 14, 2007

"Direitos sexuais são direitos humanos"


Deixem passar o casamento... em Braga

Todos podem assistir e deseja-se que participem.

Virá bem a propósito da fama que Braga tem de ser cidade de padres e o Minho região de tradição em casamentos, o colóquioAs uniões de facto e o casamento: para onde tende a discriminação?” que o GRIP levará à Universidade do Minho na 6ª feira próxima, 15 de Março.

Um representante do Grupo de Refelexão e Intervenção do Porto dará voz “pela defesa da necessidade de acesso de casais do mesmo sexo ao casamento civil”.
Às 15 horas, no Anfiteatro 1 do Complexo Pedagógico 1 do Campus de Gualtar (onde já decorreu o debate “Identidade e Cidadania: activismo Gay e Lésbico”)

Monday, March 12, 2007

Cinedifusão erótica para educar!

Esta notícia conta:

Espanhois receberão um pouco de educação lésbica

(...) o governo da Catalunha, Espanha, galarduou com um prémio de 15.000 euros o realizador Conrad Son para que ela faça filmes eróticos ‘women-friendly’. O PinkNews relata:

«Representantes da região nordeste espanhola consideraram os filmes eróticos úteis na difusão da língua catalã.

O sr. Son disse ao jornal ABC que enquanto realizador experiente, ele seria capaz de preservar os seus filmes eróticos em vez de explícitos. (...) Os filmes com títulos tais como ‘Laura is not alone’ e ‘The memory of fish’ verão as personagens femininas encetar aventuras eróticas, incluindo sexo lésbico.»

Representantes oficiais mais conservadores, entretanto, insistem que o prémio ‘esbarra na apropriação indevida do dinheiro dos contribuintes.'


A ser verdade, é uma estratégia muito engenhosa do governo catalão para divulgar a língua local às mulheres – mas muito mais os homens, previsivelmente – de toda a Espanha e mundo periférico. Enfim, há standards de imagética lésbica-erótica a preservar! :) Aguardamos expectantes.

A minha é a melhor mãe do mundo!

Mesmo quando o assunto é sério. E desta vez foi.

Numa declaração sucinta houve preocupação e orgulho. Ela manifestou-se atenta às minhas dificuldades e lutas, e dispôs-se a dar ainda mais de si, porque eu “ainda não tenho uma mulher, nem uma casa e uma vida arrumada.” Assim mesmo, nestes termos! :)

Deixando à parte como a conversa prosseguiu... foi tão lindo o ‘orgulho lésbico’ da minha mãe!

Sunday, March 11, 2007

Lesbofobia_4

Situações passadas

2007, Fevereiro – Chile: Dois casais de jovens lésbicas denunciam à associação LGBT chilena ‘Movimiento de Integración y Liberación Homosexual’ que foram advertidas, de modo grosseiro, para não trocarem afectos nos espaços do parque de diversões Fantasilandia.

2007, Fevereiro – Irlanda: Juntas há 20 anos e casadas no Canadá em 2003, duas lésbicas Irlandesas foram impedidas pela justiça irlandesa de declarar rendimentos em conjunto, e viram a sua união, legal e regular, perder efeito. Recorreram da decisão jurídica, reclamando inconstitucionalidade, e novamente ficaram a perder.

2004, Junho – Espanha: duas lésbicas retiraram-se de um bar de Getaria, depois de terem sido insultadas pelos clientes. Foram perseguidas ainda, pela dona do estabelecimento, que proferiu insultos muito grosseiros. Fizeram uma denúncia a uma associação de defesa dos direitos LGBT, que solicitou à dona do bar que se identificásse. Os dados que esta lhes entregou eram falsos.

2000 – Brasil (7 relatos diferentes):
1. bar em Brasília explusa lésbica por beijo na boca;
2. lésbica e militante é ameaçada de morte, em Minas Gerais;
3. lésbica é drogada num bar e assaltada em casa, no Rio de Janeiro;
4. lésbica de 41 anos é violada no local de trabalho, São Paulo;
5. lésbicas são impedidas de registarem-se num motel, São Paulo;
6. casal de 24 e 38 anos ganha indemnização por injúrias, ameaças e boicote, Rio Grande do Sul;
7. Compaq discrimina lésbicas na internet

1999 – Chile: num esforço para que o governo revogásse a lei que considera a homossexualidade atentatória dos ‘bons costumes’, duas lésbicas lançaram numa rádio local uma campanha que recolheu milhares de apoios. Consequentemente tornaram-se vítimas de injúrias, perseguição, ameaças, tentativas de sequestro. Refugiaram-se na Argentina enquanto solicitaram asilo ao Canadá.

Para reportar situações de lesbofobia:
lesbophobie@sos-homophobie.org
ilga-portugal@ilga.org
umar.lisboa@netcabo.pt ou umarpt@netcabo.pt
homofobia@mail.pt

Outros recursos: Lesbofobia_1; Lesbofobia_2; Lesbofobia_3

Friday, March 9, 2007

Violência pelos olhos de Mulheres e Lésbicas

Anuncia o blog ‘Girls Who Like Porno’ que a 21 e 22 de Abril próximo decorrerá em Barcelona a 1ª Mostra de Curtas de Mulheres e Lésbicas sobre Violência. O evento organizado pela ‘Corto Circuito’ e MAMBO solicitou que fossem inscritos filmes durante Fevereiro, e exibem-nos agora no que designam de “proyecto feminista autonomo, de mujeres y lesbianas para mujeres y lesbianas”. São itinerantes e estão à procura de sediar as suas iniciativas culturais.

Também a COLEGA Jaén programou uma mostra de filmes decorrente das iniciativas do Dia da Mulher.

Para reportar situações de lesbofobia:
lesbophobie@sos-homophobie.org
ilga-portugal@ilga.org
umar.lisboa@netcabo.pt ou umarpt@netcabo.pt
homofobia@mail.pt

Outros recursos: Lesbofobia_1; Lesbofobia_2; Lesbofobia_3

Lésbicas casam no Brasil

"A Justiça do Distrito Federal reconheceu a união entre duas lésbicas para fins previdenciários e divisão de bens. A ação civil foi iniciada por uma servidora do Ministério da Fazenda e sua companheira, juntas há 24 anos.

Na sentença o juiz afirma que o casal apresentou "prova robusta de convivência duradoura, configurando às claras uma relação estável homoafetiva".

O juiz Rogério Volpatti Polezze, da 22a. Vara do Distrito Federal, também usou o príncipio da igualdade para justificar sua sentença. (...)"

Lesbofobia_3

Na 60ª sessão da Comissão pelo Direitos Humanos das Nações Unidas (Outubro de 2004) a ILGA International, em colaboração com a Swedish Association for Sexuality Education and RFSL, uma associação LGBT Sueca, emitiu um alerta para a situação de dupla discriminação a que estão sujeitas as mulheres lésbicas e bissexuais: “(...) De facto, as mulheres lésbicas e bissexuais de todo o mundo são as pessoas mais vulneráveis à perseguição por causa do seu género e da sua orientação sexual. Mesmo entre a maior parte dos grupos que se dedicam à defesa dos direitos das mulheres, aquelas que são lésbicas e bissexuais são descriminadas, as suas questões são geralmente descritas como disruptivas. (...)”.
Assim, ILGA e RFSL salientaram a urgência em integrar estas mulheres na marcha global pela total emancipação.

A oradora indiana participante na sessão admite que os atentados contra a sexualidade feminina não recebem nenhuma atenção na Índia. Referiu os riscos que correm as lésbicas indianas, pois entende-se que abdicaram do sistema familiar tradicional. Elas acabam por ficar desprovidas de apoio social.

A oradora do Zimbabue referiu que o racismo acresce como factor de discriminação das lésbicas em toda a África.

A oradora sueca lembrou que, mesmo depois de 25 anos de vigência de leis que garantem a plena igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres, estas auferem salários ainda 15% mais baixos que aqueles.

A oradora Suíça baseou num estudo norte-americano o facto das lésbicas serem mais maltratadas que os homens jovens, e mesmo os gays, incorrendo elas num maior risco de suicídio.

Para reportar situações de lesbofobia:
lesbophobie@sos-homophobie.org
ilga-portugal@ilga.org
umar.lisboa@netcabo.pt ou umarpt@netcabo.pt
homofobia@mail.pt

Outros recursos: Lesbofobia_1; Lesbofobia_2

Thursday, March 8, 2007

Lésbicas, e mulheres... como todas.

COLEGA Jaén celebra o 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, apostando na visibilidade das mulheres lésbicas."

A delegação da associação LGBT espanhola COLEGA, da província andaluza de Jaén, fará das lésbicas o seu estandar-te para celebrar esta efeméride.
Serão levadas a cabo diversas iniciativas, que se iniciaram já na tarde da quarta-feira com a divulgação de uma campanha “MULHER LÉSBICA, AGORA TU”. Durante os próximos meses esta campanha percorrerá toda a província, para dar visibilidade às questões do lesbianismo.

Hoje terá início o “CICLO DE CINEMA SAI DO ARMÁRIO” – iniciativa apoiada pela Universidade e Município de Linares – que levará diversos filmes a várias localidades, e na capital distrital a associação “(...) participará de forma activa na manifestação convocada por colectivos de mulheres e homens pela igualdade real (...)”. A “CIBERACÇÃO PARA APOIAR MULHERES LÉSBICAS NO UGANDA” terá como finalidade divulgar informação recolhida pela Amnistia Internacional sobre um caso de perseguição e ameaças a 13 lésbicas: serão enviados e-mails e cartas às autoridades do Uganda “(...) com o objectivo de acabar com a hostilidade de que sofrem as lésbicas, gays, bissexuais e transexuais no Uganda de forma regular (...)”.

“CAMPAÑA “MUJER LESBIANA. AHORA TÚ”

Wednesday, March 7, 2007

Lesbofobia_2

No passado dia 27 de Fevereiro a associação espanhola JereLesGay (Asociación de Lesbianas, Gays, Transexuales y Bisexuales) divulgou um manifesto atribuindo ao machismo patriarcal homofóbico, que demarca a matriz subjacente da sociedade, a responsabilidade pela discriminação das lésbicas. Ali reivindicam que estas não mais sejam invisibilizadas e se escusem mais atitudes discriminatórias.
Defendem que importa sobretudo educar sobre os valores de igualdade e respeito pela diversidade sexual, de forma a erradicar “(...) os esterótipos e preconceitos que dão lugar à dita discriminação.

Como exemplo gritante de lesbofobia, a exclusão da candidatura para Miss America da pretendente pelo Estado de Nevada, depois de ter sido ‘apanhada’ a beijar outra mulher. Sem esperar pelo evento, o patriarcado penalizou-lhe a falta de feminilidade – considerado o factor primordial de avaliação nos ‘concursos de beleza’ – sendo ela lésbica, assim que se desvendou a verdade.

Para reportar situações de lesbofobia:
lesbophobie@sos-homophobie.org
ilga-portugal@ilga.org
umar.lisboa@netcabo.pt ou umarpt@netcabo.pt
homofobia@mail.pt

Outros recursos: Lesbofobia_1

Lésbica violada na África do Sul

Na África do Sul, uma mulher lésbica de 19 anos foi violada depois de sair de um bar acompanhada por 3 homens. Eles levaram-na para um descampado, dois deles dominaram-na no chão e violaram-na repetidamente, enquanto que o terceiro se evadia do local, depois de frustradas as suas tentativas de dissuasão dos outros dois. Alegadamente o que motivou os violadores foi a curiosidade: ‘como seria foder uma lésbica?’

Uma porta voz de um movimento de defesa das mulheres, Emelda Boikanyo, tentou diminuir a importância do caso: “O facto de que um deles tentou desencorajar os outros dois mostra que eles não são anormais. Eles são só violentos, agressivos e desordeiros.” Ainda acrescentou: “Eles são só maus elementos da nossa sociedade. Não é crime ser lésbica.

Estas declarações são severamente ofensivas para as lésbicas. Primeiro porque menorizar esta violência é admitir permissão às reincidências; Segundo porque não é normal ser-se anti-social, violento, agressivo, desordeiro... as lésbicas certamente não o são; Terceiro porque mesmo que o lesbianismo fosse ilegal na África do Sul, não caberia a 3 criminosos o julgamento e execução de uma qualquer pena; Quarto porque não é condigno diminuir a importância de uma agressão motivada por preconceitos e ódios irracionais que conseguem subsistir às leis mais ponderadas – é urgente educar os homens e as sociedades, mostrar-lhe que devem às mulheres o mesmo respeito que esperam para si. A perversão das ideias não absolve os genitais.

Para reportar situações de lesbofobia:
lesbophobie@sos-homophobie.org
ilga-portugal@ilga.org
umar.lisboa@netcabo.pt ou umarpt@netcabo.pt
homofobia@mail.pt

Outros recursos: Lesbofobia_1

Tuesday, March 6, 2007

Lesbofobia_1

Existe.

Refere-se a um tipo de discriminação muito grave que recai sobre as lésbicas, primeiro em razão da sua orientação sexual, que contradiz o ditame ‘heterossexual-normal’, e depois, e primordialmente, porque são mulheres. Uma dupla discriminação: homofobia e misoginia juntas podem acabar por agravar o sentimento de repúdio por estas mulheres. A gravidade dessa situação parece ser o motivo de se reportarem menos queixas por homofobia de mulheres que de homens.
Está a fazer 3 anos que um inquérito francês indicou que, de entre 1800 lésbicas, 57% sentiu lesbofobia; quase metade destas sentiu-o durante actividades quotidianas normais, e quase tantas em família; um quarto delas sentiu-o entre amigos e no emprego; 10% sentiu-o num enquadramento médico, com 4% a especificar as consultas de ginecologia. Uma análise detalhada destes dados será publicada durante este ano.

Para reportar situações de lesbofobia:
lesbophobie@sos-homophobie.org
ilga-portugal@ilga.org
umar.lisboa@netcabo.pt ou umarpt@netcabo.pt
homofobia@mail.pt

Sunday, March 4, 2007

Populares consomem-se a si mesmo

El PP no descarta una "sanción política" para las diputadas Villalobos y Pía Sánchez

O PP considera ‘repetida’ a ‘indisciplina’ mostrada no Congresso pelas suas deputadas Celia Villalobos e María Pía Sánchez, que na quarta-feira voltaram a recusar anular o matrimónio entre pessoas do mesmo sexo, y que hoje quiseram de igual modo votar contra a Ley de Identidade de Género, e por isso entendem no Grupo Popular que, além da habitual multa monetária, desta vez devería impor-se-lhes uma sanção política (...)”

“(...) Um deputado assinalou que, em vez de romper a disciplina, seria preferível terem-se ausentado alegando uma gripe. «Isso tem todo o sentido comum», respondeu Rajoy, defendendo a disciplina de grupo. (...)


The Populars’! lol... Democraticamente indisciplinados, mas divertidos! lol

Saturday, March 3, 2007

Eyes On… Tokenismo

Ainda a propósito da última cerimónia de entrega dos Oscars, decorrida a semana passada, encontrei num artigo dum blog inglês um termo que me era desconhecido, e que deverá sê-lo ainda para imensa gente: Tokenismo, um novo conceito para uma atitude velha.

Tokenismo refere-se a uma forma dissimulada de praticar a discriminação de alguns sectores da sociedade enquanto que se transmite uma aparente aceitação daqueles indivíduos entre 'iguais'. Tokens são, então, indivíduos representantes desses sectores, expostos pela mão do ‘stablishment’ como cidadãos aceites numa sociedade tolerante, mas cuja visibilidade é usada como ferramenta política de menosprezo do grupo. Aqui ‘procurava-se’ um token gay, e aqui o Token original.
No contexto do artigo inglês que li, a análise era focalizada sobre a apresentadora dos Oscars – declaradamente lésbica – e estendia-se até outras actrizes e artistas lésbicas que em Hollywood são ‘abafadas’ na altura das distinções de mérito, constituindo a cerimónia deste ano um verdadeiro e felicíssimo volte-face nesta realidade.

Apercebi-me depois que existem muitos mais contextos reais em que o tokenismo é correntemente usado como exemplo de uma política inclusiva e de respeito democrático, quando na verdade é uma fachada de charme hipócrita.
Uma das mais conhecidas ocorrências de tokenismo é a política de ‘Don’t Ask, Don’t Tell’ adoptada algumas vezes pelos militares norte-americanos; Outra acontece nas forças armadas portuguesas e recai sobre as voluntárias que ingressam o serviço; Aqui um trabalho intitulado “Astucias de la razón y psicología crítica: condiciones de erotismo-seducción, prácticas de tokenismo y resistencias ético-políticas” debruça-se sobre aquele tokenismo que passa perfeitamente incógnito há séculos: o machismo paternalista da sociedade sobre a mulher desde que nasce até que morre; O tokenismo na juventude; E aqui concretamente sobre o ‘Orgulho Gay’.

Friday, March 2, 2007

“Casal doa 1 milhão para criação de cátedra gay na UCLA”

Um casal gay doou 1 milhão de dólares em cash à Universidade da Califórnia (UCLA), em Los Angeles, para ajudar a instituição a lançar o que é considerado a primeira cadeira acadêmica em legislação de orientação sexual.

Segundo o The Los Angeles Times, a contribuição de John McDonald, de 74 anos e Rob Wright, de 58, irá ajudar na criação da cadeira de pesquisa dentro da Williams Institute on Sexual Orientation Law and Public Policy da UCLA. Vale ressaltar que o casal já havia doado US$ 1,5 milhão ao Los Angeles Gay and Lesbian Center dez anos atrás.

Haverá por aí algum EuroMilionário LGBT!? Alguém interessado em cultura, e que queira eternizar-se no mecenato!? Nem que seja de forma anónima! O mais provável é termos de continuar a ir a Espanha para receber uma formação condigna... a sorte não tem andado com os homossexuais portugueses, de facto.

'Aliadas' com parlamentares contra a homofobia

O Brasil era até 2005 o país que liderava o número de casos de agressão e homicídio por motivação homofóbica. Também era o líder nos esforços para “caracterizar todas as formas de violência por orientação sexual como um atentado aos direitos humanos”.

Nesse contexto, a ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros) lançou o Projecto Aliadas com o objectivo de mobilizar o governo brasileiro para o combate da homofobia e discriminações homofóbicas num plano jurídico e institucional. Assim nasceu a ‘Frente Parlamentar Mista pela Livre Expressão Sexual’, um grupo de parlamentares da Câmara e do Senado que dispõe os seus votos pelos direitos civis da população LGBT.
Um grupo de 26 coordenadores estaduais angariam localmente o apoio de deputados, mas qualquer cidadão brasileiro pode também indicar representantes dos seus estados (saber mais aqui)

Durante este Fevereiro anunciou-se o número recorde de 113 parlamentares a ingressar na Frente, mas prosseguem os esforços para agregar mais políticos. “(...) a ABGLT iniciou no fim de 2006 uma nova articulação para agregar mais deputados à Frente Parlamentar, tendo em vista a nova legislatura de 2007 a 2010.
O lançamento da Frente Parlamentar pela Cidadania LGBT desta legislatura acontece a 21 de Março próximo, na Câmara dos Deputados, e espera-se até lá alcançar o apoio de 198 parlamentares, objectivo delarado por Toni Reis, presidente da ABGLT e coordenador geral do Projecto Aliadas.

Thursday, March 1, 2007

Tertúlias para derrubar barreiras

Nos dias de hoje, a sexualidade das pessoas portadoras de deficiência ainda é relegada para segundo plano. (...)
Nesse sentido, pode-se afirmar que indivíduos com uma orientação homossexual e portadores de deficiência sofrem uma dupla discriminação, encontrando-se como tal mais expostos a fenómenos de exclusão social. (...)

Diferentes entre Diferentes – Deficiência e Orientação Sexual
O GRIP-ILGA, Grupo de Reflexão e Intervenção do Porto da Associação Ilga Portugal, organiza, no âmbito do ciclo "Conversas Fora do Armário", a Tertúlia "Diferentes entre Diferentes - Deficiência e Orientação Sexual", no próximo dia 3 de Março, às 15 horas, na sede da Associação ALADI.

Participantes: Tadeu Portugal; David Peres; Clarisse Monteiro (Criança Diferente / Associação de Amigos)
Moderador: Eduardo Coelho (GRIP-ILGA)

Local: Sede da ALADI - Associação Lavrense de Apoio ao Diminuído Intelectual
Avenida D. Pedro IV - Praia da Memória - Lavra (Matosinhos)
Telefone 229 966 673

Espanha legisla em nome do sexo

Aprovada a lei que permite aos transexuais mudar o nome e sexo no Registo Civil sem necessitarem cirurgias

- O médico ou psicólogo terá de acreditar que a mudança de sexo se segue;
- Quem for autorizad@ mudará do nome no BI conservando o número do documento;
- O PP votou a favor no Senado, apesar de ter-se oposto no Congresso. (...)”

“(...) A postura do partido liderado por Mariano Rajoy supreendeu em pleno Congresso, já que este partido subscreveu o texto durante o debate no Senado, consentindo, inclusivamente, algumas das suas emendas. (...)”

“(...) «Obrigada Presidente» prosseguiu Antonelli, que assegurou que o chefe do Executivo, José Luis Rodríguez Zapatero, se havia tornado no «maior artífice das políticas sociais mais vanguardistas».

El@s protestam

Porque têm razão. Reividicam os seus direitos.

Nessa aldeia em Viana do Castelo, uma multidão inusitada insuflou o orgulho operário e ergueu a voz muito alto.
E nós!? Que mais motivos precisamos para insuflar o nosso orgulho homossexual, para reclamar o cumprimento da democracia, e erguer a nossa voz muito acima da teimosa prepotência institucionalizada!?
Já se justifica uma demonstração pública massiva de indignação.

A minha vénia à Teresa e à Helena. Podem não ter menos ‘medo’, mas têm muito mais coragem, muito orgulho, e mais vontade de ganhar aquilo que há a ganhar.