A 'go getter' blog with a purpose - keep your eyes on it!

Wednesday, March 7, 2007

Lésbica violada na África do Sul

Na África do Sul, uma mulher lésbica de 19 anos foi violada depois de sair de um bar acompanhada por 3 homens. Eles levaram-na para um descampado, dois deles dominaram-na no chão e violaram-na repetidamente, enquanto que o terceiro se evadia do local, depois de frustradas as suas tentativas de dissuasão dos outros dois. Alegadamente o que motivou os violadores foi a curiosidade: ‘como seria foder uma lésbica?’

Uma porta voz de um movimento de defesa das mulheres, Emelda Boikanyo, tentou diminuir a importância do caso: “O facto de que um deles tentou desencorajar os outros dois mostra que eles não são anormais. Eles são só violentos, agressivos e desordeiros.” Ainda acrescentou: “Eles são só maus elementos da nossa sociedade. Não é crime ser lésbica.

Estas declarações são severamente ofensivas para as lésbicas. Primeiro porque menorizar esta violência é admitir permissão às reincidências; Segundo porque não é normal ser-se anti-social, violento, agressivo, desordeiro... as lésbicas certamente não o são; Terceiro porque mesmo que o lesbianismo fosse ilegal na África do Sul, não caberia a 3 criminosos o julgamento e execução de uma qualquer pena; Quarto porque não é condigno diminuir a importância de uma agressão motivada por preconceitos e ódios irracionais que conseguem subsistir às leis mais ponderadas – é urgente educar os homens e as sociedades, mostrar-lhe que devem às mulheres o mesmo respeito que esperam para si. A perversão das ideias não absolve os genitais.

Para reportar situações de lesbofobia:
lesbophobie@sos-homophobie.org
ilga-portugal@ilga.org
umar.lisboa@netcabo.pt ou umarpt@netcabo.pt
homofobia@mail.pt

Outros recursos: Lesbofobia_1

2 comments:

Marlene said...

Vi há uns tempos um documentário sobre esta vergonha, que se passa na África do Sul. O indice de violações a mulheres lésbicas é elevadíssimo. Fiquei extremamente triste com esta realidade, com o terror e com o perigo que estas mulheres sofrem na pele...não sei como reagir a isso, ao que realmente se passa, é triste, muito triste e só prova que não é possivel mudar a forma de pensar de muita gente, principalmente destes animais selvagens.

Grace said...

Realmente os factos são muito tristes, mas eu acredito que é sempre possível mudar a forma de pensar de toda a gente. Tem de haver uma maneira, e tod@s juntos temos que nos dedicar mais a pensar em soluções que a reviver e empolar o problema.