A 'go getter' blog with a purpose - keep your eyes on it!

Sunday, March 11, 2007

Lesbofobia_4

Situações passadas

2007, Fevereiro – Chile: Dois casais de jovens lésbicas denunciam à associação LGBT chilena ‘Movimiento de Integración y Liberación Homosexual’ que foram advertidas, de modo grosseiro, para não trocarem afectos nos espaços do parque de diversões Fantasilandia.

2007, Fevereiro – Irlanda: Juntas há 20 anos e casadas no Canadá em 2003, duas lésbicas Irlandesas foram impedidas pela justiça irlandesa de declarar rendimentos em conjunto, e viram a sua união, legal e regular, perder efeito. Recorreram da decisão jurídica, reclamando inconstitucionalidade, e novamente ficaram a perder.

2004, Junho – Espanha: duas lésbicas retiraram-se de um bar de Getaria, depois de terem sido insultadas pelos clientes. Foram perseguidas ainda, pela dona do estabelecimento, que proferiu insultos muito grosseiros. Fizeram uma denúncia a uma associação de defesa dos direitos LGBT, que solicitou à dona do bar que se identificásse. Os dados que esta lhes entregou eram falsos.

2000 – Brasil (7 relatos diferentes):
1. bar em Brasília explusa lésbica por beijo na boca;
2. lésbica e militante é ameaçada de morte, em Minas Gerais;
3. lésbica é drogada num bar e assaltada em casa, no Rio de Janeiro;
4. lésbica de 41 anos é violada no local de trabalho, São Paulo;
5. lésbicas são impedidas de registarem-se num motel, São Paulo;
6. casal de 24 e 38 anos ganha indemnização por injúrias, ameaças e boicote, Rio Grande do Sul;
7. Compaq discrimina lésbicas na internet

1999 – Chile: num esforço para que o governo revogásse a lei que considera a homossexualidade atentatória dos ‘bons costumes’, duas lésbicas lançaram numa rádio local uma campanha que recolheu milhares de apoios. Consequentemente tornaram-se vítimas de injúrias, perseguição, ameaças, tentativas de sequestro. Refugiaram-se na Argentina enquanto solicitaram asilo ao Canadá.

Para reportar situações de lesbofobia:
lesbophobie@sos-homophobie.org
ilga-portugal@ilga.org
umar.lisboa@netcabo.pt ou umarpt@netcabo.pt
homofobia@mail.pt

Outros recursos: Lesbofobia_1; Lesbofobia_2; Lesbofobia_3

No comments: