A 'go getter' blog with a purpose - keep your eyes on it!

Wednesday, March 28, 2007

"os direitos humanos não admitem excepções"

ou Os 'Princípios de Yogyakarta'

"(...) No ano passado 54 países fizeram um chamado ao Conselho (da ONU) para que respondesse às constantes violações de direitos humanos de homossexuais, sem que uma posição fosse tomada."

"Os Princípios de Yogyakarta foram desenvolvidos em resposta a uma extensa documentação de abusos dirigidos as pessoas por sua orientação sexual e identidade de gênero, real ou percebida. Entre as violações documentadas estão execuções extrajudiciais; violência e tortura, repressão a liberdade de expressão e associação, a discriminação no trabalho e no acesso a saúde, educação, acesso a justiça e nas questões de migração."

"(...) O documento contém 29 princípios fundamentais, entre eles o direito à não-discriminação, à vida, à privacidade, à liberdade de opinião e expressão, ao trabalho, de criar uma família, de participar da vida pública e cultural, educação e julgamento justo, entre outros. Cada um dos princípios é acompanhado por recomendações detalhadas aos governos sobre como por fim a discriminação e aos abusos. (...)"

Estes excertos foram recortados e re-editados a partir do texto original AQUI.

No comments: