A 'go getter' blog with a purpose - keep your eyes on it!

Wednesday, March 7, 2007

Lesbofobia_2

No passado dia 27 de Fevereiro a associação espanhola JereLesGay (Asociación de Lesbianas, Gays, Transexuales y Bisexuales) divulgou um manifesto atribuindo ao machismo patriarcal homofóbico, que demarca a matriz subjacente da sociedade, a responsabilidade pela discriminação das lésbicas. Ali reivindicam que estas não mais sejam invisibilizadas e se escusem mais atitudes discriminatórias.
Defendem que importa sobretudo educar sobre os valores de igualdade e respeito pela diversidade sexual, de forma a erradicar “(...) os esterótipos e preconceitos que dão lugar à dita discriminação.

Como exemplo gritante de lesbofobia, a exclusão da candidatura para Miss America da pretendente pelo Estado de Nevada, depois de ter sido ‘apanhada’ a beijar outra mulher. Sem esperar pelo evento, o patriarcado penalizou-lhe a falta de feminilidade – considerado o factor primordial de avaliação nos ‘concursos de beleza’ – sendo ela lésbica, assim que se desvendou a verdade.

Para reportar situações de lesbofobia:
lesbophobie@sos-homophobie.org
ilga-portugal@ilga.org
umar.lisboa@netcabo.pt ou umarpt@netcabo.pt
homofobia@mail.pt

Outros recursos: Lesbofobia_1

4 comments:

cuscavel said...

Uma completa aberração, a situação que relatas!

Grace said...

É um bom termo para nos referirmos ao que existe nas cabeças das pessoas que pactuam com o heteronormativismo fascista.

sapiens said...

olá Grace encontrei o teu blog através do blog sexualidade feminina e , como te vejo ligada á causa decidi deixar o meu convite, passo a explicar:


O meu nome é Renata Lourenço.
Sou aluna do quarto ano de Antropologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e estou a realizar o meu estágio de fim de curso na ILGA sobre a temática das famílias homosexuais e da parentalidade gay e lésbica.

Parte do meu trabalho será precisamente de recolha etnográfica de testemunhos de pessoas que constituam uma família homossexual e que já tenham ou desejem acrescentar uma criança à família.

O objectivo para já será a composição de um panfleto informativo mas também de carácter político acerca deste novo tipo de famílias que lutam pela legalidade e pela igualdade de direitos na sociedade.


Para a realização deste trabalho preciso, como já disse de testemunhos, que até agora estão a ser dificeis de encontrar.

Deixo assim a proposta, caso te encontres no perfil ou conheças alguem que se enquadre e queira colaborar.

Esperando uma resposta, sem mais me despeço


Com os melhores cumprimentos;

Renata Lourenço


E-mail – e MSN Sapiensgeneboosted@gmail.com

telemóvel : 91 704 23 85

Grace said...

Olá Renata, podes contar com a minha ajuda.
De imediato indico-te já alguns posts que publiquei aqui onde poderás encontrar a minha opinião ou perspectiva sobre alguns dos assuntos que referes serem os que te interessam. Por favor tem em conta que não sou uma 'autoridade' nas matérias de cultura e associativismo queer, sou só uma lésbica atenta, quero e tento participar nos esforços para ultrapassar as discriminações, e uma vez ou outra acho que tenho algo a dizer que pode interessar a alguém.

Espero que os limks que se seguem sirvam bem de ponto de partida para a tua recolha de informações comigo, mas se houver algo mais que consideres importante e não encontres ali, está à vontade para me enviares e-mail para o endereço que vais encontrar no meu perfil.
Bom trabalho.

http://eyesonthepride.blogspot.com/2007/02/e-que-tal-uma-lei-que-me-cidadanize.html

http://eyesonthepride.blogspot.com/2007/01/hoje-o-eyes-on-pride-foi-linkado-por-um.html

http://eyesonthepride.blogspot.com/2007/01/lgbt-direitos-e-parentalidaderecursos-2.html

http://eyesonthepride.blogspot.com/2007/01/notcias-menos-alegres-sobre-adopo.html

http://eyesonthepride.blogspot.com/2007/01/lgbt-direitos-e-parentalidaderecursos-1_08.html

http://eyesonthepride.blogspot.com/2007/01/propsito-do-referendo-e-da-ivg.html

http://eyesonthepride.blogspot.com/2006/12/fecundao-das-lsbicas.html

http://eyesonthepride.blogspot.com/2006/12/porque-ser-que-me-sinto-perseguida.html