A 'go getter' blog with a purpose - keep your eyes on it!

Wednesday, May 30, 2007

Eyes On ‘Janela Aberta’

Com NOVO HORÁRIO:

Agora quinzenalmente, às quartas-feiras, entre as 19:00 e as 19:30, no Rádio Clube.
Aos habituais comentadores – um aniversariante ausente – juntou-se hoje a Rita Paulos, para conversarem sobre dois temas recentes e graves (como teima ser habitual, tristemente). Um reparo: meia hora já era pouco no horário semanal; agora é exagero!

- Notícia de destaque: O Arraial Pride, que seguir-se-á à Marcha do Orgulho LGBT de Lisboa, vai situar-se no ilustre Terreiro do Paço! É, simbolicamente, o epicentro da representatividade pública em Portugal. Oxalá queira simbolizar que ‘alguém’ com responsabilidades sociais/políticas está finalmente a prestar atenção às reivindicações dos direitos LGBT.

- A visita à Rússia do Primeiro Ministro José Sócrates iniciou-se no domingo em que uma demonstração pacífica pelos direitos dos homossexuais foi brutalmente reprimida em Moscovo. A polícia interveio quando extremistas desencadearam acções violentas, não para detê-los e proteger os marchantes, mas para detêr estes, entre os quais havia euro-deputados. Isto constitui um crime contra direitos humanos.
Na sequência destes acontecimentos, Sócrates (chefe do governo português, que vai presidir a União Europeia em Julho, em Ano Europeu pela Igualdade De Oportunidades Para Todos) não emitiu nenhum comentário que censurásse a actuação das autoridades moscovitas e russas, nomedamente no que respeita a actuação contra representantes da União Europeia – cuja presença teve pelo menos o mérito de ter impedido crimes mais trágicos. Declarou sim, não ter de cumprir o papel de moralizador enquanto em visita de Estado, preferindo concentrar-se nos dividendos comerciais que haveria a arrecadar.
Mais que vergonhoso, é comprometedor.

- Arrasta-se a proibição ilegal de que muitos gays se queixaram quando tentaram doar sangue. “O Instituto Português do Sangue tem competências e responsabilidades normativas e de coordenação da Medicina Transfusional.” Como tal, se nos seus estatutos é garantida a não discriminação do sangue doado por homossxeuais, é inadmissível que em muitos hospitais os homens sejam ainda questionados sobre a sua orientação sexual. Há que distinguir orientação sexual de práticas sexuais de risco, sendo facto que é maior o número de heterossexuais infectados com HIV e outras IST’s, que o que homossexuais. A acrescentar a este preconceito, ainda outro, paternalista, que olha para as mulheres – as lésbicas podem doar sangue – como cidadãs ‘bem comportadas’, cuja homossexualidade não é considerada comportamento de risco.

No comments: