A 'go getter' blog with a purpose - keep your eyes on it!

Monday, May 28, 2007

Workshop TRANS_Formação

O GRIP e a Rede Ex-Aequo promoverão um evento de esclarecimento e formação sobre Transexualidade que conta com a participação de toda a gente. É sugerido um aviso de comparência prévio, que podem fazer pelo endereço grip.ilga@gmail.com.

Estas iniciativas púbicas de reflexão sobre a transexualidade são raras, até há pouco inexistentes. De entre o expectro LGBT da população, a fracção T é a que conta ainda com menos atenção e dedicação. A ‘causa’ T difere da ‘causa’ LGB num ponto essencial: enquanto que os primeiros reclamam não serem diferenciados na qualidade de cidadãos (direitos iguais para todos), os segundos ainda reclamam o direito a definirem o seu sexo e nome conforme a sua identidade de género. E que há aí de problemático? No workshop encontrarão a resposta, ou mesmo várias.
Dada a seriedade do tema e a urgência em ‘trabalhar’ as noções – muitas no registo do preconceito, do tabu – que dele guarda a sociedade anónima (onde se integram ‘invisíveis’ @s cidadã@s trans), apelo ao interesse e disponibilidade de TOD@S.

No Porto, na ‘Maria vai com as outras’ (Rua do Almada), no dia 2 de Junho (próximo sábado), pelas 16 horas.

6 comments:

Anonymous said...

Uma correcção: esta "workshop" destina-se a quem estiver ligado aos movimentos associativos. Haverão outras acções de divulgação destinadas ao público geral, no futuro.

Grace said...

Então a participação já não é livre!?
Não posso crer que duas associações LGBT, um bom motivo de conversa e uma boa oportunidade de aprender (e um anónimo) possam ser capazes de discriminar dos seus propósitos IGUALITÁRIOS e DEMOCRÁTICOS qualquer cidadão que queira saber entender esta 'problemática'. Nenhuma associação LGBT seria tão ineficaz que promovesse iniciativas de formação/educação e excluísse intencionalmente toda a população não-LGBT. Auto-boicote!? Depois de um super-colóquio nacional!? Não, em Portugal as associações LGBT não s(ou)ão tão estúpidas!

Anonymous said...

A "workshop" está aberta também a quem estiver ligad@ a movimentos associativos não-LGBT. "Participação livre" significa que a entrada é gratuita.
É uma acção de formação com um "target" específico, e, como foi dito, haverão outras, para outros públicos, no futuro.

Obrigad@ pela atenção.

Grace said...

Será fácil participar assumindo a intenção de cliente, ou curios@, da 'Maria'.
Mas concerteza que @s associados dos clubes de canicultura, ou de aeromodelismo, apreciarão essa atenção especial!
E o resto dos LGBT's não-associados não se importarão, certamente, de fazerem o favor de serem relegados para o futuro. Só mais uma vez não há-de perpertuar a discriminação, desta vez.

Grace said...

Que linda atitude, sim senhora! Decididamente espanta-me que tenha tido coragem, car@ anónim@, de fazer tais declarações num blog LGBT, Orgulhoso, associativo e militante.
Pergunto-lhe: de que vale uma causa que não olha para diante, para um ideal possível, mas para um (sur)real viciado e conformado? Para onde vai onde com olhos propositadamente fechados?

Anonymous said...

Grace: não se enerve! Não é preciso!