A 'go getter' blog with a purpose - keep your eyes on it!

Sunday, May 27, 2007

"Aconteceu um segundo Stonewall"

esta tarde, em Moscovo.

Vários deputados europeus, e activistas pelos direitos dos homossexuais, incluindo o inglês Peter Tatchell, e o líder do movimento dos direitos dos homossexuais na Rússia, Nikolai Alexeyev, foram detidos esta tarde na parada de Orgulho Gay de Moscovo. Ao todo, cerca de vinte pessoas terão sido detidas, em consequência de confrontos entre os homossexuais na parada e manifestantes anti-gay conservadores, mas também com a polícia moscovita que interveio para perturbar e deter homossexuais.

Em edições anteriores os desfecho foi idêntico, mas esperava-se que este ano não houvesse problemas, mesmo depois da parada ter sido proibida. Em Varsóvia, Polónia - país da UE mas suficientemente próximo ideologicamente da Rússia para ainda sustentar uma posição política de repressão e perseguição da homossexualidade - uma parada recente correu muito bem, sem os confrontos que eram esperados.

Encontram aqui a cronologia dos acontecimentos.
Aqui, um video da tv francesa France 24.
Aqui outro video da tv Sky News.

2 comments:

cris said...

isto é de facto inacreditável. ainda não tinha visto os vídeos, absolutamente chocantes. q impressão q faz a falta de democracia e a homofobia combinadas. irra.

Grace said...

É chocante sim. E penoso de assitir à distância, desde um sofá... em Braga.
Mas por vezes sinto que aqui fariam o mesmo, se tivessem a oportunidade. Oxalá este seja só um medo infundado, mas a verdade é que Viseu, Portugal, regista uma história dolorosa.