Mapa-mundi do ‘casamento gay’
Na passada quarta-feira – dia tradicionalmente dedicado aos casais e aos pretendentes – saíram para as ruas do mundo muitos activistas lgbt que lutam pela legalização dos casamentos homossexuais:
- Nos Estados Unidos em todos os estados, à excepção de Massachusetts, houve manifestações dirigidas aos líderes religiosos locais. Enquanto que estado a estado se vão propondo formas de legalizar as uniões entre pessoas do mesmo sexo, no Congresso vão entrando e saíndo, para já sem sucesso, propostas dos Republicanos para tornar o casamento gay legal na nação inteira.
- Na China aconteceu a primeira manifestação pública (e todas são ilegais) apelando à legalização do casamento gay (houve alguma em Portugal?). Durante o breve período de almoço distribuiram-se, envolvidos em papel vermelho, cartões que propagandeavam o casamento: “O amor não tem fronteiras; não tem nada a vêr com géneros” e “Por favor, apoiem o casamento entre pessoas do mesmo sexo” foram apenas algumas das mensagens. Entre o público ‘alvo’ do protesto houve muitos que apoiavam o pedido.
É para espreitar com atenção especial, este excelente artigo da Wikipédia, editado no Brasil. Ali sintetiza-se, até à comparação fácil e imediata, o estado dos direitos dos homossexuais pelo mundo inteiro, particularmente no que toca aos mais dignificantes de todos os direitos: os que permitem validar perante um estado e os concidadãos uma união de sentimentos e objectivos de vida que se firma com outro/a do mesmo sexo... o casamento.
No comments:
Post a Comment