A 'go getter' blog with a purpose - keep your eyes on it!

Thursday, February 1, 2007

Lésbicas são as primeiras a casar no México :)

Casamento registado em Saltillo, ontem!

Karina Almaguer and Karla Lopez tiveram de se deslocar até ali para registarem uma "união civil de solidariedade" ao abrigo de uma lei que irá, estado a estado, reconhecer as uniões civis entre pessoas do mesmo sexo no México.

Esta lei permite que pessoas de outros estados possam casar-se naquele ali, em Coahuila. A representante legal daquele estado que as casou declarou que a lei visa reconhecer as uniões para permitir alguma segurança no futuro dos casais homossexuais.

A Cidade do México já havia aprovado em Novembro uma lei idêntica - não sem os protestos da ICAR e do Partido de Acção Nacional do presidente Calderon - mas que entrará em vigor apenas em Março deste ano.

Na América Latina, Coahuila é já a terceira cidade - juntamente com Buenos Aires (Argentina) e o Rio Grande do Sul (Brasil) - a reconhecer a validade das uniões civis entre pessoas do mesmo sexo. Como em Portugal, a homossexualidade é ainda um tabu foras das grandes cidades e nas zonas rurais.

2 comments:

Siona said...

Way to go, Mexico! ;)
E parece que, no campo da Transexualidade, o México vai passar à frente de Portugal, com um projecto-lei *e* uma emenda constitucional garantindo o direito ao livre exercício da identidade e expressão de género.

Não é incrível como países que nos parecem aquém de Portugal, em termos de desenvolvimento económico, mesmo assim nos passam muito à frente, em matérias de direitos humanos?

Grace said...

É o novo mundo, L! Realmente dá que comparar e pensar.
Foi tão boa a alegria, e a expectativa, que no ano passado a Teresa e a Helena causaram em toda a comunidade lgbt portuguesa! Mas nada... Até os meus pais estavam expectantes!
Caramba... posso imaginar o dia em que lhes disser que posso casar-me com uma mulher! :) Vão ficar ansiosos pelo acontecimento! lolol...

Temos que poder casar-nos em Portugal! Tem de ser já!