A 'go getter' blog with a purpose - keep your eyes on it!

Friday, February 9, 2007

Brio homossexual na função pública brasileira

A Caixa Econômica Federal pretende ampliar os benefícios concedidos para companheiros de mesmo sexo de seus funcionários. A iniciativa, que começou em 2006, atende atualmente 282 pessoas e faz parte do Programa de Gestão da Diversidade, lançado em 2005 pela instituição financeira. A estimativa é de que o número de pessoas beneficiadas pelo banco pode chegar a algo entre 11,2 mil e 14 mil.

Essa projeção da Caixa Econômica está baseada em pesquisas mundiais que apontam que, no quadro interno das empresas, existe um porcentual entre 8% e 10% de funcionários com orientação homossexual. A Caixa Econômica tem cerca de 70 mil funcionários.

Essa medida de extensão de benefícios adota como princípio que a relação estável entre companheiros do mesmo sexo tem as mesmas prerrogativas da união estável de companheiros de sexo diferente. Dessa forma, todos os benefícios concedidos a um casal, como por exemplo o plano de saúde, são estendidos aos pares de orientação homossexual.

(...)

2 comments:

Anonymous said...

Sou funcionária da Caixa e realmente a nova gestão está levando a diversidade à sério; o que eu noto é que muitos funcionários homosseuais ainda se escondem e acabam abrindo mão destes benefícios.

Grace said...

Muito obrigada pelo teu comentário, aprecio muito que tenha vindo cá deixar o este testemunho.
Eu tenho estado ao corrente das iniciativas e reivindicações que a população e associações LGBT levam a cabo no Brasil, e estou sinceramente impressionada e muito feliz com todos os avanços na justiça e cidadania que o estado brasileiro tem reconhecido aos seus cidadãos LGBT. Tem sido um grande exemplo e lição que incute aos LGBT e associações portuguesas muita humildade.