A 'go getter' blog with a purpose - keep your eyes on it!

Friday, February 23, 2007

Inominável hipocrisia!!

"Discriminação: Sócrates anuncia hoje Plano Nacional

(...)

De acordo com o Governo, o Ano Europeu para a Igualdade de Oportunidades para Todos será «central» na presidência portuguesa da União Europeia e pretende sensibilizar os cidadãos para «uma sociedade mais justa e solidária».

O Governo refere como principais objectivos «a promoção da igualdade e da não discriminação, onde se ofereçam a todas as pessoas, independentemente do sexo, origem étnica, religião ou crença, deficiência, idade e orientação sexual, as mesmas oportunidades».
Uma das acções do Plano Nacional de Acção é a criação de assembleias «Igualdade na Diversidade - Por uma Sociedade Justa», que visam «a promoção cívica dos objectivos do Ano Europeu no contexto institucional municipal».


(...)" (negritos meus)

Para quem tem acompanhado as postagens recentes neste blog - nomeadamente sobre o adiamento das medidas que permitem que se casem dois/duas cidadãos/cidadãs portugueses/as do mesmo sexo - compreenderá como esta notícia representa uma escandalosa falta de respeito do Governo português para com os seus cidadãos e homossexuais.


E aqui...

"Os idosos são cada vez mais votados ao abandono. A partir dos 35 anos já é difícil arranjar emprego. Os casais homossexuais não podem casar nem adoptar. O dia-a-dia das pessoas com deficiência esbarra em obstáculos constantes. Portugal pode não ser abertamente racista, mas é preconceituoso, como sublinhou o último relatório do Conselho da Europa.

(...) Sob o lema "Para uma sociedade mais justa", a União Europeia determinou que 2007 seria o Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos, cabendo a cada Estado-membro definir o seu plano de acção. (...)

O plano de acção português, hoje oficialmente apresentado pelo Governo, "não pretende desenvolver políticas", mas "motivar a opinião pública" para a importância de não discriminar, realçou ao PÚBLICO o secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Jorge Lacão. Porque "toda e qualquer legislação [...] não passará de letra-morta se não for traduzida em acções de longo prazo por uma vontade política e não for amplamente apoiada pela população", lê-se na informação oficial sobre o Ano Europeu

(...)"

Acaba-se o 'latim' para comentar isto...

1 comment:

Grace said...

o texto integral lê-se aqui:
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=12&id_news=264325

"O Ano Europeu, segundo José Sócrates, «é porventura a expressão mais evidente que a Europa deseja estar na vanguarda, na linha da frente, de um Continente que quer que os seus cidadãos sejam livres e iguais naquilo que é importante, isto é, ter igualdade de oportunidades»."

lol... «na linha da frente»; «livres e iguais»; «igualdade...» Permita-e a franqueza... foi uma boa piada! Nessa «Europa» não existe este Portugal de certeza!