Recordar sempre os 17s de Maio
Até 17 de Maio de 1990 a homossexualidade era cientificamente designada de 'homossexualismo', o termo médico para uma patologia psíquica.
Nesse dia a Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), órgão da ONU, declarou que a Homossexualidade não era efectivamente uma doença, condenando a 'homofobia médica'. "Desde a década de 90, os Conselhos regionais de Psicologia e de Medicina estão autorizados a cassar o registro dos profissionais que tentam abrir clínicas, tratar , curar ou prevenir a bi ou homossexualidade."
Para honrar a memória e acalentar frutos sobre esse dia a ILGA Internacional - associação de defesa dos direitos humanos dos LGBT's do mundo inteiro - apelou em 2005 à instituição de um dia dedicado a celebrar, no mundo inteiro, aquela conquista. O Dia Internacional Contra a Homofobia - International Day Against Homophobia (IDAHO).
Mesmo não sendo já objecto de perscrutação médica com intuito terapêutico, a homossexualidade ainda é considerada como maleita maldita em muitos países do mundo: Afeganistão, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Irão, Mauritânia, Nigéria, Paquistão, Sudão e Yémen ainda adoptam como política de estado assassinar homossexuais.
As personalidades que actualmente alguns consideram mais inimigas dos homossexuais são, por ordem de relevância: o Papa Bento 16, o presidente norte-americano George W. Bush, o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad, o vice primeiro-ministro e ministro da educação polaco Roman Giertych, o membro da assembleia filipina Bienvenido Abante.
A intenção do dia IDAHO não é exactamente a mesma das celebrações do Orgulho Gay. É antes expôr que "(...) na realidade é a homofobia que é vergonhosa e que deve ser desconstruída, na sua lógica social, e combatida abertamente."
Ontem este dia foi celebrado em Portugal com a realização de um colóquio, promovido pelo Estado Português, sobre Cidadania LGBT, onde muito se falou, também, de homofobia. Foi o primeiríssimo a decorrer neste enquadramento - decorre o Ano Europeu de Igualdade de Oportunidades para Todos (Portugal assume a presidência da União Europeia neste ano).
No comments:
Post a Comment