A 'go getter' blog with a purpose - keep your eyes on it!

Friday, February 29, 2008

DIVA: censurada por se mostrar como é

Traduzindo uma das muitas notícias que pela internet têm anunciado o sucedido, aqui vos apresento a foto da polémica!


«Enquanto que é perfeitamente aceitável que os jornais tablóides do Reino Unido provoquem os seus leitores com seios femininos e mamilos aos montes sem um múrmúrio do maior agente noticioso da nação, com delegações em todas as maiores ruas, quando uma revista lésbica produz uma capa que mostra parte de um seio, sem mamilo, o inferno sobe à terra.»

«DIVA, a flamejante revista lésbica mensal líder na Europa, imortalizou a lendária capa da revista Rolling Stone com John Lennon e Yoko Ono, mas usando duas mulheres. A capa original da Rolling Stone, tirada por Annie Leibovitz, haveria de ser a última fotografia tirada a John Lennon - no dia anterior à sua morte em Dezembro de 1980.»

«(...) "A imagem da capa de Yoko e John tirada por Annie Leibovitz para a revista Rolling Stone em 1981 é uma das mais icónicas dos nossos tempos. O sensual número de temática sexual da DIVA foi inspirado por e criado como uma homenagem a Leibovitz e a sua inigualável e perene contribuição cultural", disse a editora Jane Czyzselska.»

«"Infelizmente, nós fomos forçadas a censurar a capa porque um dos maiores distribuidores opôs-se a ela. Não explicaram porquê" disse a sra. Czyzselska.

Que distribuidor foi que assumiu o papel de 'censor'? Não é preciso ser cientista de foguetes para achar o nome de WH Smith cujas prateleiras contêm uma larga variedade de títulos dirigidos à franja de mercado mais adulta, para não falar dos jornais tablóides que frequentemente publicam fotos de raparigas em 'topless', por vezes duas raparigas junta em poses muito mais insinuantes que a que haveria de ser originalmente publicada na capa da DIVA.»

«(...) Então, e que tal homofobia? A heterossexualidade é aclamada e celebrada em todo o nosso redor em cartazes publicitários, capas de revistas, em filme, e na TV, mas a sexualidade lésbica é considerada por alguns como vergonhosa.

Neste caso nem sequer se justifica, já que a capa considerada aceitável ainda exibe duas mulheres - nuas e abraçando-se. (...)»

No comments: