A 'go getter' blog with a purpose - keep your eyes on it!

Sunday, July 13, 2008

Marcha do Orgulho no Porto, 2008

E lá se realizou ontem a terceira Marcha do Orgulho na cidade do Porto.

Foi uma marcha pequenina, onde pareceram notar-se algumas ausências de vulto, mas onde não faltaram mais sotaques que o do Norte.

As imagens breves que se seguem demonstram um pouco do que se viveu nas ruas da baixa, num sábado ensolarado e cheio de peões.

15:40 - Arranque da Marcha, desde a Praça da República



- A bandeira voa sobre os marchantes, no arranque do percurso, na Praça da República, ao som de 'Jump' de Madonna.


- Os marchantes marcam passo enquanto a bandeira atravessa o viaduto da Trindade.


- A bandeira pára para organização dos marchantes e para fotografias


- Entrada na Rua de Santa Catarina, ao lado dos marchantes das Panteras Rosa, que levam cartazes com vários dizeres e vão gritando vários slogans: "Homem verdadeiro, leva no pandeiro!"


- As Panteras Rosa pela Rua de Santa Catarina adentro, gritando "Os vossos preconceitos longe dos nossos direitos", e "Sim, sim, sim... somos assim!"


- Continuando por Santa Catarina, as pessoas abrem alas à manifestação: "Somos fufas, paneleiros, sem vergonha nem receios", e "Contra o capital, prazer anal"


- Em frente pela Rua de Santa Catarina, os slogans continuam a variar: "Macho latino, pénis pequenino"


- A bandeira sobrevoa os marchantes em Santa Catarina, enquanto se ouvem mais palavras de ordem: "Nós somos famílias, sabemos Amar. Filhos já fazemos, queremos adoptar", e "Só não vê quem não quer, há mais que homem e mulher"


- Já descendo a Rua de Passos Manuel, a bandeira arco-íris voa de novo sobre os marchantes.


- Chegada da bandeira à Praça D. João I, local de cruzamento de ruas importantes, e onde estão instituições proeminentes.


- Os marchantes preparam-se para invadir a Avenida dos Aliados! Todo o aparato policial dos anos anteriores não fazia sentido, este ano marchámos sem tanto acosso.


- A marcha acaba de entrar no coração da cidade, e dirige-se para a Câmara Municipal, onde aparenta uma dimensão menor que aquela que tivera nas ruas mais estreitas.


17:30 - A marcha termina no adro da Câmara Municipal, com largada de balões, discursos reivindicativos e votos de felicidades até ao próximo ano. Segui-se a festa electro do Pride, no Teatro Sá da Bandeira, com início às 22:00 e sem fim marcado.

No comments: