A 'go getter' blog with a purpose - keep your eyes on it!

Friday, November 30, 2007

Uruguai aprova projecto de uniões homossexuais

"Foi aprovado nesta quinta-feira, 28 de novembro, na Câmara Federal do Uruguai, o projeto de União Concubinária que reconhece as uniões estáveis entre casais do mesmo sexo.

O projeto da Senadora Margarita Percovich que estabelece "Direitos e Obrigações de regime de União Concubinária", no qual reconhece e regula as relações estáveis entre casais heterossexuais e homossexuais foi aprovado nesta quinta-feira, 28 de novembro, na Câmara Federal do Uruguai por 25 votos a favor e apenas dois contrários.

O projeto que regula todas as relações estáveis, entre pessoas que vivem juntas por mais de cinco anos, independente da orientação sexual e identidade de gênero, foi aprovado, com algumas modificações na Câmara Federal, numa votação, que embora tenha sido vencida pela grande maioria, foi bastante extensa e calorosa, iniciando às 19h e durando mais de três horas de discussões, tendo em vista que praticamente todos os deputados e deputadas presentes no plenário queriam se manifestar e registrar suas opiniões. O deputado colorado Julio Maria Sanguinetti chegou a afirmar que o tema em pauta era o mais importante desta legislatura. "É necessário legislar sobre esta matéria e não creio que estamos aqui reivindicando uma revolução", afirmou Sanguinetti."

Sunday, November 25, 2007

HOJE: Dia Internacional para Eliminação da Violência Contra as Mulheres

Sapo Mulher:

"Em 2006, foram registados pela PSP e pela GNR 20.595 crimes relacionados com violência doméstica. Nos dados divulgados pelo Ministério da Administração Interna (MAI), o número de vítimas diárias ascende às 43 e os agressores são maioritariamente do sexo masculino, com 25 anos ou mais e geralmente companheiros, ex-cônjuges e ex-companheiros das vítimas."

Público Online:

"Quase oito mil mulheres foram vítimas de violência doméstica nos primeiros nove meses deste ano, mais 514 em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Polícia de Segurança Publica (PSP)."

Ainda que, como referido na reportagem do Público, a disponibilidade das vítimas para apresentar queixa esteja a superar a vergonha pelo estigma-tabu da agressão no domínio da vida privada, tendo em conta o crescendo de denúncias, é de crer que ainda se guardem em silêncio casos de violência entre mulheres, especificamente entre parceiras lésbicas.
Os relacionamentos "amorosos", qualquer se seja o seu enquandramento no leque de sexualidades, infelizmente não são imunes aos descontrolos emocionais. Nalguns casos as circunstâncias de vida que rodeiam o casal são motivos determinantes, noutros simplesmente conflitos de personalidades. Em qualquer caso, é necessário fazer saber que todas as ocorrências precisam ser denunciadas, porque a ajuda está ao alcance. Essa é a principal consequência que se quer obter das denúncias.
Então, o meu apelo a todas as mulheres que são vítimas de violência física e/ou psicológica pelas suas parceiras: não tenham vergonha de denunciar, tenham a força para se protegerem, ajudem-se a vós mesmas denunciando.

Re-edito este post só para deixar aqui um link que pode interessar às mulheres que procuram mais informações sobre como lidar com as situações de abuso por parte da sua parceira/ex-parceira:

"Loving me! (Amar-me!) Um serviço único baseado em Manchester..."

Tuesday, November 20, 2007

Parabéns!

Vejam só!

Este blog completa hoje um ano! E foi um ano muito preenchido, apesar da minha ausência ultimamente (vississitudes, e ossos do ofício). Por isto lamento-me aos frequentadores assíduos, que estarão tão ansiosos por novos posts, fresquinhos e suculentos, quanto eu. Palavra de blogger que vou fazer os possíveis para voltar postar com assiduidade e conteúdos. Entretanto, vale sempre a pena rever alguns que por por alguma razão me marcaram mais...

- Sexo (i.) moralidade

- Eyes on... BarCode

- Olhos na Vulva! :)

- Esgrimir de olhos fechados é perigoso!

- E que tal uma lei que me ‘cidadanize’!?

- 'Comunicado à população portuguesa'

- A minha é a melhor mãe do mundo!

- Eyes On… Tokenismo

- Eyes On China

- Esperma de origem feminina

- ILGA Portugal prescreve boas práticas... Tomam-nas quem quiser.

- A República vai parir um bluf!?

- Eyes On ‘Janela Aberta’

- Sessão Parlamentar de 17 de Maio de 2007

- Apontamentos_Colóquio “Cidadania LGBT”_Impressões

- Transexual e esposa culpados de amar, no Paquistão

- Retrato robot (Eyes On Stranger)

- O prometido é de vidro!

- Orgulhosa todos os dias!

- Site LGBT considera Lisboa uma das "5 melhores cidades para viajantes gay"

Estes são alguns dos posts que mais se impregnaram na minha memória. Mas dos 310 que se postaram, outros terão havido que vos marcaram mais. Espero que tenham gostado do primeiro ano, e que fiquem por aí para os seguintes. Obrigada.

Thursday, November 8, 2007

L de...

... Lésbicas em Lagos. LLLLoads of them!! E a partir deste mês ainda há mais uma!


... Lesbians in Lagos. Montes dellllas!! And from this month on there's even one more!

:) Digam coisas, sistas! Keep me posted!


(Para as mais pitósgas, a legenda: "Amo-te Tania. Ass: Alisson". Está escrito numa rua central de Lagos, bem em cima dos estaleiros de obras!)

E pronto, fiquei ordenada...

... com o número 16026N.*

Em média, a Ordem dos Arquitectos atribui aproximadamente 1000 certificados por ano a novos membros.

* N significa que pertenço à Secção Regional do Norte.