A 'go getter' blog with a purpose - keep your eyes on it!

Wednesday, September 26, 2007

Outro pela visibilidade

Ponham os olhos em mais um vídeo, este da banda inglesa Wire Daisies - uma banda 'gentil'.

A vocalista desta banda é lésbica, e os temas do grupo abordam abertamente a homossexualidade. No video a seguir - Gay Boy - fica bem patente como ser assumidamente homossexual não é motivo de vergonha nem justificação para deixar-mos de agir como é natural em nós.

"Ele é um rapaz gay, e nota-se."
"Mas não há problema, miúdo... ninguém sabe!"

Sunday, September 23, 2007

A propósito do Dia Mundial sem carros

Os humanos têm direitos e garantias inalienáveis; também estão consagrados direitos aos outros animais...
Por mais extensa que se vá tornando a lista de acordos ecológicos - que são elitistas e arbitrários - há uma instância que ainda não foi concretizada: a Carta Internacional de Direitos da Natureza. Pode soar disparatado à partida, mas parece-me mais que tempo de garantir à Natureza inanimada os seus direitos (massas de água, de terra e a atmosfera).

(p.s. - vendo o meu computador, à melhor oferta (Toshiba Satellite P25-S507, 17'). Vendo também duas impressoras, ambas com muito pouco uso: Epson Stylus C66 e HP Deskjet 3845. Podem contactar-me pelo e-mail no meu perfil)

Monday, September 17, 2007

"O armário de celuloide"

Em tempo do festival internacional de cinema gay e lésbico de Lisboa - Queer Lisboa - fui espreitar esse "cenário", e eis o que encontrei:

"The Lavender Lens: 100 Years of Celluloid Queers"



"The Celluloid Closet" - Trailer



"My Secret Love - Celluloid Closet"

Sunday, September 9, 2007

Burro velho mas bem-falante

Eu fiquei gaga!

Depois da minha mãe ter-me enchido de orgulho lésbico, finalmente também o meu pai. Na cavaqueira usual pós-janta, e a propósito de um comentário que fiz sobre uma notícia do dia, o meu pai fez uma declaração inesperada que me deixou zonza, a mediar sensações de grande surpresa e grande alegria: de pai de lésbica resignado e espectador, passara a fiel defensor da causa/luta homossexual! Mas ferrenho mesmo, pelo que percebi!

Com o meu pai, o trabalho de educação pela não discriminação foi sempre mais árduo. Ele teimava em levantar resistências que eu temia apelidar frontalmente de "preconceito", para evitar que ele se ferísse com a minha desilusão e se retraísse mais. Assim, sempre achou que fazia o máximo para entender e lidar com a homossexualidade - e se não a entendia era porque não fazia sentido - o que me levou a recuar e aceitar a sua limitação como a etapa mais satisfatória possível na educação homo-tolerante (será melhor dizer pró-homossexual, ou "friendly"!?) que podia alcançar com ele. Eis se não quando... ele se manifesta totalmente solidário com as angústias com que os homossexuais se confrontam no plano do direito, da representação em sociedade e das emoções privadas. Admitiu até ter estado sob o preconceito corrente que o impediu de ver a problemática objectivamente.

Foi soberbo! Um salto derradeiro que deu sozinho, a ruminar ideias à mesa de um café, onde um jornal noticiava que a JS decidira novamente relegar a reivindicação do casamento homossexual para outra agenda política. Agora só falta a problemática trans... Vou fazer-lhe a introdução à matéria o quanto antes!

E disto eu também retirei lições. Percebi que educar eficazmente passa por saber encontrar os termos e temas com que melhor alcançar e colocar em funcionamento o motor de entendimento dos sujeitos. No caso do meu pai, foi a política... e já antes eu havia tentado esse caminho. Ao que parece, só agora ele alcançou outro dos requisitos essenciais para evoluir: vontade.

Eyes Onwards...

E está concluído o estágio.

Braga já lá vai, e do mesmo modo as alegrias e tristezas de um momento que representou o fim da vida fácil. Sobe-se no estatuto... para a escala zero da profissão. O desafio profissional que agora se afigura tem contornos mitológicos - relembro os meus ídolos e mestres, e colegas. Mas é aliciante, e a responsabilidade uma troca justa pelos sucessos que se desejam. Venham muitos, e sobretudo haja muito trabalho.

A experiência humana foi a mais enriquecedora durante este tempo passado, sem dúvida por aquilo que caracteriza Braga e a sua comunidade, e por enquadrar a arquitectura noutro que o ambiente académico, fictício. De modos diferentes os laços de amizade que construí com bracarenses (mesmo os bracarenses de ocasião, como eu) foram determinantes na minha chegada e na minha partida. E assim também se vai sabendo quem são os profissionais "friendly" e quais os que não (para suavizar em adjectivos).

Um Bem Haja aos meus colegas durante o estágio e agradecimentos muito grandes às amigas e amigos, de perto e longe, que me ajudaram quando precisei: R., F., N., R., M., R., I., D., L., C., M. e C.

Monday, September 3, 2007

Eye... I,I,I...

Madonna featuring Massive Attack - "I want you"

Saturday, September 1, 2007

Open your eyes...

Queer Eye for the Stright Guy
&
David Sylvian - "Darkest Dreaming"