A 'go getter' blog with a purpose - keep your eyes on it!

Friday, August 31, 2007

Em Barcelona criou-se a Câmara Ibérica de Comércio Gay e Lésbico

"(...) A Câmara de Comércio Gay e Lésbica Internacional (IGLCC) apresentará na próxima segunda-feira em Barcelona a Câmara Ibérica de Comércio Gay e Lésbico, que agrupará empresários de Espanha e Portugal, com o objectivo de impulsionar o desenvolvimento de produtos específicos para gays e lésbicas."

A apresentação formal terá lugar no fim da primeira cimeira internacional da IGLCC, desde a sua criação em 2006, que se celebrará no domingo, dia 2, e segunda-feira, dia 3 de Setembro e que contará com a presença de entre 350 e 400 pessoas procedentes de câmaras gays e lésbicas de nove países: Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, Espanha, Suiça, Dinamarca, Áustria e México."

O presidente da Xarxagay-O Espaço Profissional LGBT (câmara gay em Espanha com 500 membros) Jaume Urgell, defendeu numa conferência de imprensa no Hotel Axel de Barcelona o «grande potencial» para desenvolver produtos dirigidos a homossexuais, já que existe «uma idiossincrasia e necessidades diferentes»."

Integração nas empresas

Neste sentido, deu como exemplo a necessidade de produtos financeiros específicos, uma vez que os homosexuais «costumam ter menores encargos familiares e costumam não ter herdeiros directos», o que influencia a evolução do seu património."

Urgell afirma que «Barcelona é muito gay friendly», mas que as empresas catalãs e espanholas têm, contudo, um longo caminho para percorrer quanto à integração homossexual: «As empresas não incluem a orientação sexual nas políticas de Responsabilidade Social Corporativa e deveriam fazê-lo», defendeu."

De qualquer modo, argumentou que com a criação de câmaras de comércio de gays e lésbicas «não queremos diferenciar-nos, mas integrar-nos», e comparou estes organismos às corporações empresariais de mulheres ou jovens."


Gostaria de relembrar - a propósito desta notícia - um dos primeiros posts que projectei neste blog...

Friday, August 24, 2007

"Itália preparada para acolher lésbica Iraniana"

"Um porta-voz do governo italiano confirmou que aquele irá conceder asilo a uma mulher lésbica prestes a ser dportada do Reino Unido para o Irão. Pegah Emambakhsh está currentemente detida pelos oficiais Britânicos e tem o repatriamento marcado para terça-feira. A sua orientação sexual e a sua vida passada no Irão podem conduzir a que seja executada. (...)"

"(...) A ministra Italiano pela igualdade de oportunidades Barbara Pollastrini tem o apoio do primeiro ministro Romano Prodi para garantir o asilo a Emambakhsh, disse um porta-voz da minitra ao site noticioso Adnkronos International (AKI).
A iraniana de 40 anos procurou asilo no Reino Unido em 2005. Ela fugiu do seu país natal depois da sua companheira ter sido detida, torturada, e consequentemente sentenciada à morte por apedrejamento. (...)"

"(...) O pedido de asilo foi rejeitado pela Agência de Imigração e Fronteira do Reino Unido (BIA), apesar dos seus apelos. A senhora Emambakhsh foi finalmente detida em Sheffield há duas semanas e levada para o Centro de Deportação de Yalrs Wood em Bedfordshire. (...)"

No Ano Europeu de Igualdade de Oportunidades para Todos, e com Portugal como actual presidente da União Europeia, é notável como na nossa estrutura de governo, nomeadamente os Ministérios da Presidência e do Trabalho e da Solidariedade Social, não houve ninguém que tivesse tomado este passo que a Italia felismente quer tomar, ou que tivesse tomado algum que dirimísse idênticas perseguições intra-comunitárias.
De notar bem que a Itália tem sido palco de recentes acontecimentos tormentosos em redor das temáticas LGBT, nomeadamente o casamento gay, a acender reacções desde o parlamento nacional, às autoridades locais ou ao Vaticano. Louvável, portanto, que ainda assim a ministra Barbara Pollastrini e o primeiro ministro Romano prodi tenham tido a verticalidade de re-assumir uma bandeira ideológica que carregaram para o actual governo. Exemplar.

"Jodie Foster fala sobre lesbianismo em entrevista"

"A próxima edição da revista norte-americana More trará uma entrevista com Jodie Foster onde a atriz fala sobre seu misterioso anel de compromisso que usa há anos, assim como sua companheira inseparável e suposta namorada, Cydney Bernard, sua vida pessoal e, possivelmente, sobre ser lésbica. Quando perguntada sobre o anel e sobre sua vida pessoal, Foster confessou ao repórter que sempre teve medo de que chegasse o momento de falar sobre sua vida pessoal.

"Minha vida é minha vida. Não vou mudar minha vida por ninguém, não tenho nenhum problema a respeito. Simplesmente não falo sobre minha saúde, meu pai, em quem votei ou o que penso sobre a pena de morte, porque vender isso a uma revista seria tratar de forma trivial a minha vida. Não tenho nenhum problema em que escrevam sobre ela, só que não vou levar minha família por este caminho", afirmou. Em outro momento da entrevista, quando o jornalista pergunta se a atriz é feliz com sua vida, Jodie revela ainda mais sobre os rumores de sua sexualidade. "Estou na Lua, faz dez anos que estava preocupada. Sempre me perguntava: 'Se faço isso, parecerá outra coisa? E serei feliz se não sou assim?'. Sou muito feliz com o que escolhi!", contou Foster à publicação.

A entrevista na íntegra será publicada na próxima edição da More, em setembro."

Friday, August 17, 2007

Eyes On "Gulabi Aania"

"O Primeiro filme indiano sobre Drag Queens (transexuais) que ganhou aclamação internacional, mas permanece banido na Índia. Visionado em mais de 70 festivais de cinema internacionais, o fime ganhou o Prémio do Júri para Melhor Filme em dois festivais. O filme faz agora parte de cursos sobre sexualidade e género em universidades."

Lista de Festivais em que "Gulabi Aania" foi visionado este ano:

- A MILLION DIFFERENT LOVES!?, Szczecin, Katowice, Wroclaw, Warsaw, Gdansk, Torun, Poznan, Krakow, Lodz, POLAND October 2006 - January, 2007

- IN/VISIBLE IDENTITIES- Ethnocultural Day, Montreal, CANADA May 5, 2007

- KATHMANDU INT. LGBT FILM FESTIVAL, Kathmandu, NEPAL May 18-19 , 2007

- MAURITIUS INT. LGBT FILM FESTIVAL, MAURITIUS May 25-June 2, 2007

- GOTEBORG INT. FILM FESTIVAL - Mini Filmfestival, Goteborg, GERMANY June 2, 2007

- PAINTING THE SPECTRUM 3, SASOD, GUYANA June 11, 2007

Saturday, August 11, 2007

ILGA denunciará à UE a discriminação homofóbica do BES

"Lisboa, 11 aGO (Lusa)

A Associação ILGA Portugal afirmou hoje que vai denunciar junto da Comissão Europeia um caso de alegada discriminação com base na orientação sexual no acesso a crédito de habitação perpetrado pelo BES, que, por seu turno, rejeita aquelas acusações.
Num comunicado difundido hoje, a associação de defesa dos direitos da comunidade gay, lésbica, bissexual e transgender repudia a situação em causa noticiada esta semana pela TVI, segundo a qual o Banco Espírito Santo terá discriminado um casal de gays no acesso ao crédito à habitação.
Segundo a estação de televisão citada pela ILGA, o BES justificou a recusa em conceder ao casal de gays um empréstimo para compra da primeira habitação alegando que, de acordo com a lei portuguesa, "um agregado familiar é um conjunto de pessoas constituído pelos cônjuges ou por duas pessoas que vivam em condições análogas às dos cônjuges, e por isso está implícito que essas pessoas sejam de sexo diferente".
"De acordo com o BES, não existindo casamento entre pessoas do mesmo sexo, a união de facto entre pessoas do mesmo sexo, ainda que prevista por lei, não se aplicaria", escreve ainda a associação, acrescentando que, segundo a TVI, o casal levou o banco a tribunal, que depois foi condenado, tendo entretanto interposto recurso da sentença, o que o BES desmentiu, em declarações à Lusa, referindo que vai acatar a decisão do tribunal.
A ILGA sublinha que "o tratamento discriminatório de casais do mesmo sexo viola a Constituição da República Portuguesa - que desde 2004 proíbe explicitamente a discriminação com base na orientação sexual - e vai contra o espírito da Lei 7/2001 (Lei das Uniões de Facto), que contempla explicitamente casais de pessoas do mesmo sexo".
No entender da associação, apesar da lei, "a realidade é que esta não tem sido a interpretação de várias entidades públicas e privadas que se refugiam na expressão 'condições análogas às dos cônjuges' com o objectivo de discriminar casais de gays ou de lésbicas", e alerta o Governo e a Assembleia da República para "a urgência da igualdade no acesso ao casamento civil".
A Associação ILGA recorda que fez um estudo em 2003 sobre empréstimos para compra de habitação para casais de pessoas do mesmo sexo unidas de facto, e na altura "a Caixa Geral de Depósitos, o Banco Português de Investimento e o Banco Santander/Totta afirmaram a sua política não discriminatória".
Por seu turno, uma fonte oficial do BES, em declarações à agência Lusa, rejeitou "a insinuação de qualquer tipo de discriminação".
"A prova de que o BES não discrimina é dada pela própria decisão do tribunal que teve por base um caso anterior de concessão de crédito por parte do BES a um casal do mesmo sexo. Ou seja, não está em causa qualquer questão de discriminação, mas tão só de interpretação da lei quanto à concessão de crédito a dois indivíduos do mesmo sexo, independentemente de serem ou não um casal", sustentou a fonte.
O BES adiantou ainda que, relativamente a este caso, "decidiu não dar seguimento ao recurso e acatar a decisão do tribunal".

AG/RSF.
Lusa/Fim"

"Anunciado o Festival do Orgulho Negro de Londres"

"O 'Outburts UK' revelou pormenores de um Festival do Orgulho Negro a decorrer em Londres adiante neste mês. A festa oficial de lançamento terá lugar no Sábado 25 de Agosto nas Renaissance Rooms em Vauxhall, com início ao meio-dia."

"Haverá 16 artistas no evento, incluindo a finalista do 'X Factor' Rowetta Satchell. Outros destaques incluem um desfile de moda, DJs e a hipótese de ganhar uma viagem à Jamaica. Uma festa de encerramento decorrerá das 22 horas às 3 da manhã no Chocolate Lounge em Kennington. Um dos escritores negros mais celebrizados da América, Thomas Glave, autor da colecção "Whose Song?" e "Words To Our Now: Imagination and Dissent", irá ler excertos da sua última colecção de ensaios aclamados "Our Caribbean: A Gathering of Lesbian and Gay Writing from the Antilles". Também irá responder às questões da audiência, e