A 'go getter' blog with a purpose - keep your eyes on it!

Tuesday, July 31, 2007

Começou o maior festival de cultura LBGT da Europa!

"Barcelona, a capital gay do Mediterrâneo, receberá entre 1 e 17 de Agosto a quarta edição do Loveball, o mais importante festival do lazer gay e lésbico europeu."

"Depois do sucesso da primeira edição em Barcelona, que conseguiu reunir mais de 20 mil gays e lésbicas, e da última celebrada em Bruxelas no passado mês de Novembro com 18 mil assistentes, o evento cresce em dias de duração, quantidade ded eventos e expectativa de público."

"Loveball espera reunir 30 mil pessoas oriundas principalmente da Europa, mas também de lugares como América do Norte, Austrália, América do Sul, Israel e Turquia"

"(...) Barcelona não foi escolhida por acaso para acolher o festival Loveball mais um ano. A eleição deve-se a motivos de peso. A capital catalã demonstrou ser, na edição passada, uma cidade aberta, moderna, multicultural e tolerante, com uma importante cena cultural e nocturna que acolheu aos muitos turistas que encheram as suas ruas"

"Chile: apoio económico para três associações lésbicas que tienen projectos acerca da visibilidade, violência e cultura"

"Três organizações lésbicas - Agrupación Las Otras Familias, Colectiva La Perlita y Colectiva Lésbica Mafalda de Concepción - foram apoiadas com fundos para que se lancem os seus projectos dirigidos à comunidade lésbica, nada mais que trabalho político de visibilidade.

O Fundo Alquimia, ONG que doa fundos através de concursos para iniciativas das mulheres, confiou este ano, de modo inédiro, em três colectivos que apresentaram os seus projectos em acerca da visibilidade, violência e actividades culturais."

"A Agrupación Lésbica Las Otras Familias - dirigida pela professora Emma de Ramón - apresentou o seu projecto "Geração e Distribuição pela Internet de Registos Audiovisuais sobre diversidade lésbica", cujo objectivo é socializar as diversas realidade lésbicas, recuperando e visibilizando histórias de vida que hoje se encontram fragilizadas e agredidas por um discurso social que assume a heterossexualidade como norma única."

"Por sua vez, a Colectiva Lésbica Muro Activista La Perlita obteve o apoio ao seu projecto denomidado "La Batu Perlita", que procura processos e ferramentas para formar a primeira batucada lésbica que se apresente em marchas e protestos, seguindo o exemplo das companheiras argentinas "Lesbian Banda" que participaram na Marche Lésbica desenvolvida em Fevereiro em Santiago do Chile"

"Finalmente, o Colectiva Lésbica Malfalda, que só conta com pouco mais de um ano no activismo em Concepción, ganhou fundos para o seu projecto denominado "Eu Quero", que pretende impulsionar uma campanha que visibilize a violência nas relações lésbicas das regiões, sendo esta uma realidade silenciada e escondida pelas próprias lésbicas."

Friday, July 27, 2007

Vodka-Caramelo-Pastilha Elástica-Morango

É destas deliciosas combinações que se faz um Verão caliente e devidamente apetrechado!

Ocorrem-me outras, mas ficam aqui guardadas... entre nós! :)

Por isso tomem lá a combinação preferida destes brincalhões franceses Numéro# - os Daft Punk ainda são geniais, e para sempre! - que têm um jeitaço para animar as flirting sessions do people por estes dias! Até lhes perdoamos a negligência do tom heterossexual...

"PE: lésbica de 66 anos ganha direito à pensão de parceira"

"Edileuza Félix de Lima, pernambucana de 66 anos, conseguiu um acordo - que abre precedente na justiça - com o INSS na 15ª Vara da Justiça Federal e terá direito, a partir do mês que vem, a ganhar pensão por morte da companheira Irene Gonçalves da Silva, qu faleceu aos 68 anos, em março de 2006."

"O acordo prevê que Edileuza receberá R$410,00 mensais, além de R$ 3.750,00 retroativos à data do início do processo. Apesar da lei previdenciária considerar iguais todos os dependentes financeiros para a concessão de pensão por morte, na prática, o dispositivo legal não funciona para os casais do mesmo sexo."

"Edileuza precisou levar 3 testemunhas para uma audiência na Justiça Federal, para comprovar sua relação de 33 anos. Além disso, apesentou cópias de correspondências enviadas para o endereço em que vivia com sua parceira, o cartão de crédito como dependente da falecida e notas fiscais de produtos em nome das duas. Este é o 1° caso em que o INSS de Pernambuco reconhece, tão rápido e sem sentença judicial, o direito à pensão numa união gay."

Tuesday, July 24, 2007

"Espanha: mãe perde guarda de filhas por ser lésbica"

"O juiz espanhol Fernando Calamita, da região de Múrcia, decidiu tirar as filhas dos cuidados de sua mãe por ela ser lésbica. A sexualidade foi considerada uma influência negativa na educação e no crescimento das filhas, segundo publicou nesta segunda-feira o jornal espanhol El País."

"O juiz considerou que os filhos têm direito a um pai e a uma mãe. Segundo o juíz, o senso comum dita que o homem e a mulher se complementam e "duas mulheres e dois homens, não". Durante o processo, foi feita a declaração equivocada de que menores criados por homossexuais têm mais chance de se tornarem também homossexuais.Na década de 80, o mesmo juiz deteve duas mulheres por fazerem top less na praia da Chicana e, no mês passado, colocou entraves a adoção do filho de uma mulher pela companheira, com quem é casada."

"Na sentença, ele disse à mãe que teria que escolher entre suas filhas e sua companheira. A Federação de Mulheres Progressistas e a Federação de Gays e Lésbicas da espanha manifestaram que a decisão de Fernando Calamita é um escândalo, considerando-a inconstitucional e discriminatória por não cumprir o artigo 14 da constituição que proíbe a discriminação por orientação sexual.As associações pediram, nesta segunda-feira, 23/07, ao Conselho Geral do Poder Judiciário e às associações de juízes que atuem contra a sentença de Fernando Calamita."

"SECOM parabeniza camara pela reprovação de projecto de cura de homossexuais"

"A Secretaria de Comunicação da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgeneros -ABGLT enviou ofpicio à comissão de seguridade social e família da Câmara Federal por ter rejeitado o projeto de Lei nº 2.177 de 2003, de autoria do Deputado Neucimar Fraga, do PL/ES, que pretendia oferecer pelo Sus "tratamento" para homossexuais que quisessem virar "heterossexuais". Para Léo Mendes, o ato da maioria dos deputados´foi o de respeito a constituição federal que proíbe, no artigo quinto a discriminação de qualquer ordem. " Se a Organização Mundial de Saúde já declarou que Homossexualidade não é doença, mas sim uma orientação sexual tão normal quanto a heterossexualidade, por que esta insistencia do deputado homofobico de desrespeito aos direitos fundamentais e individuais de 18 milhões de brasileiros homossexuais?" . Léo Mendes, entende que a Homofobia é uma doença daqueles que tem ódio de pessoas não heterossexuais, e que os Nucleos de Atendimento Psico-Social-Naps do Sus precisam priorizar o tratamento de gente como o Deputado Neucimar Fraga."

Sunday, July 22, 2007

A saúde das lésbicas é negligenciada

No início de 2006 foram divulgadas as conclusões de um inquérito levado a cabo em Inglaterra pela associação LGBT Stonewall, que expuseram lacunas imensas na qualidade dos serviços de saúde prestados às mulheres que amam mulheres - por oposição aos que são ministrados a outras mulheres.

Este ano prepara-se novo inquérito, pela mesma Stonewall, e já estão lançados apelos para que respondam o maior número possível de mulheres que praticam sexo homossexual. O objectivo não é simplesmente contabilizar os casos de deficiente assistência médica, mas perceber a profundidade e origem desta situação de preconceito profissional.

Este inquério destina-se só a mulheres do Reino Unido, mas é uma exemplar iniciativa que deveria ter emitadores em todo o lado, fossem governos ou associações, e com particular pertinência em Portugal, neste Ano Europeu de Igualdade de Oportunidades para Todos.

Saturday, July 21, 2007

Sunday, July 1, 2007

"Jovens estrangeiros são já 13% do total da juventude espanhola"

"O número de jovens estrangeiros em Espanha representa já 13 por cento do total devido a «importante fenómeno migratório», principalmente procedentes de Marrocos (16%), Roménia (14%), Equador (12%) e Colombia (6%), segundo a Informação Anual Jovens 2006, apresentado hoje pelo Instituto da Joventude. Este facto suavizou a perda de peso demográfico da joventude em relação ao conjunto da população espanhola. (...)"

"(...) Quanto ao tipo de contratos dos empregos dos jovens, 48 por cento tem um contrato temporal; 40 por cento, um indefinido e 9 por cento são trabalhadores independentes. Em 2006, sete em cada dez jovens teve uma experiência laboral remunerada e o tempo médio que demoram a encontrar um emprego situa-se nos 5,7 meses. (...)"

"(...) Apesar das dificuldades económicas com que este colectivo se confronta neste tema, 54 por cento declara desconhecer tudo relativamente aos tipos de juros dos empréstimos hipotecários e 63 por cento afirma desconhecer as ajudas que existem para a aquisição de habitação. Além disso, a imensa maioria de jovens em Espanha (90%) prefere ser proprietário que alugar uma habitação. (...)"

"(...) Nos últimos anos tem-se consolidado a democracia espanhola como forma preferível de governo entre a juventude espanhola, mostrando uma disponibilidade para a participação cidadã com o valor da tolerância para com pessoas que vivem pior que eles muito extenso. Também valorizam a tolerância para com as pessoas e suas ideias, assim como o respeito à legalidade vigente na sociedade. (...)"

"Madrid, multicolor y diversa, festeja el Orgullo Gay europeo"

Repórteres 'Eyes On' em Madrid viram o maior evento LGBT da Europa...


Obrigada C. pelas imagens.

E em reportagem da AGMagazine: