A 'go getter' blog with a purpose - keep your eyes on it!

Friday, December 29, 2006

Eyes on... 2007!

Até breve! :)

Fecundação das lésbicas - discriminação da feminilidade

Recentemente dei de caras com esta notícia interessante, muito na verdade.

(...) um método de procriação medicamente assistida que permite substituir a proveta usada na fecundação «in vitro» por uma cápsula permeável, depositada no útero da mãe.”
Isto constitui um progresso estrondoso para os casais para quem a concepção representa um esforço sobre-humano e a parentalidade uma missão de vida. Pessoas que são o oposto disto...
Com esta evolução técnica, a fecundação artificial de qualquer mulher tornam-se imensamente mais simples. Repito, qualquer mulher tem a beneficiar com este progresso. Excepto as lésbicas portuguesas!

Do ponto de vista das reivindicações lgbt esta notícia ainda significa muito pouco, portanto. Como é sabido, a reprodução medicamente assistida em Portugal é vedada a mulheres solteiras e aos casais homossexuais – antes de mais porque não está legitimada a ‘conjugalidade’ dos casais homossexuais, e todo um conjunto de normativas legais acerca das uniões civis entre pessoas do mesmo sexo (o que, desde logo, torna indevido o uso do termo ‘casais’, porque quando muito as leis permitem falar em ‘pares’ homossexuais).

Mas tais ditames legais nunca impediram nenhuma mulher, ou as lésbicas, em particular as que constituem casais, de conceberem recorrendo à ajuda de dadores de esperma conhecidos e a algumas ‘operações’ caseiras para levar a cabo uma ‘fecundação artificial assistida’ embora menos ‘medicamente’.

A notícia que suscitou este post relembrou-me de mais este aspecto discriminatório nas leis portuguesas. Neste caso particular a mensagem que o Estado Português, moderno e europeu, se arrisca a emitir para outros estados modernos e europeus, é de uma clara discriminação, pois que se autoriza disponibilizar o progresso científico apenas às mulheres que as estão conforme as restrições de uma determinada lei que regulamenta a reprodução. Em comparação com estas, e sob o ponto de vista jurídico, nós lgbt somos, para todos os efeitos, menos cidadãos. Para o SNS seremos então menos urgentes. Seremos, porventura, menos humanos para os médicos!? De pouco nos vale o progresso técnico e científico que a humanidade persegue.

Em muito pouco tempo é a segunda vez que sinto a minha vida ameaçada pelo meu país. Eu repudio esta retórica, não é possível cooperar. A verdade é que somos exactamente pessoas, exactamente homo-sapiens. Somos também homossexuais.

Wednesday, December 27, 2006

Alternativas ao aborto

Hoje o espírito natalício subiu-me MESMO à cabeça!

Por isso lembrei-me de dar uma ajudinha aos apologistas do NÃO à despenalização do aborto. Peço um descontozinho aos meus co-apologistas do SIM, mas o próximo acto irreflectido de propaganda conta a favor dos adversários...

“Uma menina de dois anos morreu hoje em Mazedo, Monção, alegadamente vítima de maus-tratos.”

“Este caso segue-se a um caso idêntico ocorrido a 13 de Setembro no Hospital de Faro, onde faleceu uma menina de dois anos vítima de abuso sexual.

Uma vítima de dois em dois dias

Em cada dois dias, uma criança portuguesa é vítima de maus-tratos, violência que por vezes provoca a morte, segundo um estudo da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) (...)”

Então as mulheres devem encarar o sexo com mais responsabilidade...!? E já agora, que parte da responsabilidade devem assacar os homens!?
Pois, desvendem mais argumentos desses!

Tuesday, December 26, 2006

Festividades associativas – ainda o Natal

O GRIP, Grupo de Reflexão e Intervenção do Porto realiza no próximo dia 29 um jantar intitulado 2º Jantar de Solstício de Inverno. O blog do Grip anuncia.

Este jantar está aberto a associados, não associados e a qualquer pessoa que se queira inteirar das iniciativas do grupo. A ementa anuncia-se variada e o preço é de 6 euros + bebida. O local não está anunciado, mas podem solicitar essa informação pelo e-mail grip.ilga@gmail.com, que deverá servir também para confirmarem a vossa presença, como se requer.

Monday, December 25, 2006

Os destaques do Natal

Houve uns quantos...

- A melhor prenda recebida: formação, formação, formação! E ainda algo que darei a mim mesma.
- A melhor sms recebida: “(...) Não me esqueço. (...)”
- A melhor sms enviada: “(...) A única Cristina de que não tenho o número é a minha prima. Pois então se és ela, iguais votos para ti (...)”
- A pior sms recebida: “(...) Pronto, já está tudo despachado até 2008. (...)”
- A pior sms enviada: (graças ao Pai Natal consegui evita-la)
- A melhor chamada recebida: da Dulcineia
- A melhor chamada efectuada: para o irmãozão
- A pior chamada recebida: (felizmente não ocorreu)
- A pior chamada efectuada: “- Olá Mariana! Então como estás? Chegaste bem?"; "- Quem fala?”
- O melhor e-mail recebido: “(...) saudar desconhecidos é saudar amigos que ainda não conhecemos (...)”
- O melhor e-mail enviado: “Caríssima professora, muito obrigada (...)”
- A melhor companhia: a filhota felina
- A melhor conversa: com a L
- A melhor supresa: a cunhada
- O melhor momento: à beira-mar com o pai
- A maior satisfação; horóscopo ELLE para 2007
- A melhor iguaria: letria

Braga Calling!!

"(...) to the underworld, come out of the cupboard, you boys and girls. (...)"

... porque estou em Braga a trabalhar, a morar, a viver. A querer conhecer mais da cidade e dos submundos, da vivência ou não-vivência lgbt daqui.

Gostaria de encontrar-me com pessoas lgbt, mulheres e homens lgbt, de Braga. O meu objectivo é simplesmente conhecer-vos e saber como sentem, olham, vivem a nossa comunidade nesta cidade. Poderão contactar-me pessoalmente através do meu e-mail cujo link encontram no meu perfil. Espero só contactos bem-intencionados, não me desiludam p.f.

Friday, December 22, 2006

Natalices 2006


Confesso que tencionava publicar este post apenas a instantes da consoada, mas 3 razões levam-me a antecipar os votos natalícios:
1. Tenho andado tão cansada que se não aproveitar este instante, posso bem esquecer-me quando a minha expectativa for o repasto;
2. O calendário propicia efectivamente a que, desde hoje, nos dediquemos de estômago e gula a tudo o que anuncie 'espírito de quadra', donde se destacam jantares, festas e outros gatherings natalícios;
3. A blogosfera segue o seu próprio 'bio-ritmo' e este blog, como parte do 'organismo', e não querendo arriscar causar nenhum transtorno 'ecológico', deve favorecer a ordem natural e imbuir-se nela.

Assim sendo, e sem mais demora, desejo a tod@s os que por aqui passarem os olhos as maiores alegrias nas celebrações natalícias, e que levem para o ano novo muita saúde, amor e prosperidade.

Wednesday, December 20, 2006

Porque será que me sinto perseguida desde hoje?

Será porque é intenção dos magistrados virar-me as costas se um dia eu vier a viver com a filha violenta de algum advogado, ou mesmo juíz!?
É que apesar das declarações rocambolescas que vieram a público hoje, a lei fundamental portuguesa, vulgo Constituição, e o Código Penal não deixaram, nem deixarão, de condenar a descriminação dos cidadãos homossexuais e a violência contra qualquer cidadão indeferenciadamente do género ou orientação sexual.

Logo de manhã: fico a perceber que o documento que dois homens redigiram é rigorosamente autista! Algum ensaio da estupidez certificada, ou pesadelo a enevoar ainda o meu zapping matinal?
A Fernanda Câncio destaca que as uniões de facto, independentemente do sexo dos unidos, foram simplesmente desconsideradas como potenciais situações com ocorrências violentas. É que seria mesmo complicado, eticamente escandaloso e constitucionalmente desafiante, justificar porque é que naquelas uniões só seria possível punir homens que batessem em mulheres!

Um pouco mais tarde: a dimensão do absurdo é chocante e inadequada a um país moderno que pretende... bem, pretende coisas irrealistas se aceita que certos mentecaptos cheguem a certos cargos. Enfim, um país de pretenciosos!
O Boss vai destacando isso mesmo ao longo do dia, o atradasismo que atrofia as instituições democráticas até à retroversão! Benvindos ao hoje, onde opiniões reinam, esquecem-se arbitrariamente tanto o bom senso como os critérios científicos, fala mais alto quem está no palanque, mas a falta de oxigenação é generalizada!

Ainda a tempo de partir mal-disposta para o almoço: lêr esta notícia como um relato duma banalidade entontence mais do que imaginar o cenário de um conto surreal para ilustrar.
O destaque da SIC é... nada mais nada menos que a inaptidão do tal Parecer para suscitar qualquer efeito prático! Desta forma só se consegue mesmo que haja mais gente desprotegida. Então ‘bora dai mudar a situação! O óbvio alarma para a urgência de especificar que uniões civis entre pessoas do mesmo sexo valem tanto quanto entre pessoas de sexos diferentes, e tanto quanto uniões de facto entre duas pessoas independentemente dos sexos.

Pela tarde fora a realidade foi assentando: felismente um sinal de alguma racionalidade, de alguma 'inteligentia' reconfortante. Já começava a ser fácil admitir a completa ilusão da realidade.
A TSF dá ênfase à posição da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) que na voz do seu secretário geral lembra a existência de muitas formas de violência doméstica, diversas na natureza do vínculo jurídico que reúne quaiquer pessoas no mesmo domicílio ou relação. E importa dar atenção a todas! Vítima é tod@ aquel@ que sofre a opressão por parte de outrem, e a APAV recebe cada vez mais queixas de homens oprimidos por homens, mulheres oprimidas por mulheres. Eu também vou apresentar queixa por hoje ter-me sentido violentada nos meus direitos.

Finalmente... o tal de juíz Pedro alardeia o que lhe vem à cabeça num blog (que não vale a pena linkar). A imagenzinha da minoria a forçar a balança deve ser reflexo de algum complexo escondido. Por ali fora ele diz-se compreensivo com os homossexuais, mas não deixa de considerar ‘propagandistica’ a reivindicação das associações lgbt pelo reconhecimento da violência doméstica enquanto crime se entre pessoas do mesmo sexo. Diz o sujeito ‘propagandistica’, porque ao pedirmos isto já apontamos para o reconhecimento legal das uniões civis entre pessoas do mesmo sexo. Hum... ele reprova-as, portanto. Mas louva a nossa suposta reivindicação do direito à diferença.
“Nem menos nem mais, direitos iguais”... o Clube Safo grita-o há alguns anos, mas ele não sabe. Por isso lhe causa estranheza. Já agora... outros que não sejam “instrumentos jurídicos equalizadores” são instrumentos de discriminação, instrumentos criminosos.

Tuesday, December 19, 2006

A realidade suplanta a ficção

Porquê querer ficção... quando a Índia dá uma prova de realidade lésbica/feminista!?

Numa altura em que se fala nas estatísticas que mostram Portugal como um país intolerante para com os direitos dos homossexuais (o Miguel e o Boss)– ter 62% de jovens que concordam com a possibilidade dos homossexuais se casarem é ainda ter 38% deles que não entendem que não se trata de opiniões mas de direitos fundamentais, inquestionáveis para todos os cidadãos – surge esta história de duas mulheres a quem foi dada a permissão legal para se casarem, na Índia. Este é um dos 75 países onde ainda é crime ser homossexual, mas apesar disso Wetka, de 30 anos, e Melka, de 22, persitiram juntas até terem o seu amor reconhecido e respeitado pela lei, como pela população.

Resumindo a notícia, que encontrarão integral aqui, estas duas mulheres já tinham tido más experiências com homens em casamentos ‘arranjados’ (como é costume nacional), e ambas queriam dar mostras às autoridades locais de que juntas, e sem eles, seriam capazes de sobreviver e de serem mais felizes. Planeiam até adoptar filhos. Pagaram multas pela união, suportaram as despezas da boda, ganharam o direito de imprimir a marca vermelha na testa, e eu fico sem mais palavras... Com todo o respeito pela Teresa e pela Helena, são estas as mulheres que eu admiro como a mais ninguém, são as minhas heroínas!

Sunday, December 17, 2006

Report on... Debate sobre o casamento gay em Portugal

Quem não pôde ir assistir ao debate sobre o casamento entre homossexuais em Portugal da última sexta-feira que o Miguel organizou e que contou com a colaboração da Cris, não precisa ficar tão triste! :)

Cá vai um resumo do que se falou, via “Igualdade no Casamento”.

Saturday, December 16, 2006

"Night Nurse"

... ou: 'Ai a minha garganta e o meu nariz!' :S

"Tell her try her best just to make it quick
Woman tend to the sick
Because there must be something she can do
This heart is broken in two
Tell her it's a case of emergency
There's a patient by the name of Mickey

Night nurse
Only you alone can quench this here thirst
My night nurse, Oh God
Oh the pain is getting worse
I don't want to see no Doc
I need attendance from my nurse around the clock

Because there's no prescription for me
She's the one, the only remedy
My night nurse
Only you alone can quench this here thirst
My night nurse
Oh the pain is getting worse
I'm hurt my love

I don't want to see no Doc
I need attendance from my nurse around the clock
Because there's no prescription for me
She's the one, the only remedy
Night nurse
Only you alone can quench this here thirst
My night nurse
Oh the pain is getting worse
I'm hurt my love

And I'm sure, no, no doctor got a cure
My night nurse
My night nurse
My night nurse"

canção de Gregory Isaacs (interpretada pelos Simply Red)

O preservativo feminino.

O que é?

Depois da actividade que o Clube Safo organizou na semana passada sobre práticas de sexo seguro entre mulheres, subsiste entre as mulheres, e homens, a falta de conhecimentos sobre como diminuir os riscos para as mulheres inerentes ao sexo – não existe somente a hipótese do uso do preservativo masculino. Uma das mais flagrantes falhas é o desconhecimento do que é, para que serve e como se usa o preservativo feminino.

Antes de mais, tal dispositivo existe! Trata-se de uma barreira de poliuretano, tipo bolsa, que se destina a impedir o contacto directo entre a vagina e útero de uma mulher, e um corpo estranho que a penetre. Deve, então, ser inserido na vagina – operação que é facilmente executada pela própria mulher, sendo ainda mais simples a remoção do preservativo – já que vai servir de receptáculo aos fluidos que possam nela ser vasados, seja sémen, saliva ou outros, potencialmente perigosos. Como o preservativo masculino, a função primária deste é evitar doenças cujo contágio ocorre durante o acto sexual (IST’s – HIV, Hepatites, sífilis, etc...) – heterosexual ou homossexual – através do contacto com fluidos contaminantes.

Nesta bruchura em português, muito compreensiva e que podem imprimir se clicarem no link do .PDF, poderão averiguar o que é e como se aplica e usa um preservativo feminino. Como foi anteriormente dito, este preservativo não se encontra à venda em Portugal. No entanto podem encomenda-lo pela internet, desde Espanha, aqui. Aqui conhecerão como ele foi adoptado e aceite no Brasil.

Thursday, December 14, 2006

Festejar o associativismo lgbt este Sábado

Haverá 2 actividades este fim de semana para celebrar o associativismo lgbt em Portugal, e que servirão também para celebrar a época festiva do Natal:

Jantar de Natal e comemorativo do 9º aniversário da IlgaPortugal, no Centro Comunitário Gay e Lésbico de Lisboa. Será na noite de Sábado, a partir das 20:30, seguido de festa. Requer inscrição prévia, que podem fazer pelo e-mail ilga-portugal@ilga.org ou através do telefone 218873918. A ementa inclui vegetariana, e os preços variam. Mais informações aqui.

O Clube Safo festeja por estes dias o seu 10º aniversário, e no mesmo Sábado, 16, reune-se para um Jantar de Natal e aniversário na Casa do Alentejo, Rua das Portas de Santo Antão, em Lisboa. Haverá distribuição de um CD comemorativo do aniversário. Mais informações aqui.

'Calling all agents!'

Guardem-me um pão da Figueira!

Só peço que seja integral ou rústico, ou com fruta. Fico-vos grata para vida! :)

Wednesday, December 13, 2006

Falar a sério sobre o casamento 'gay' em Portugal

No próximo dia 15 de Dezembro, sexta-feira, às 19:00 horas, vai decorrer na livraria Almedina do Átrium Saldanha – Lisboa – um debate promovido por Miguel Vale de Almeida e pela referida Editora portuguesa, sobre o casamento entre Homossexuais em Portugal.

O debate intitulado “Da União ao Casamento – uma perspectiva sociológica sobre activismo LGBT em Portugal” insere-se no ciclo “A TEMPESTADE E O COPO D’ÁGUA: SOBRE O CASAMENTO ENTRE PESSOAS DO MESMO SEXO”, e será orientado pela Socióloga Ana Cristina Santos.

“Esta iniciativa pretende ajudar a isso mesmo, convocando os saberes da Sociologia, do Direito e da Antropologia para um debate fundamentado sobre os contornos sociais, legais e culturais da “Tempestade” que agita o “Copo d’Água”. Será uma gota. Mas uma gota, como se sabe do provérbio, pode fazer uma grande diferença.” Miguel Vale de Almeida

Tuesday, December 12, 2006

Olhos na Vulva! :)

Alegrias de Natal!

de lá:
"(...) Cada vez mais encantada com o 'Eyes" gostaria de ter a honra de linka-lo ao Uva...
Para tal fiz um selinho e gostaria de ter o sua opinião a respeito assim como a sua autorização.

O meu gosto para imagens é muito pessoal e sempre que posso tentar fugir do "lugar comum", o que nem sempre é muito fácil... então se não apreciar a imagem escolhida por mim, sinta-se a vontade para falar e tentaremos encontrar uma do seu agrado ou quem sabe vc possa sugerir alguma. (...)"


de cá:
"(...) O seu entusiasmo com o Eyes On The Pride não pára de me surpreender! :) Fico muito contente com isso, e delirei com esta sua proposta de um selo 'personalizado' para linkar o Eyes On!

Desde já deixe-me dar-lhe os parabéns pela imagem magnífica que criou. Transborda de conotações sexuais, desde a anatomia genital feminina até à sugestão de que espreita por um buraco de fechadura para uma cena insdiscreta... A imagem, resgatada com todo o sucesso que qualquer 'lugar comum', nasceu aprovada!
O seu gosto pessoal sintoniza perfeitamente com os nossos parâmetros estéticos - como referi mais que uma vez, as imagens que exibem no Uva Na Vulva são de abrir o apetite, cortar o fôlego, tirar o chão debaixo, deixar o queixo caído a qualquer pessoa que venere amar mulheres. E apesar dessa vossa dedicação à beleza multi-sugestionada do feminino, ainda olham com toda a atenção para questões que lidam com descriminações e injustiças. O uva na Vulva é um blog admirável e cheio de mérito, ao qual é uma honra estar linkada de modo tão exclusivo.

De novo, muito obrigada por toda a atenção que nos têm dirigido e que nos dá tanto alento. Quanto a vós, continuem o bom trabalho e o melhor sucesso do mundo. (...)"


de lá:
"Te retribuo cada palavra com o mesmo carinho e satisfação.
Saiba que a minha admiração é sincera e o mérito puramente seu.

E é claro que pode, pode tudo! estamos aqui pra isso! somar, unir e reunir em nome da nossa visibilidade e de nossos direitos. E o sexo e a sexualidade de uma mulher, lésbica ou não, estão incluídos nisso!

Estou te enviando o original da imagem também.
Quanto ao selo, este é seu e pra usar como desejar.

Grande beijo e fraternal abraço"

Monday, December 11, 2006

Sexo entre mulheres

O dabate “Comportamentos sexuais entre mulheres: práticas de sexo seguro” que o Clube Safo e as Panteras Rosa organizaram no Porto no passado dia 9 deu continuidade a um primeiro que havia já decorrido. Desse resultou um resumo – que serviu de introdução a este – onde estavam enunciadas algumas práticas, os riscos a elas inerentes e as devidas precauções a tomar. Sobre as destinatárias destas informações o debate foi de terminologias e filosofias: sexo seguro entre LÉSBICAS ou sexo seguro entre MULHERES. Por maioria de votos prevaleceu a segunda, e por abranger qualquer mulher indiferenciadamente, que deseje informar-se.
De seguida as representantes das Panteras Rosa demonstraram utensílios e técnicas que auxuliam as práticas de sexo seguro, e findaram com a distribuição de preservativos, luvas e lubrificante – à boa maneira de Mães Natal! Destacou-se o desconhecimento dos preservativos femininos nas farmácias portuguesas e a total inexistência deles em Portugal (os demonstrados provinham de França).

Em resumo: a sessão de esclarecimento foi educativa e formativa sem dúvida, mas acabou por se dirigir exclusivamente a lésbicas.
Pessoalmente considero que o Clube Safo deveria, nesta particular actividade mas noutras também, dirigir-se efectivamente a todas as mulheres de modo a que toda aquela informação não se encerre entre as lésbicas. Mas a já habitual introversão do Clube Safo, particularmente no Porto, não lhe permite alcançar de facto a visibilidade que advogam nos seus princípios. Se cada acção do Clube é uma acção pela visibilidade das lésbicas, porque é que ninguém mais tem conhecimento do que decorre e se convida a participar também, seja homo ou hetero, mulher ou homem? Deste modo, como esperam encontrar esse ‘lésbico’ que procuram!?

Sunday, December 10, 2006

Enquanto isso...25 Rabinos do Comité de Lei Judaica DIVIDIDOS...



Activistas dos direitos dos judeus homossexuais qualificaram de vitória a decisão, adoptada pela mais alta entidade legal do braço conservador do judaísmo, de permitir que gays e lésbicas sejam rabinos.

A Assembleia Rabínica do Comité de Lei Judaica e Padrões adoptou nesta quarta-feira três opiniões legais contraditórias: duas condenando a homossexualidade e uma terceira abrindo o caminho para a ordenação de rabinos homossexuais.

A decisão dá às sinagogas a opção de ordenar gays e lésbicas e permite, ainda, a celebração de uniões de casais do mesmo sexo, embora não trate especificamente do casamento gay.

"Infelizmente, é uma vitória com reservas. Abre as portas para permitir abertamente que os gays e lésbicas se tornem rabinos no movimento conservador", acrescentou, "mas ainda há um longo caminho a percorrer". - Disse a rabino Ayelet Cohen, da Congregação Beth Simchat Torah, de Nova York, a maior sinagoga do mundo para a comunidade de gays, lésbicas, bissexuais e transgéneros.
Isto é caso para dizer: Mais vale a boa acção que a oração.

Informação retirada de about:blank

Casamento Homossexual em Africa do sul já não é um Sonho!




O Parlamento sul-africano, e após muito empenho/luta por parte dos homossexuais e simpatizantes, aprova lei que autoriza o casamento Gay. Esta nova medida faz com que África do Sul se torne o primeiro país africano a legalizar a união entre duas pessoas do mesmo sexo.

Ao final de um tenso debate, a lei foi aprovada por 230 votos a favor, 41 contra e 3 abstenções.

Esta lei, que autoriza o casamento entre os Homossexuais, entra em vigor nesta quinta-feira, depois de assinada pela vice-presidente, Phumzile Mlambo-Ngcuka, informou o governo.

Agora, só falta os nossos conservadores Portugueses, Senhores do poder, mas ainda não DEUSES... aceitarem que os homossexuais também têm o direito de serem felizes e serem reconhecidos como famílias e não como pessoas doentes.

Mas isso ainda é um Sonho....


Informação retirada de http://portugalgay.pt/main.asp

Friday, December 8, 2006

Eyes on... “All is full is love”

ALL IS FULL OF LOVE” – Bjork, “Homogenic”,1999
Este video, da autoria de Chris Cunningham foi premiado incontáveis vezes, incluindo com o prémio de Melhor Video Musical de Fantasia no Fantasporto.

Depois de ouvida a faixa sonora, o realizador sintetizou as impressões que lhe haviam sido transmitidas pela cantora: ‘sexual’, ‘leite’, ‘estátuas chinesas, de porcelana branca, dura e gélida, que se diluem no amor erótico’, ‘cirurgia’, ‘luminosidade celestial’... Das fantasias tecnológicas do realizador já faziam parte as ideias de robótica e maquinaria industrial, a imagem da andróide produzida pela imaginação visionária de Fritz Lang em "Metrópolis", que explora a anatomia feminina expondo-a despida, logo erótica, e havia a vontade de dar ao video um visual antiquado, datado dos anos 70, sintéticos, estilizados e reluzentes em plásticos.

Durante toda a produção do video o resultado permanceu incógnito: havia muita incerteza sobre uma linha conceptual que não fora esclarecida desde o princípio, e estava emaranhada em referências extremamente díspares. Quando a produção chegou ao tratamento gráfico computorizado, uma identidade começou a distinguir-se e tornou-se mais fácil dirigir então o video para um resultado concreto. O resultado está à vista, e dispensa muitas palavras. No filme “I, Robot” a inspiração tem uma origem indubitável.

Duas androides identificadas como Bjork, assistem-se uma à outra no processo de criação, e animação. É clara a alusão à concepção intra-uterina já que as figuras são femininas, mas também à mecânica industrial, e à dependência de servo-mecanismos como interfaces da criação. As criaturas, que vemos trocarem palavras e actos de amor, subitamente convidam-se ao enlace erótico, impossível entre fetos ou entre maquinaria. Nesse instante somos desarmados pela supresa de verificar que existe penetração, que existe produção e troca de fluidos, que poderia existir fecundação, que existe consciência do momento, do amor, do sexo... existe deleite emocional e deleite físico.
O video aparentemente é acidentalmente lésbico, e inesperadamente emocional e quente... como não suporíamos serem os androides em ambiente acéptico. Mas duvidar de quê? Tudo está cheio de amor.

Não esquecer...

... que o Clube Safo debate sexo seguro entre mulheres. Este Sábado, no Porto.

Thursday, December 7, 2006

Roubam a identidade, mas não a dignidade de existir.

És um cidadão/cidadã exemplar!? Não deves nada à Justiça e és cumpridor/cumpridora da Lei!? Respeitas os outros/outras!?

Eu não tenho nenhuma ocorrência no meu registo criminal; faço por seguir os trâmites legais que a Justiça tece sobre a nossa/minha democracia, e tento o mais possível entender a posição dos meus concidadãos face às suas/nossa vidas – tanto quanto desejo que eles/elas entendam a minha posição face à minha/nossa vida. Esclareça-se que se somos iguais enquanto pessoas, e sendo indivíduos em conjunto, somos cidadãos sob os mesmos pressupostos – liberdade, igualdade, fraternidade, dignidade, justiça e solidariedade.

Mas por incrível que pareça eu devo à Justiça o que outras pessoas não devem nem nunca deverão! Devo à Justiça o facto de ser Lésbica – e felismente ser Lésbica é um fenómeno 'instituido', ou corresse eu o risco de me acharem homem por amar mulheres.
Hoje a Justiça portuguesa deixou de prestar contas com um Homem que só deve à Justiça o facto de ser Homem. Que contas quer a Justiça ajustar!? Que raio de dívida pode um Homem ter com a Justiça à custa de ser Homem!?

Porque é que ninguém impede a Justiça Portuguesa de continuar a perseguir as Lésbicas e Gays por serem Homossexuais, e @s Transexuais por serem Homens e Mulheres!? Porque é que toda a gente aceita passivamente assistir a isto!? Hoje eu aceitei pela última vez.

Haja uma Lei de Identidade de Género já!

Dia da Visibilidade Lésbica

Que achariam se o governo português instituísse um dia do ano para se celebrar a visibilidade lésbica. Absurdo!?

Concerteza nem imaginam que no Brasil esse tal dia é comemorado a 29 de Agosto, ou que existe mesmo uma proposta, que foi entregue ao governo brasileiro este ano por uma deputada do PSOL-DF, para dedicar oficialmente essa data à expressão da presença lésbica na sociedade brasileira. Conheçam melhor a história...


“Por que 19 de Agosto é o Dia Nacional do Orgulho Lésbico?

Porque, no dia 19 de agosto de 1983, ocorreu a primeira manifestação lésbica organizada contra o preconceito no Brasil. Os donos do Ferro's Bar, bar paulistano que por décadas foi ponto de encontro das mulheres homossexuais de todo o país, não aceitavam que as integrantes do Grupo Ação Lésbica Feminista (GALF/1981-1990) vendessem seu boletim no estabelecimento, embora permitissem a venda de todo outro tipo de material. Chegaram a chamar a polícia para retirar as ativistas do GALF do local, local este sustentado pelas lésbicas de São Paulo e do Brasil. Indignadas, as integrantes do GALF articularam uma manifestação de protesto em frente ao bar, com apoio de grupos homossexuais, feministas, de parlamentares e da OAB, conquistando por fim o direito de venderem seu boletim sem repressão.”
In site ‘Um outro olhar – on-line


“Dia da Visibilidade Lésbica - 29 de Agosto

Em 29 de agosto de 1996, na cidade do Rio de Janeiro, aconteceu o I Seminário Nacional de Lésbicas (SENALE), onde pela primeira vez, no Brasil, reuniam-se então, mais de cem mulheres lésbicas para discutirem seus direitos e suas concepções teóricas e políticas. Em razão disso, essa data foi escolhida como “Dia da Visibilidade Lésbica”, em a alusão àquele encontro que possibilitou a abertura de um fórum oficial de discussões e conferiu mais visibilidade às questões ligadas às mulheres lésbicas.”
In site ‘Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres

Wednesday, December 6, 2006

Tinto para o Natal

Hoje recebi a primeira prendinha de Natal! :)

Nada mais nada menos que um vinho tinto Odisseia Douro 2004. Por favor, quem souber ilucide-me sobre este vinho, porque não sei avaliar estas coisas, mas quero saber bebê-lo em boa ocasião e com acompanhamento condizente. E companhia condizente também.

Adianto já que as castas de que é feito são Touriga Nacional e Tinta Roriz, e que o volume de alcool é de 13%. Começo a achar uma infelicidade que seja só uma garrafa! :S

Tuesday, December 5, 2006

Ficção... Conversa para político

A Terra Prometida.

Proponho-vos o seguinte exercício mental: imaginem que estão a lêr a nova revista temática semanal de grande tiragem em Portugal, a LGBTQ, e que encontram o seguinte testemunho de uma leitora:

“(...) Pude melhorar tudo na minha vida desde que o nosso governo desbloqueou a questão do casamento entre homossexuais. Não estou casada ainda, mas já sinto diferenças tão grandes em tudo, que creio ter sido libertada uma nação – a nação lgbt – antes reprimida dentro de outra – Portugal.
Fomos apenas o sexto país a permitir que os homossexuais se casem e beneficiem dos mesmos direitos que os casais heterossexuais, mas a proximidade com Espanha, que já o havia feito há tempo que chegue, deixa-me entender a Península Ibérica como a Terra Prometida dos homossexuais.
Senão reparem; nasci na Guarda e formei-me no Porto, onde me conheci e dei a conhecer sexualmente; Com o início da actividade profissional, ganhei a oportunidade de trabalhar em Lisboa, o que acabou de me libertar de quaisquer sentimentos de exclusão relacionados com a minha sexualidade; agora que posso casar-me com a mulher que amo – ela vive em Barcelona – não encontro barreiras em aspecto nenhum da minha vida, e tenho gozado os fins de semana nas encostas vinhateiras do Douro profundo – numa estalagem que devem visitar, recuperada por dois amigos gay para turismo ecológico de habitação; Nas pequenas férias que vão surgindo ficamos em Madrid com @s amig@s e a cada visita redescobrimos a Chueca; nas férias grandes fazemos praia em Valência ou na Zambujeira do Mar.
E isto não é nada! Quando descobrimos que duas amigas alemãs vêm cá para uns cruzeiros Porto-Marrocos-Alicante-Barcelona, que desconhecíamos, já pensamos agendar um percurso Barcelona-Atenas em ocasião de Lua-de-Mel!
Não está tão gay-friendly a nossa península!? É um verdadeiro corropio, encontramos gente de todo o mundo a curtir esta Terra Prometida! (...)”

People, are you getting the picture!? Ou é preciso fazer mais ficção!? Estou aberta a mais ideias!

Monday, December 4, 2006

Eyes On... no Brasil.

Já nos podem encontrar por essa blogosfera fora!

Fomos ao Brasil mostrar opinião, pelas mãos habilidosas do Uva Na Vulva (link na barra lateral) que recuperou um dos nossos primeiros posts.

No curtinho tempo de vida deste blog, já temos a agradecer críticas vindas de ‘público’ internacional. Este fim de semana recebi em e-mail palavras muito simpáticas e lisonjeiras d@ BF: “Adoro a qualidade dos blogs glbts portugueses. (...) Seu blog todo é muito bom!!”

Eu posso imaginar que a qualidade que aprecias nos blogs lgbt portugueses possa derivar da necessidade que existe ainda em Portugal de batalhar pelos direitos lgbt, porque ainda é necessário repetir que homofobia deve ser criminalizada, ainda é necessário transmitir que homossexualidade é afinidade tão natural quanto heterossexualidade, é necessário cada vez mais inundar a opinião pública com o tema das descriminações criminosas e quebrar a tacanhez deste povo bruto. Não creio que esta circunstância merece alguma gratidão da parte de nenhum blogger-lgbt-activista, mas que nos dá muita garra para ‘speak out’, isso dá!

:) Obrigada a tod@s @s que nos leiem, e nos criticam.

Sunday, December 3, 2006

E porque não!

Reis Magos


O que se teria passado, se, em vez de três Reis Magos, tivessem sido três Rainhas Magas?


- Teriam perguntado como chegar ao local e teriam chegado a horas.

- Teriam ajudado no parto e deixado o estábulo a brilhar.

- Teriam ainda preparado uma panela de comida e teriam trazido ofertas mais práticas. Mas quais teriam sido os seus comentários ao partirem?

- Viste as sandálias que a Maria usava com aquela túnica?

- O menino não se parece nada com o José!

- Virgem! Pois está bem! Já a conheço desde o liceu!

- Como é que é possível que tenha todos esses animais imundos a viver dentro de casa?

- Disseram-me que o José está desempregado!

- Queres apostar em como não te devolvem a panela?

Desapego é... crescer

Nas palavras sensatas de Madonna...

"The Power of Goodbye"

Your heart is not open so I must go
The spell has been broken, I loved you so
Freedom comes when you learn to let go
Creation comes when you learn to say no

You were my lesson I had to learn
I was your fortress you had to burn
Pain is a warning that something's wrong
I pray to God that it won't be long
Do ya wanna go higher?

Chorus:

There's nothing left to try
There's no place left to hide
There's no greater power
Than the power of good-bye

Your heart is not open so I must go
The spell has been broken, I loved you so
You were my lesson I had to learn
I was your fortress


P.S.: post dedicado a ti...

Oh pá!...Vale tudo menos tirar olhinhos


“ Tenho medo de fazer amor com a minha nova namorada, pois a minha ex. namorada batia-me sempre que acabávamos de fazer amor, de forma que tenho receio que possa acontecer o memos com esta.”

Quando li isto na revista, devo por piiiiiiiiiiii ou posso fazer publicidade? …não é que ganhe alguma coisa com isso mas, Telenovelas na secção dedicada a Gays e Lésbicas, enquanto esperava pela “berbequim” da minha Dentista, lógico que me despertou logo atenção e as orelhinhas ficaram em pontas…As ORELHAS, claro.

Mas será possível que em pleno século 21, nós…mulheres moderníssimas e independentes ainda nos sujeitamos a agressões e ainda por cima de outras mulheres. Andamos nós durante anos a fugir do machismos e a querer demonstrar que somos tão capazes quanto eles de virmos a ser Primeiras-Ministras e que não somos meros objectos sexuais, para agora sujeitarmos a namoradas ciumentas e psicopatas.

Infelizmente, este facto acontece. Quando não são agressões físicas são psicológicas. E o que fazer, numa situação destas?...Fugir de casa…Partir para a ignorância e dar uns tabefes também...ou ligar SOS Mulher…pois minhas amigas se não conseguem resolver este assunto em bons modos, conversando então o melhor é agarrar na “Malinha de Cartão” e dar o fora enquanto a coisa não fica mais PRETA ainda.

Momentos Adagio com morangos e uma pitada de Jindungo… é a Lesboa!!!!


Mais uma Lesboa que passou, com paletes de sensualidade e mulheres para todos os gostos.

Isto cada vez está melhor, a comunidade lésbica está a crescer quem nem cogumelos. Elas são giras, elas são diferentes, elas são inteligentes, elas são independentes…enfim são fantásticas simplesmente.

O espaço era muito agradável. O acesso ao bar e as casas de banho melhorou muito relativamente à primeira edição, e a música não esteve mal, mas é de assinalar que a maioria das pessoas (que eram mulheres, logicamente) não são amantes do pum-pum-pum (Batida), apreciam muito mais o tipo de Pop Remix. Mas sem dúvida que está a dar-se uma gradual melhoria de qualidade da Lesboa Party.

A única critica mesmo que eu tenho a apontar foi o caminho, pois estive perdida quase meia hora…nem quero imaginar o que perdi nessa meia horita. Podia ter encontrado a mulher da minha vida…lololo.

Pena é, ser só este grupo a organizar este tipo de festa, o que implica que só aconteça de tempos em tempos.

Bem, até lá temos de esperar e gozar uns Momentos Adagio Morango e Jindungo para tornar, por uns curtos momentos, a vida mais picante.

Ah! E para a próxima, convidem umas bailarinas para darem um espectáculo de dança com muita sensualidade à mistura, quem sabe duas mulheres vestidas de calças e camisas pretas bem justas a dançarem flamenco, é só uma ideia.

Friday, December 1, 2006

Link @... Blog "Sexualidade Feminina"

Este blog surgiu na continuidade do trabalho de pesquisa ‘upclose and personal’ que a jornalista Isabel Freire vem realizando desde há algum tempo. Esse trabalho/estudo debruça-se sobre a sexualidade feminina no sentido mais alargado possível do âmbito, e terá como momento final a publicação de um livro. O blog disponibiliza um Questionário que é o ponto de partida para todas as mulheres que queiram participar no estudo da Isabel – dessa forma, além de estarem a ajuda-la, estarão a contribuir com testemunhos muito exclusivos e preciosos – e sempre anónimos.

A Isabel também aceita que participem no seu blog todas as bloggers que desejem manifestar alguma opinião ou notícia. Foi nesses termos que eu fui há algum tempo convidada e fazer um post, que versou o tema do ‘Gender Banditism’, a que voltarei eventualmente neste blog.

O blog “Sexualidade Feminina” foi um importante e revolucionário link nos meus favoritos diários, e acredito que haja poucos na blogosfera portuguesa que, no âmbito da sexualidade e temas femininos, faça tão dedicado e exemplar serviço público.